Comunicação Corporativa e o Relacionamento com Jornalistas


Importante para Relações Públicas: Cinco passos para criar um relacionamento duradouro e eficiente com os jornalistas e garantir a cobertura da mídia.

A Comunicação Corporativa evoluiu muito nos últimos anos. Parte desse desenvolvimento surgiu com as novas plataformas online, que garantiram o contato direto entre empresas e jornalistas. Um exemplo disso é o Twitter, onde qualquer profissional de comunicação consegue encontrar um importante jornalista manter uma conversa direta sem intermediários. Mas conseguir a atenção dos jornalistas é apenas o primeiro passo. Manter um relacionamento de longo prazo faz toda a diferença e garante a cobertura da mídia sobre a sua empresa nos noticiários. Se você é um profissional de Comunicação Corporativa e/ou Relações Públicas, confira abaixo dicas precisas para manter um relacionamento os profissionais da mídia.

#1. Evite (ou melhor, NUNCA!) envie algo desinteressante. Se você estiver construindo um relacionamento com um jornalista, evite enviar informações desinteressantes para ele. Se fossemos comparar com um relacionamento amoroso, esse seria um pedido de divórcio. Não é por que um jornalista cobre tecnologia que ele irá se interessar pelo novo aplicativo mobile financeiro do seu cliente ou da sua empresa. Talvez um profissional responsável pela editoria de finanças pessoais tenha mais pontos em comum com essa informação e seja contato mais indicado. Fique atento e só envie uma informação a um jornalista depois de garantir que ela será realmente útil para o seu contato.

Por isso a equipe de Relacionamento com a Mídia da PR Newswire trabalha para garantir que os jornalistas recebam as informações mais relevantes e interessantes sobre nossos clientes. De acordo com o perfil de cada jornalista.

#2. Leia, leia e leia (SEMPRE!). Essa poderia ser a primeira dica, mas a ordem das dicas não altera o objetivo. Antes de passar a mão no telefone e sair digitando o telefone do seu amigo jornalista, ou de enviar o seu press release no corpo do email, leia as últimas publicações do seu contato. Isso dará a você a ideia do que o jornalista tem se interessado e trabalhado. Isso garante que o seu press release esta sendo enviado para a pessoa certa na hora certa, e garante que você não cometa a “gafe” da dica 1. A leitura com certeza te ajudará a encontrar o profissional certo que garantirá a cobertura do seu press release.

#3. Interaja de forma inteligente e pessoal. O contato pessoal é importante. Mas isso não quer dizer que você tenha que perder a noção ou se tornar uma persona non grata. Tweet, retweet, marque como favorito, compartilhe e adicione. Construa confiança e mantenha uma conversa. Para não se tornar um profissional incômodo, 2-3 interações por semana com um jornalista são suficientes. Marque o seu jornalista em um tweet que faça referencia a alguma publicação dele. Se o relacionamento estiver um passo adiante, e ele for um seguidor seu, mande mensagens diretas.

#4. Encontre jornalistas pessoalmente, quando possível.  Geralmente jornalistas costumam participar de conferencias e eventos relacionados com a editoria em que trabalham. Se você já tem alguma proximidade (virtual ou não), vale a pena promover encontros de vez em quando. Lembre-se, o contato pessoal é importante. Isso mostrará a ele que vocês fazem parte do mesmo grupo e tem os mesmos interesses.

#5. Não generalize! cada um é cada um, mas as vezes pode ser dois… Todo jornalista é diferente. Não saia aplicando essas dicas com tanto rigor. Saia da caixa e tenha tato. É importante que a sua abordagem seja personalizada de acordo com o seu contato. Isso a tornará original e conquistará a atenção e manterá um relacionamento de longo prazo com os jornalistas.

O relacionamento entre profissionais de comunicação corporativa e jornalistas deve ser visto, de ambos os lados, como colaborativo. Os Relações Públicas precisam dos Jornalistas para conseguir visibilidade na mídia, e em contra partida, os Jornalistas precisam dos profissionais de Relações Públicas para conseguir sempre as notícias mais exclusivas e garantir a qualidade das suas publicações. Se você quiser saber mais sobre como ganhar a atenção e construir relações duradouras com a mídia e com jornalistas, entre em contato com a PR Newswire.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

2 Responses to Comunicação Corporativa e o Relacionamento com Jornalistas

  1. Pingback: O que é Clipping? Monitorar Notícias é Importante? | Blog PR Newswire

  2. Pingback: Os 10 Posts Mais Visualizados em Janeiro [REVIEW] | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s