Tendências e Alinhamento entre Marketing e Relações Públicas


A PR News divulgou recentemente os resultados de uma pesquisa realizada com a PR Newswire para o alinhamento do RP, marketing e publicidade. No nível mais alto, nossa pesquisa conjunta revelou um verdadeiro movimento em direção ao equilíbrio entre as três disciplinas. É importante olharmos mais profundamente os resultados e não deixa-los para depois.

Tendências e Alinhamento entre Marketing e Relações Públicas

Ainda há muito trabalho a ser feito para garantir que esses departamentos, agências e profissionais trabalhem juntos em colaboração, de varias formas e não simplesmente canibalizando os esforços individuais.

 Duas tendências se destacam como áreas de foco e crescimento para profissionais de comunicação que estão crescendo:

  • Entendimento, articulação e cumprir objetivos. Enquanto os profissionais de Relações Públicas, certamente, destacaram uma variedade maior de goals do que somente a histórica abordagem usual da “cobertura da mídia”, parece existir uma questão de prioridade destes objetivos. A maioria dos entrevistados indicou que “a cobertura de mídia online”, “visibilidade online”, “cobertura da mídia impressa” e “engajamento nas mídias sociais”  objetivos recorrentes para seus esforços, e aparentemente concorrendo uns com os outros para mensuração de resultados.
  • Os objetivos mais comuns apontados na pesquisa são um empecilho contínuo para o RP e uma barreira potencial para garantir um lugar na estratégia. A cobertura de mídia (seja impressa ou online), visibilidade e engajamento em social media são ainda estratégias, não resultados. Se os profissionais não conseguem juntar esses pontos a resultados mais concretos, como o aumento do tráfego da web, conversões, leads de vendas e os tradicionais ROIs, as métricas de marketing serão vistas como despesas e não investimentos… e as esperanças de formar uma parceria estratégica para suas marcas e clientes cairá por terra.
  • Não coloque todos os ovos na mesma cesta… não direcione seus esforços somente para um canal. Quase todos os entrevistados (91%), indicaram usar canais de mídia social para os seus programas de comunicação, o resultado não surpreende, dado que é uma abordagem de baixo custo  e impulsiona o engajamento com os públicos. No entanto, quando você olha para os canais mais diferenciados os esforços não valem a pena. 75% fazem uso dos sites das empresas, mas menos que 3/4 enviam emails para jornalistas, email marketing e press release para promover e ampliar seus esforços. Surpreendentemente, menos de 50% dos entrevistados fazem uso de um blog da empresa.Só porque um canal é novo ou popular, não significa que ele dará certo o tempo todo. A mídia social pode ser uma ferramenta poderosa, mas dadas as frequentes atualizações dos feeds de notícias e pequenos posts de seguidores são “pulados”, sua notícia pode ser apenas “fogo de palha”. Investir em canais mais permanentes é uma forma de sempre ter conteúdo, e, para isso ser constante, é preciso: começar com canais próprios, como os sociais, sites e blogs e ver o que funciona. As possibilidades são, se o seu conteúdo é um sucesso com o seu público-alvo, ele também será um sucesso com novos públicos e depois justificará o investimento para a  distribuição paga de conteúdo, promoção e ampliação de mídia existente, podendo ajudar na cobertura desejada. Teste, em seguida, invista.

Conclusão: A área de RP tem feito grandes avanços em tornar-se menos isolada trabalhando para o alinhamento com os seus parceiros de marketing. O verdadeiro trabalho, e desafio, virá em continuar fazendo no que RP faz de melhor: Ter uma história da marca e fornecer propostas consistentes para o mercado, enquanto procura resultados, provando o ROI e tendo o seu valor. O melhor ainda está por vir.

Este texto foi traduzido do post escrito por Caitlin Carragee no Blog Beyond PR, no dia 12 de novembro de 2014.

Caitlin Carragee é Gerente de Soluções de Marketing, Distribuição, Multimídia & Relatórios da PR Newswire.

 Traduzido e adaptado por  Caroline Malgueiro, Pesquisadora de Mídia
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s