Dicas de um Jornalista para Profissionais de Relações Públicas


Amanda Laird da CNW Group (PR Newswire) recentemente teve a oportunidade de entrevistar James Bradshaw, repórter do Globe and Mail (Canadá) para o Blog Beyond the Wire.

Dicas de um Jornalista para Profissionais de Relações Públicas

A entrevista completa traz a visão de dentro de relatórios sobre a indústria de mídia, um dia na vida de um “viciado em notícias” e algumas dicas importantes para os profissionais de relações públicas que procuram ganhar a cobertura da mídia em 2015.

Para aqueles são menos “viciados em notícias” e mais em fatos, nós resumimos algumas das principais lições de Bradshaw:

  • Jornalistas são a opção quando se quer checar um fato – seja como eles: Pode parecer básico, quantas vezes você já foi procurado para fornecer dados ou as fontes de citação para fatos e números? Além de verificar o seu próprio trabalho, um jornalista responsável questiona tudo, desde as motivações de uma fonte como a metodologia de um estudo. Esta dica pode salvar todos nós de uma grande dor de cabeça ou uma gafe pública: Você participar de um evento da indústria e um palestrante conhecido cita uma estatística surpreendente, e quando você volta para o escritório passa a usá-la em tudo, desde cópia de  e-mail até apresentações em PowerPoint… Seja cuidado, você ficaria surpreso como, muitas vezes, até mesmo a estatística mais atraente fica perdida ou é alterada em um jogo de “telefone sem fio”.
  • Trabalhe em multicanais… a menos que seja urgente: Bradshaw reconhece que ele emprega táticas diferentes para engajar fontes de histórias, incluindo e-mail, telefone e face a face, mas diz que para as “notícias de última hora” e trazer o caso para a sua matéria, o telefone é o segredo.
  • Nem todas as abordagens são iguais: o press release é o resumo que transmite a história de forma mais ampla e os seus principais pontos. Mas quando você está divulgando-o aos jornalistas um a um, certifique-se de sair da abordagem padrão, recorra a ele e ao seu público…  Isso aumentará suas chances de agarrar a atenção de um jornalista, e os fará querer ler mais.
  • Só porque você diz NÃO PUBLICAR … não significa que ela não será publicada: Bradshaw enfatiza que a programação de uma notícia exige um acordo de ambas as partes… Ou seja, você não pode bombardear uma lista de imprensa e esperar que a sua notícia não seja publicada. Caso tenha uma notícia que deve ser programada, converse com os repórteres que você tem relacionamento para discutir os termos da não publicação até a determinada data e seu acordo antes de expor a sua história.

Conclusão: Na nossa indústria, é fácil ser arrastado pelo ritmo acelerado que a notícia se desenrola… Mas agir rápido demais pode ter consequências indesejadas, como um erro factual entrando nas “últimas notícias” cedo demais. Aproveite o tempo para corrigir e verificar as notícias mais uma vez antes de clicar em “enviar”.

Este texto foi traduzido do post escrito por Caitlin Carragee no Blog Beyond PR, no dia 07 de janeiro de 2014.

Caitlin Carragee é Gerente de Soluções de Marketing, Distribuição, Multimídia & Relatórios da PR Newswire.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

2 Responses to Dicas de um Jornalista para Profissionais de Relações Públicas

  1. Sensacional! Achei esse artigo também super interessante com dicas de marketing retiradas dos filmes do Bruce Lee! http://goo.gl/p71a3D

    Gostar

  2. Pingback: Os 10 Posts Mais Visualizados em Janeiro [REVIEW] | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s