Exemplos do Novo Marketing e do Storytelling Multimídia


“O marketing no mundo pós-texto e como o Storytelling Multimídia está transformando a publicidade”, essa é a grande discussão proposta pela Contently que traremos abordo nesse post.

Exemplos do Novo Marketing e do Storytelling Multimídia

Antes de irmos direto ao ponto, e mostrarmos os exemplos do novo marketing publicados no e-book da Contently (afinal é por isso que você está lendo esse texto) vamos voltar um pouco no tempo para que a nossa conversa faça sentido.

Quando a Geração Y de hoje usava fraudas, o storytelling já era praticado por muitas mães e avôs. Os baixinhos nascidos nos anos entre os anos 80 e 90, tiveram como parte da infância escutar histórias. Sem saberem ler, e geralmente na hora de dormir, muitas crianças curtiam o momento em que suas mães pegavam aqueles grandes livros infantis super coloridos e desempenhavam o papel de narradoras, com mais habilidade do que muitos locutores de comerciais de hoje. Um verdadeiro show de nossas storytellers particulares.

Nossos avôs não ficavam atrás. As visitas de final de semana, além de histórias que preenchiam o vazio do sábado à tarde, cantarolavam cantigas de ninar para que nós entrássemos no sono depois de almoçar. Muitas vezes essas canções saiam no improviso. Inventadas, de autoria própria. Sonoridade genuína e letras criativas.

 

Desde pequenos fomos educados com histórias. Muitas delas para nos ensinar e direcionar nossas ações. Entre Bicho Papão, Homem do Saco, Fada do Dente e Papai Noel quanto não aprendemos e direcionamos nosso comportamento? Storytelling também faz parte do senso comum. Também é pauta de pais, mães e avôs, e não só para profissionais de marketing e comunicação.

Hoje os Millennials cresceram. Tem acesso a qualquer tipo de informação em tempo real. Veem seriados por streaming, se comunicam com amigos do outro lado do mundo e assumiram grandes posições no mercado de trabalho. Tornaram-se consumidores com poder aquisitivo maior do que de seus pais. E apesar de hoje terem barbas, ainda gostam de histórias contadas de modo verdadeiro, afinal isso fez parte da sua criação e de seu desenvolvimento.

Storytelling Multimídia, o Substituto do Anúncio de 30 Segundos

Como parte da evolução tecnológica e social desse público, cerca de 1/3 dos millennials já não assistem televisão. Esse fato causa pânico entre marcas anunciantes em qualquer parte do mundo. E para que publicitários, marqueteiros e profissionais de relações públicas não sofram mais com essa tendência social, e poupem suas cabeças dos cabelos brancos, é preciso que elas sejam preenchidas com novas ideias.

O Stotytelling Multimídia já está sendo adotado por varias empresas. E as oportunidades e investimento publicitário em mídias on-line vêm crescendo. Algumas marcas já estão começando a acertar o timing e a produzir grandes histórias criativas que não passam despercebidas pelo público. Como destacado por Joe Lazauskas, Editor Chefe da Contently. Estamos dando “tchau” para a era dos blogs amadores entre as marcas. Hoje podemos dizer que as marcas estão contando histórias melhores, em menos tempo e com mais força.

Como o Storytelling Multimídia está Transformando a Publicidade

O ebook da Contently traz uma amostra de grandes marcas storytellers que criam enredos em diferentes tipos de mídia. E dicas para aquelas que estão perdendo tempo, e ainda não usam as novas mídias para concorrer e se conectar com o público.

Abaixo os exemplos apontados no material, com as marcas mais criativas e inovadoras que estão mudando o rumo da comunicação. Se você é um profissional de comunicação, pegue papel e caneta ou baixe o ebook Marketing no mundo Pós-Texto .

#1. Converse – Storytelling com Hip-Hop da Cidade de Nova York:

Exemplos do Novo Marketing e do Storytelling Multimídia

O Storytelling totalmente interativo produzido entre a marca de calçados Converse e a equipe da branded content Complex. O site é composto por Gifs, fotografias e músicas em uma narrativa sobre as banda Phony PPL e o grupo de rap Ratking. O que é mais impressionante é que a marca consegue ambientar o cenário com as imagens, texto e trilha sonora, além de inserir seus produtos dentro nesse contexto dentro do site. Clique na imagem para conferir e testar a interação do site.

#2. Chipotle – Storytelling e Sátira com as Práticas da Indústria Alimentícia:

Algumas marcas levam a brincadeira a sério. A marca Chipotle investiu um milhão de dólares em uma série para expor práticas grotescas dentro da sua indústria. E passa a mensagem da sua marca de forma natural e sem ser invasiva. Chamada de “Farmed and Dangerous”, a série de quatro episódios, de 20 minutos cada, e conta com a participação de atores profissionais da TV, como Ray Wise. Não é a primeira vez que a Chipotle consegue bons resultados com seu Storytelling. Lembra da campanha “The Scarecrow” que ganhou o Grand Prix em Cannes? Mesmo com todo esse investimento, a série completa custou 4x menos do que um anúncio de 30 segundos no Super Bowl.

#3. Ledbury – O Lookbooks fora dos Padrões de Moda e Alta Costura

Exemplos do Novo Marketing e do Storytelling Multimídia

A marca de roupas Leadbury vai além do tradicional e usual. O lookbook “Color Four Ways”, disponível no site da marca é usado para contar a história de quatro pintores. Além de promover os produtos da marca com imagens a marca conseguiu contar uma narrativa com cenas do pintores trabalhando. Por que a marca decidiu fazer isso? “Nós sempre acreditamos que as pessoas vão se sentir mais conectadas com a Ledbury se compartilharmos ideias e contar histórias sobre coisas e pessoas que realmente nos interessam”, diz Gerente de Mídia Social da marca. Clique na imagem e confira a história desses pintores no lookbook Color Four Ways.

Gostou desse artigo? Compartilhe com a gente um pouco os seus conhecimentos sobre a Geração Y, Storytelling e as novidades do marketing e de comunicação. Siga os exemplos da Converse e trabalhe em novas ideias para o seu website. Já pensou em produzir uma série de vídeos para divulgar os produtos da sua marca? Essa é uma forte tendência para o próximo ano.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

2 Responses to Exemplos do Novo Marketing e do Storytelling Multimídia

  1. Pingback: O que é Clipping? Monitorar Notícias é Importante? | Blog PR Newswire

  2. Pingback: 7 Dicas de Storytelling para Profissionais de RP | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s