Content Marketing – Promoção e Distribuição não são Opção


Uma nova pesquisa realizada pela PR Newswire e pelo Content Marketing Institute (CMI), revela algumas áreas claras de distinção entre os profissionais de marketing de conteúdo mais eficientes e menos eficientes.

Content Marketing - Promoção e Distribuição não são Opção

De acordo com Robert Rose, Chefe de Estratégia para Conteúdo da CMI, mesmo que os resultados mostrem que aqueles profissionais na extremidade inferior em eficiência estejam promovendo vários tipos de conteúdo, os especialistas em content marketing que geram mais resultados gastam mais tempo para construir o seu público, enquanto os menos direcionam seu esforço para usar o conteúdo como forma de impulsionar as vendas e as receitas.

O principal debate parte destas conclusões, como discutido no webinar, “Communications Trends for 2015: Creative Approaches to Content Promotion”, se concentrar menos no aspecto de venda direta de marketing e investir mais na criação de conteúdo de qualidade que constrói uma audiência por meio de uma diversificada e estratégia de canais integrado, incluindo a promoção paga.

Os resultados completos dos achados, discutidas a seguir, estão disponíveis no white paper: “Promoting Your Content Marketing: Time to Orchestrate the Concert of Paid Media”.

POR QUE USAR A PROMOÇÃO PAGA SE EXISTEM OPÇÕES GRATUITAS?

Rose abordou o equívoco comum de que a promoção de conteúdo em mídias sociais é gratuita. Mesmo que não haja nenhum custo para criar uma página na mídia social, as plataformas de mídia social como Facebook, LinkedIn e Twitter são efetivamente editoras, e você tem que pagar para atingir seu público. Mensagens que não são patrocinadas ou promovidas na melhor das hipóteses atingirá o público que já é fã da sua página – isso só acontecerá se a pessoa visite ativamente sua página e no máximo aparecerá em seu feed de notícias.

“Não se trata apenas de promoção em meios orgânicos, temos também de colocar algum investimento em torno do conteúdo que estamos criando”, disse Rose.

Se você gastou tempo e fez um investimento inicial para criar o conteúdo e o design correto, com o objetivo de entregar valor real para os leitores, por que você não faz os investimentos adicionais necessários para garantir que a sua mensagem será descoberta por públicos relevantes onde quer que eles estejam buscando e consumindo informação?

QUE TIPO DE CONTEÚDO OS PROFISSIONAIS DE MARKETING ESTÃO PROMOVENDO?

Conteúdo próprio como white papers e posts estão entre os tipos de conteúdo mais eficazes e melhor classificados que os profissionais de marketing usam métodos pagos para promoção. Esse tipo de conteúdo não é publieditorial, sempre disponível e constrói um público fiel, engajando a audiência.

Decidir qual conteúdo priorizar requer experimentação, mas as melhores áreas para se começar, no processo e estratégia, são aquelas que você mais precisa impulsionar crescimento, como awareness ou cross-sell/up-sell. A boa notícia é que os profissionais de marketing já estão familiarizados com a experimentação – o teste A / B em plataformas segue um modelo clássico de mercado.

QUE TIPO DE CONTEÚDO OS PROFISSIONAIS DE MARKETING ESTÃO PROMOVENDO?

QUAIS SÃO OS MELHORES CANAIS DE PROMOÇÃO DE CONTEÚDO?

Rose aconselha os profissionais a utilizar táticas e canais tradicionais (pense: Press Release) em formas não convencionais de rentabilizar e conseguir audiência. Os resultados da pesquisa mostram que 78% dos profissionais de marketing de conteúdo mais eficientes usam serviços de press release como parte de sua estratégia de promoção do conteúdo. Rose argumentou que a falta de imaginação no uso dos comunicados de imprensa podem resultar em serem vistos como “ineficientes para o marketing de conteúdo”. Ele sugere que escrever histórias que você quer que os meios de comunicação para cubram e utilizar a distribuição wire para amplificá-las e criar mais valor, desde uma perspectiva de marketing de conteúdo.

QUAIS SÃO OS MELHORES CANAIS DE PROMOÇÃO DE CONTEÚDO?

QUAIS SÃO ALGUNS RESULTADOS DE UMA PROMOÇÃO DE CONTENT MARKETING EFICAZ?

Don Montuori, Vice-Presidente de Publicações da MarketResearch.com, usa comunicados de imprensa (press release) para promover o conteúdo próprio da empresa e estar à frente da vanguarda de pensamento, com objetivo de ter uma exposição cada vez maior, credibilidade, brand awareness, tráfego na web e receita. Parte da estratégia por trás da promoção de pesquisas de mercado via press release é chamar a atenção dos jornalistas.

Jornalistas gostam de dados e de informações que pode se conectar em sua história – eles gostam de tendências e citações”, diz Montuori. “É uma forma de obter conteúdo original”.

A Distribuição de Releases aumenta a probabilidade de que um jornalista encontre dados produzidos pela sua marca. Não é só uma forma de chamar a atenção de grandes editores, como o New York Times; as habilidades de segmentação da distribuição wire também permitem que você espalhe sua mensagem para publicações segmentadas e de nicho, blogueiros que influenciam a indústria e novos públicos que você quer atingir. Obter exposição na mídia vai aumentar sua credibilidade, porque o jornalista usou sua pesquisa.

Montuori compartilha que incorporar os press releases na estratégia de promoção de conteúdos da MarketResearch.com resultou em um número maior de entrevistas e citação na imprensa, e impactou positivamente o tráfego para o site da empresa. Além disso, os comunicados de imprensa serviram como uma nova ferramenta para as equipes de vendas compartilharem com clientes e prospects.

Resumindo: Os investimentos dos profissionais de marketing devem se concentrar mais na construção de audiência com content marketing e menos na promoção de produtos, assim serão capazes de conduzir as novas audiências através do processo de compra, já que confiam e acreditam na experiência da marca.

Texto traduzido do post escrito por Shannon Ramlochan no Blog Beyond PR, no dia 11 de dezembro de 2014.

Shannon Ramlochan é Coordenadora de Marketing de Conteúdo da PR Newswire

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s