Estratégia de Imagens – O próximo Passo do Visual Storytelling


Visual storytelling foi um tema quente esse ano PRSA International Conference, com uma infinidade de sessões que giram em torno do assunto. Embora houvesse um monte de grandes exemplos que foram mostrados, muitas estatísticas compartilhada e mais do que algumas dicas para a criação de conteúdo visual, a parte mais benéfica dos conselhos para profissionais de RP foi pensarem nas imagens de suas campanhas primeiro.

Estratégia de Imagens – O próximo Passo do Visual Storytelling

Quantas vezes nós, como comunicadores, lutamos para encontrar uma imagem para a nossa história depois de todo o resto? Quantas vezes esses recursos visuais são realmente interessante?

O VISUAL STORYTELLING IMPACTANTE COLOCA A IMAGEM COMO FOCO DA MENSAGEM

Pense sobre como o conteúdo da marca realmente se destaca em sua memória. Eu aposto com você que uma imagem ou vídeo são o coração de uma campanha. Para mim, duas campanhas memoráveis imediatamente vêm à mente:

Primeiro, a campanha da Dove “Real Beauty Sketches”, que simplesmente não seria a história da marca sem o vídeo. Seu poderoso vídeo ajuda as mulheres a ter empatia com o sentimento universal de autoafirmação e beleza interior. É óbvio que Dove simplesmente não procurou o visual após depois de tudo. Eles tinham que pensar primeiro na imagem da marca e sobre o sentimento que queriam as mulheres sentissem.

E recentemente, a GE com “Enhance Your Lighting” o vídeo online que me fez gargalhar. Mais do que apenas uma divulgação de suas novas lâmpadas LED para smartphones, esta irônico infomercial apresenta o “rapaz famoso” Jeff Goldblum atribuindo à grande iluminação como a chave para o seu sucesso. A GE surpreendeu, entreteu e informou. Não só me senti obrigado a compartilhar esse vídeo no Facebook, mas também a compraram suas lâmpadas modernas. Missão cumprida.

INVERTA O PROCESSO: PRIMEIRO O VISUAL, DEPOIS A MENSAGEM DA MARCA

Com o objetivo de criar mensagens de alta qualidade, nós precisamos pensar em um ganço visual primeiro. Em vez de encontrar recursos visuais que se encaixem em nossas mensagens, precisamos ajustar as mensagens dentro de imagens surpreendentes, encantadoras e/ou de relevância jornalística.

Esta na hora de ser visualmente criativo em suas campanhas. Aqui estão algumas perguntas para levar em sua próxima reunião de brainstorming:

  • Que emoção queremos transmitir? Felicidade, empatia, medo, raiva, tristeza, amor… qual sentimento trará o retorno que você está procurando?
  • Se não puder usar palavras para transmitir a mensagem, como gostaríamos de compartilhar isso?
  • O que na nossa história é diferente de todas as outras? O que torna este ângulo único?
  • Com o que o próximo passo nessa ideia se parece? Existe uma maneira de torná-la mais surpreendente ou original?
  • Se não trabalhasse para esta empresa, isso chamaria a sua atenção enquanto navega online? Será que a compartilharíamos em nossas próprias redes sociais?

PROMOVA SEU INVESTIMENTO CRIATIVO

Criação de conteúdo visual de qualidade exige esforço extra, tempo e recursos. Certifique-se de que você está obtendo o máximo retorno sobre o seu investimento criativo. A Dove usou press release multimídia para promover sua campanha de vídeo, ao mesmo tempo divulgando-a diretamente para a mídia com publicação on-line e nas redes social. Como resultado, ela rapidamente se tornou viral e estava em todos os meios de comunicação e  plataformas sociais. Em comparação, a GE não emitir um comunicado com o seu vídeo espetacular, perdendo a oportunidade de atrair e incentivar a conversa em torno de seu conteúdo.

Quer saber mais sobre Visual Storytelling? Clique no link e veja o webinar on-demand e GRATUITO: “Trends for 2015: Focus on Visual Storytelling”.

Este texto foi traduzido do post escrito por Jamie Heckler no Blog Beyond PR, no dia 05 de novembro de 2014.

Jamie Heckler é Gerente Sênior de Criatividade na PR Newswire. Siga-o no Twitter: @jamieheckle

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

2 Responses to Estratégia de Imagens – O próximo Passo do Visual Storytelling

  1. Pingback: 7 Dicas de Storytelling para Profissionais de RP | Blog PR Newswire

  2. Pingback: Aumente a Credibilidade do seu Conteúdo com Imagens | Blog PR Newswire Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s