5 Apps que Todo Jornalista deveria Baixar Agora


Quando mais de 50% do seu público, diz acessar notícias pelo celular, é hora de ouvi-lo. Especialmente, quando quase ¼ deles dizem que recebem notícias através de um celular ou tablet. No entanto, a Pew Research Center’s 2014 State of the Media informou, nem todos os jornalistas e redações têm abraçado a importância e os benefícios dos dispositivos móveis.

5 Apps que Todo Jornalista deveria Baixar Agora

“As pessoas criaram sua própria receita para o jornalismo e funciona dessa forma”, disse Ren LaForme do Poynter (@itsren) na NewsU webinar Tools for Mobile Journalism 2015 da semana passada. “Por que mudar uma coisa boa?”. Ao longo de uma hora, LaForme construiu um argumento poderoso para captação de notícias e reportagens mobile.

Além do fato de que o público já está lá, LaForme e o anfitrião Lauren Klinger (@laurenklinger) listaram as três principais razões para a adotar o mobile como ferramenta para o jornalismo:

  • Os telefones e tablets colocam “um supercomputador, com câmera de vídeo HD/muitos e acesso a internet no seu bolso”.
  • Agora existem aplicativos mais intuitivos que torna mais fácil para os jornalistas para fazer coisas como edição e publicação de vídeo sem muitas habilidades técnicas.
  • Os postos de trabalho em jornalismo digital estão em ascensão, entender sobre mobile é um requisito de muitos deles .

O problema é que existem centenas de milhares de aplicativos. Pode ser demorado encontra-los, e tempo é um luxo que a maioria dos jornalistas não tem.

Felizmente, LaForme fez o trabalho braçal por nós – reunindo uma lista abrangente de ferramentas mobile para recebimento, comunicação, multimídia, publicação e segurança. Em seu webinar, ele passou por cada um, cobrindo o que ele faz, como e por que usá-los, o custo, e os dispositivos disponíveis. O fato de que ele conseguiu encaixar tudo em pouco mais de uma hora foi uma façanha. Abaixo você encontrará nossos 5 apps favoritos. Se você perdeu o webinar do Poynter, mas gostaria de ouvir a lista completa de recomendações, escute a gravação.

#1. COGI – Is better than notes.

Quantas vezes você já perdeu uma citação incrível, porque você não estava gravando a conversa? Ou o que dizer as vezes que você gravou duas horas de entrevista para conseguir somente um minuto de citações com isso?

1-COGI-Apps-Every-Journalist-Should-Download-Right-Now

Felizmente, as coisas estão prestes a ficar muito mais fácil graças ao Cogi. Como num passe de mágica (não na verdade, apenas tecnologia), o app Cogi pode voltar alguns minutos no tempo e gravar aquele áudio você “perdeu”.

Se você estiver indo em algum lugar onde precisa de frase de efeito, abra o Cogi app e inicie uma nova sessão. Quando algo digno de nota é dito, é só gravar. Em seguida, o aplicativo volta e salvar essa parte da sessão. Embora o app seja grátis na versão básica, outros recursos, como transcrição de notas, estão disponíveis tem um custo.

#2. CO Everywhere  – follow trending areas anywhere in the world

Se você usar a mídia social para captação de notícias, o CO Everywhere é uma ferramenta útil em qualquer lugar. O aplicativo gratuito mostrar elementos multimedia, tweets, eventos e outras atualizações que estão acontecem em uma área particular por geolocalização.

5 Apps que Todo Jornalista deveria Baixar Agora

Defina um limite em torno de uma determinada área e, em seguida monitore possíveis dicas de história. LaForme usou o exemplo circulando um edifício do governo para ver o que está sendo escrito nas redes sociais perto do local. Também é útil para verificar se as pessoas que estão twittando algo na cena estão realmente lá. “É difícil de enganar a geolocalização”, diz LaForme.

#3. Ad Hawk – Home in Political Ads with Sunlight’s Ad Hawk

Criado pela Fundação Sunlight, o Ad Hawk é a versão de propaganda política do Shazam. Uma vez que seu telefone ouve um anúncio, o aplicativo analisa o áudio e identifica quem está por trás disso.

 

É fácil ser sobrecarregado com a publicidade durante a época de eleições. O Ad Hawk dá um valioso antecedente sobre os candidatos, do super comitê de ação política, e outros temas que estão sendo abordados na veiculação de anúncios em TV e rádio.

#4. WeVideo – Create videos anywhere

O webinar do Poynter cobriu muitos aplicativos que irão transformar seu smartphone em um broadcast pronto para câmera de vídeo e edição de estúdio.

Alguns dos destaques incluíram o Videolicious, Cyclone e Hyperlapse. No entanto, o meu favorito foi o WeVideo devido à sua disponibilidade em Android, iOS e desktop.

O WeVideo torna fácil a editação, colaboração e compartilhamento dos seus vídeos em qualquer dispositivo. Se você quer fazer tudo no seu smartphone ou  no seu desktop, o app te dá flexibilidade. Ele também fornece aos usuários a publicação em um clique, distribuindo simultaneamente o vídeo por múltiplas plataformas web e sociais. Quer aumentar seu engajamento com o público? O WeVideo também permite que os usuários carreguem conteúdos de marcas e ofereça-os aos seus fãs para “remixa-los”.

Embora uma versão básica esteja disponível gratuitamente, o WeVideo oferece níveis para uso pessoal e empresarial.

#5. AudioBoom

Mídia social é baseada em um formato visualmente amigável, mas o que você pode fazer se você tem de áudio e quer compartilha-lo?

5 Apps que Todo Jornalista deveria Baixar Agora

 

Carregue ou crie uma gravação em AudioBoom, em seguida, adicione uma imagem e descrição e o app transforma em uma item para compartilhamento social. Compartilhe no Twitter e no Facebook ou o adicione em seu site.

A versão gratuita do AudioBoom te dá até 10 minutos de tempo de gravação por clip, na versão Plus, é possível gravar 60 minutos por item, tendo também outros benefícios de podcasting.

Conclusão. Desde a captação de notícias até a publicação para engajamento do público, as o webnar de ferramentas mobile do Poynter mostrou um novo nível de produtividade para os jornalistas. No entanto, LaForme alertou aos jornalistas usam esses aplicativos com cautela.

As ferramentas para jornalismo mobile são como cinto de utilidades do Batman, disse ele. Apesar das Batarangs e as armas de luta serem impressionantes, Bruce Wayne ainda é será o Batman se não tiver tudo isso… O mesmo vale para os jornalistas. Independentemente das ferramentas que você decida usar, você ainda deve investir em tempo e fazer o seu trabalho. Você, suas habilidades e os seus conhecimentos fazem de você um jornalista. Aplicativos mobiles só irão acrescentar nisso.

Este texto foi traduzido do post escrito por Amanda Hicken no Blog Beyond Bylines, no dia 29 de janeiro de 2015.

Amanda Hicken é Gerente de Relacionamento com a Mídia da PRNJ da PR Newswir.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

One Response to 5 Apps que Todo Jornalista deveria Baixar Agora

  1. Pingback: Os 10 Posts Mais Visualizados em Janeiro [REVIEW] | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s