Como a tecnologia mobile afeta o “antigo” Rádio


Com o crescimento do uso de dispositivos móveis na comunicação diária da sociedade, os aplicativos ganham cada vez mais destaque no mercado. Pensando nisso, a ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e as associações estaduais criaram o Projeto Mobilize-se, que oferece de forma gratuita às emissoras de rádio a possiblidade de entrar no universo móvel.  Segundo o site ADNews, atualmente cerca de 30% das rádios possuem aplicativo próprio. Com o projeto, a Abert pretende dobrar o número de emissoras brasileiras com aplicativos para smartphones. Lançado na primeira semana de março, o projeto já conta com 305 emissoras cadastradas até agora, totalizando 1.700 com aplicativos disponíveis.  O foco do projeto é nas emissoras de pequeno e médio porte, que poderão se cadastrar no site da iniciativa e passarão a fazer parte da lista do aplicativo Abert, o integrador de rádios. O diferencial deste integrador é que, além de disponibilizar aos ouvintes o áudio de todas as rádios do Brasil e fornecer um link para download do aplicativo exclusivo - caso a emissora já possua - permitirá que os ouvintes interajam por meio de SMS ou redes sociais.  Além de elevar a audiência das rádios, haverá espaço destinado à publicidade, o que poderá ajudar também no aumento de faturamento das emissoras. O projeto de inclusão pode ser visto como um novo caminho para a sobrevivência de um dos mais antigos meios de comunicação e como uma forma de manter-se atualizado e apostar nas novas formas de interatividade.

Com o crescimento do uso de dispositivos móveis na comunicação diária da sociedade, os aplicativos ganham cada vez mais destaque no mercado. Pensando nisso, a ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e as associações estaduais criaram o Projeto Mobilize-se, que oferece de forma gratuita às emissoras de rádio a possibilidade de entrar no universo móvel.

Segundo o site ADNews, atualmente cerca de 30% das rádios possuem aplicativo próprio. Com o projeto, a ABERT pretende dobrar o número de emissoras brasileiras com aplicativos para smartphones. Lançado na primeira semana de março, o projeto já conta com 305 emissoras cadastradas até agora, totalizando 1.700 com aplicativos disponíveis.

O foco do projeto é nas emissoras de pequeno e médio porte, que poderão se cadastrar no site da iniciativa e passarão a fazer parte da lista do aplicativo Abert, o integrador de rádios. O diferencial deste integrador é que, além de disponibilizar aos ouvintes o áudio de todas as rádios do Brasil e fornecer um link para download do aplicativo exclusivo – caso a emissora já possua – permite que os ouvintes interajam por meio de SMS ou redes sociais.

Além de elevar a audiência das rádios, haverá espaço destinado à publicidade, o que poderá ajudar também no aumento de faturamento das emissoras.

O projeto de inclusão pode ser visto como um novo caminho para a sobrevivência de um dos mais antigos meios de comunicação e como uma forma de manter-se atualizado e apostar nas novas formas de interatividade.

Por Larissa Nalin, Pesquisadora de Mídia

PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

2 Responses to Como a tecnologia mobile afeta o “antigo” Rádio

  1. Daniel Magalhães says:

    O único problema que não corrigiram é a dependência do 3G/4G…ainda fica com um certo delay e trava bastante!
    Mas acredito que um dia vou conseguir ouvir tudo que quiser sem precisar sintonizar uma estação! 😉

    Gostar

  2. Pingback: Cómo la tecnología móvil afecta a la “antigua” radio | PR Newswire Latin América

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s