O Papel da Tecnologia nas Doações para ONG’s


Uma pesquisa realizada recente pela Cruz Vermelha Americana descobriu que, apesar de só estar em seu terceiro ano, 41% dos usuários de redes sociais conhecem o #GivingTuesday. E quase a metade (47 por cento) das que conhecem disseram que planejam participar este ano.

Desde a sua criação em 2012, o #GivingTuesday vem crescendo rapidamente a partir de um movimento popular comum no período de final de ano em resposta ao frenesi comercial do Black Friday e do Cyber Monday. No entanto, uma empresa conseguiu unir com sucesso o poder do consumismo e o marketing social com o objetivo de retribuir a população ao longo do ano.

O Papel da Tecnologia nas Doações para ONG's

Robert Grosshandler, fundador da iGive.com

iGive.com permite que o consumidor apoie uma instituição de caridade de sua escolha ao fazer compras em mais de 1.500 lojas on-line participantes, incluindo a Best Buy, Target and Toys R Us. Segundo dados da iGive.com, 5.324 cheques foram enviados para instituições desde setembro 2014. O fundador da iGive.com, Robert N. Grosshandler, conversou com a PR Newswire e discutiu como o iGive.com tornou-se um sucesso, a importância da doação no “Giving Tuesday” e as oportunidades abertas pelas tecnologia para doação.

Qual é a inspiração por trás do iGive.com?

iGive.com foi construída sobre a premissa de que doar pode ser parte da vida cotidiana. A ideia aconteceu, em 1997, quando a internet começou a florescer e depois de um dia de tentativas para levantar fundos para um grupo de teatro local. Grosshandler percebeu o potencial da internet como uma ferramenta de captação de recursos. “Quando você propõem para as pessoas mudarem um pouco seu comportamento a fim de ajudar causas que preocupam – especialmente algo que é muito local, isso se torna uma ideia poderosa”, diz ele, “Era uma ideia que não poderia funcionar, até que a tecnologia da Internet tornou possível”.

O que faz o #GivingTuesday um sucesso?

Em fim, #GivingTuesday existe por causa do “boom” da tecnologia, tornando mais fácil para as pessoas a participar. “A mídia social é o ponto para começar a conversa e reunir pessoas, com o objetivo de promover mudanças”, Grosshandler diz: “Giving Tuesday aumenta a consciência de que doar à comunidade de todos os sentidos que você puder é importante”.

Como as marcas podem alavancar o #GivingTuesday de uma forma genuína?

Mesmo que a tecnologia torne mais fácil colocar uma mensagem frente a frente com os consumidores, contribuir não é tão simples quanto enviar um tweet com a hashtag correta. “Assim como as pessoas estão inspiradas a mudar, eu acho que é importante para as marcas para colocar seu dinheiro naquilo que estão falando”, afirma Grosshandler. As marcas são parceiras do iGive.com, colocam o poder nas mãos de seus clientes para decidir onde devem “colocar seu dinheiro” e garantem que os consumidores vão se sentir confortáveis com suas escolhas.

Mas as doações de marcas para a caridade as vezes podem ser vistas como um golpe de publicidade, em vez de um verdadeiro esforço por parte das empresas com fins lucrativos doarem. É por isso que Grosshandler acredita que transparência é muito importante. As práticas de transparência do iGive.com dizem a cada membro exatamente quanto está indo para a sua causa, quando o cheque é enviado, e quando o cheque é descontado. Para os consumidores acreditarem que o esforço de uma marca é genuíno, e poderem ver o impacto que foi feito.

Como as ONG’s podem usar a tecnologia de forma eficaz para conscientizar e gerar doações?

Organizações sem fins lucrativos, muitas vezes lutam para ganhar exposição especialmente quando o mundo fica mais barulhento em torno das comemorações de final de ano. Este é o lugar onde Grosshandler acredita que as ONG’s devem usar o poder da tecnologia e individuais para o marketing “micro-social”.

A primeira coisa que uma organização sem fins lucrativos deve determinar é o que a sua história é. “Ao contrário de uma marca tentando vender mais um shampoo, uma causa não é atraente por si só”, explica Grosshandler, “A compreensão de como contar a sua história é a primeira coisa a se acertar. Em seguida, descobrir onde contar isso torna-a importante”.

Dependendo do seu público, você terá que direcionar sua história usando diferentes formas de mídia, motivo que os profissionais de comunicação de ONG’s devem aprender a trabalhar com marketing, para se comunicar com os apoiadores em uma base clara e frequente. Mesmo que seja mais difícil se destacar durante eventos sazonais, eles são um trampolim para encontrar maneiras de manter contato com os apoiadores ao longo do ano. Ter um tema apropriado, como o “iGiving Wednesday” do iGive.com, se torna perene e auto-compartilhável em uma base consistente.

Finalmente, e mais importante: Os profissionais de marketing e comunicação de empresas sem fins lucrativos não devem ter medo de pedir para as pessoas compartilharem sua causa.

Como Grosshandler diz: “Não faz mal que só em apenas alguns dias do ano você pense nisso de forma mais explícita, mas acreditamos que cada vez que você participa das compras de final de ano, você tem a oportunidade de fazer o bem, então por que não?”.

Em apoio ao Giving Tuesday, os novos usuários que se juntarem ao iGive.com até 15 de dezembro receberão um bônus de cinco dólares para doarem para uma organização de sua escolha. Siga o link para saber mais: http://www.prnewswire.com/news-releases/igivecom-offers-5-bonus-in-support-of-givingtuesday-300001315.htm

 

Texto traduzido do post escrito por Shannon Ramlochan no Blog Beyond PR, no dia 02 de dezembro de 2014.

Shannon Ramlochan é Coordenadora de Marketing de Conteúdo da PR Newswire

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s