Não é Não! Dicas de Jornalistas para os Relações Públicas


O tumultuado panorama da mídia atual transformou o modo como os jornalistas e relações públicas fazem seus trabalhos. Novos canais, como as mídias sociais, estão mudando o jogo, mas a estratégia mais eficaz para abraçar e integrar as novas tecnologias ainda é muito mal compreendida. Para ajudar os relações públicas a entender como usar as novas ferramentas de comunicação a seu favor os principais jornalistas do Canadá, recentemente, deram seus melhores conselhos para aumentar as publicações de sucesso na mídia.

Não é Não! Dicas de Jornalistas para os Relações Públicas

#1. NÃO ASSUMA A MÍDIA SOCIAL COMO PADRÃO. As mídias sociais dão aos relações públicas uma grande vantagem para conectar-se com jornalistas por meio de seus interesses pessoais de uma forma que não era possível em tempos atrás. Se um jornalista reconhece o seu nome entre as centenas de e-mails em sua caixa de entrada, é provável ele publicará o seu discurso. Como Steve Ladurantaye, Head of Government and News no Twitter do Canadá coloca:

“Quando mais conectados estivermos e tivermos mais caminhos para encontrar pessoas, mais importante se tornará a relação pessoal”.

#2. NÃO TELEFONE PARA OS JORNALISTAS. Os jornalistas entrevistados, por unanimidade, concordam que telefonemas é um incômodo desnecessário. Empregando uma plataforma de segmentação de mídia, ajuda ter uma visão sobre as preferências de um determinado jornalista.

#3. NÃO DESPREZE SEU PRESS RELEASE.Jornalistas usam mais de uma fonte de informação para notícias e os press releases são um método testado e comprovado. De acordo com Jeremy Nolais, repórter do Metro Calgary, os comunicados de imprensa são uma maneira rápida e eficiente para os jornalistas fazerem pesquisas em movimento. Os lançamentos mais eficazes chegam ao ponto rapidamente, o que nos leva ao próximo passo…

#4. NÃO ABRA ESPAÇO PARA INTERPRETAÇÃO. Cabe aos relações públicas decidir se a história tem nicho ou apelo mais amplo. Diga ao jornalista que o benefício dessa história é para os seus leitores e deixe claro quem é o público-alvo.

#5. NÃO SEJA DESONESTO. Chamar a atenção de um repórter é um desafio, mas a adição de “RE:” em um contexto para sugerir que você já entrou em contato é enganação. Obtenha a atenção deles com um título intrigante sobre o seu conteúdo, inclua dados ou uma declaração provocativa.

#6. NÃO COLOQUE MAIS QUE UMA FONTE PARA CONTATO. Steve Faguy, editor do The Gazette, diz que incluir muitos nomes é inútil. Um único ponto de contato facilita para um jornalista solicitar mais informações quando está com prazos apertados.

#7. NÃO SE ESQUEÇA DE INCLUIR IMAGENS. Fotos de notícias de qualidade e b-roll, juntamente com legendas claras e precisas fornecem o contexto visual que ajudam os jornalistas a contar sua história melhor, independentemente se as imagens são publicadas com sua peça.

#8. NÃO DEIXE DE PERSONALIZAR. Press release é uma ótima maneira de ganhar ampla visibilidade para a sua história através de uma variedade de públicos, de jornalistas e blogueiros, influenciadores sociais e consumidores. Para maximizar a sua exposição, é preciso estar preparado para fazer uma divulgação direta com os jornalistas e ter vários “ganchos” exclusivos como uma oferta para se aprofundarem na história e proporcionar a eles um ângulo único para a cobertura.

Para mais dicas sobre como melhorar seu Relacionamento com a Mídia, baixe o novo white paper: Redefinição de “Noticiabilidade” – Novas Oportunidades para Ganhar Mídia e Atenção para a sua Marca

Texto traduzido do post escrito por Shannon Ramlochan no Blog Beyond PR, no dia 09 de dezembro de 2014.

Shannon Ramlochan é Coordenadora de Marketing de Conteúdo da PR Newswire

Traduzido e adaptado por Caroline Malgueiro, Pesquisadora de Mídia
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

One Response to Não é Não! Dicas de Jornalistas para os Relações Públicas

  1. Pingback: Comunicação Corporativa e o Relacionamento com Jornalistas | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s