Vine e Instagram Vídeos: Microvídeos, Grandes Resultados


Sabe aquele famoso ditado que diz que “uma imagem vale mais que mil palavras”? Isso é pura verdade. Imagens carregam uma mensagem composta de vários elementos representativos que transmitem uma história. Basta ver uma foto ou um quadro pendurado na parede para que nossa imaginação voe livre e crie uma ambientação para aquele momento congelado no tempo.

Não importa se retratam a realidade ou se são puramente abstratas, as imagens transmitem sensações e criam percepções. Essa é uma das estratégias adotadas pela publicidade e pelo jornalismo. Em grande parte das vezes, lemos uma notícia só por que sua imagem nos chamou a atenção. Alguns anúncios são tão visuais que não precisam de textos, só da linguagem visual para vender uma ideia.

Vine e Instagram Vídeos: Microvídeos, Grandes Resultados

Adaptação de imagem a partir da publicação no Ads of the World.com

Se uma imagem vale mais que mil palavras, do que vale um vídeo? Um segundo de vídeo é composto por 24 imagens. Há quem diga que um minuto de vídeo comunica o equivalente a 1,8 milhão de palavras. A capacidade que os vídeos têm para comunicar uma mensagem é impressionante. Décadas atrás os anúncios televisivos eram a melhor forma para vender um produto. Fora a abrangência geográfica desse meio, áudio e vídeo se tornaram uma composição ótima para se transmitir uma mensagem.

Com menos investimento e com um grande potencial, anos atrás as marcas perceberam o que os vídeos online tinham a oferecer. O YouTube ganhou notoriedade e a plataforma virou uma nova alternativa para se contar suas histórias em vídeos. Com isso o Visual Storytelling se popularizou e hoje, mais do que uma tendência, é uma pratica já adotada por grande parte das empresas. É comum encontrarmos vídeos de até 5 minutos produzidos por grandes marcas espalhados pela rede.

Ao contrario do que se possa imaginar, e diferente dos comerciais televisivos, produzir e publicar vídeos na internet não exige muito investimento e grande produção. Basta criatividade.

 

Microvídeos – Segundos para Compartilhar a História da sua Marca.

Seguindo a mesma lógica, baixo custo e grande visibilidade entre o público, as marcas aos poucos começaram a se inserir em plataformas mobile. Com a popularização dos gadgets e a adesão do público, é o lugar ideal para uma marca construir uma imagem e interagir com o público. Hoje basta alguns cliques para você descobrir a infinidade de apps para edição e publicação de vídeos online. O próprio Facebook entrou nessa onda e passou a aceitar a publicação de vídeos em sua plataforma.  O Twitter também não ficou atrás e hoje é possível compartilhar vídeos usando a rede social.

Se a sua empresa ainda não adotou os vídeos como forma de interação ou como estratégia para divulgação de marcas, pense nisso. Redes como Vine e Instagram são duas ótimas formas para publicar conteúdo nas suas redes sócias. Um post composto de texto e vídeo é compartilhado 1.200% a mais do que a combinação de link e texto.  Com o Vine, aplicativo e rede social de vídeos do Twitter, aceita produções de até 6 segundos e é ótima para transmitir sua mensagem de forma concisa.

Como no exemplo acima, a produção fica em segundo plano, o que vale é a criatividade.

O Instagram é outra opção para divulgação de microvídeos. Embora a rede social tenha começado e se popularizado com a publicação de fotos, hoje é possível gravar, editar e publicar pequenos vídeos de até 15 segundos.

Confira as diferenças entre o Instagram e o Vine, as duas principais redes sociais e aplicações de microvídeos, e faça a sua escolha. Embora parecidas, cada uma tem suas características próprias. Avalie, e comece a usa-las e consiga melhores resultados com a publicação desses vídeos em tamanho reduzido.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

One Response to Vine e Instagram Vídeos: Microvídeos, Grandes Resultados

  1. Pingback: Saiba como o Instagram e Netflix estão Combatendo o “Fake” | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s