O que o Google Sabe sobre Você


Você já deve ter feito essa pergunta muitas vezes: O que o Google sabe sobre mim? Fique tranquilo, você não está sozinho. Muitas pessoas tem a mesma curiosidade em saber quais são os dados coletados pelo gigante de buscas online.

O que o Google Sabe sobre Você

Se você normalmente “dá um googada” para procurar um produto ou serviço, entra no seu Gmail para consultar as correios eletrônicos que chegam diariamente, acessa o YouTube para conferir aquele viral de que todos estão comentando, tenha certeza que esses dados serão coletados pelo Google. Ao usar qualquer serviço da empresa, você está autorizando a coleta de informações sobre você. Afinal, como o Google poderia lançar tantos serviços de alta tecnologia e não receber nada em troca? O internauta paga o acesso a toda essa gama de serviços fornecendo informações pessoais para o Google.

6 LINKS REVELAM O QUE O GOOGLE SABE SOBRE VOCÊ

Uma pessoa curiosa como você, mas provavelmente com mais disponibilidade de tempo, e algum conhecimento em tecnológica, decidiu criar uma lista com seis links que mostram alguns dos dados coletados sobre você pelo buscador.  Por mais que essa lista seja pequena, sem dúvida ela é curiosa. A coleta de informação é feita de acordo com o serviço que você usa e usa uma metodologia específica para cada uma. Desde os termos de busca que você usa, o que você compartilha no Google+, e até mesmo os endereços que você busca na plataforma Google Maps.

Ads-Preferences

#1. Como eu sou para o Google? Antes de tudo o Google traça um perfil básico sobre você. Sua idade, seu sexo e seus interesses. Geralmente essas são algumas informações que damos de bandeja em qualquer cadastro online. Se você têm um perfil no Google+ ou uma conta no YouTube, seu sexo e sua idade foram umas das primeiras perguntas que você respondeu para efetuar seu cadastro. Suas preferencias pela forma com que usa as plataformas do Google. Por exemplo, são definidas pelos termos de buscas que você.

Confira seu perfil. Você pode desativar os anúncios ou adequar as suas preferencias no Google.com Ads Preferences.

Google Maps Location History

#2. Meu histórico de localização segundo o Google. Se o seu celular usa o sistema Android, e você habilitou a opção de envio de localização, o Google sabe onde você está ou esteve. Não é difícil de descobrir isso. Se quiser fazer um teste, ponha o “pé na estrada” nesse final de ano, e não demorará muito para que você receba mensagens do Google sobre o trânsito.

O seu dispositivo móvel (smartphone ou tablete) pode enviar a sua geolocalização e dados de várias vezes ao dia para o Google. Você pode ver todo o seu histórico de localização e exportá-lo no Google.com Maps Location History.

Google History

#3. Todo o seu histórico de pesquisa do Google. Não é a toa que o Google é reconhecido como o maior entre os buscadores. Ele tem a plataforma mais alinhada com o que esperamos ao procurar um site ou link na internet. Periodicamente atualiza seu algoritmo para nos trazer os melhores resultados de buscas.

Como parte da coleta de informação, o Google salva todas as buscas que você faz na internet. Entre termos de buscas, imagens, notícias, livros e muito mais. Seu histórico de buscas pode ser consultado por categorias em Google.com History.

Google Settings Security Activity

#4.  Quais dispositivos acessam a sua conta no Google. Nada mais preocupante que a invasão de contas na internet. Contas hackeadas e acesso indevido as suas informações ou serviços online. Se você se tem essa preocupação e está curioso em para saber se alguém está acessando sua conta, veja a lista de todos os dispositivos que acessaram sua conta no Google.

O endereço IP e localização aproximada também estão disponíveis para consulta no Google.com Settings Security Activity. Pelo menos agora não há motivos se preocupar com a sua conta do Google.

Google Settings Security Permissions

#5. Quais aplicativos e extensões tem acesso aos seus dados no Google. Quando baixamos algum app no celular, em geral temos que conceder acesso a algumas informações para os desenvolvedores. Se você usa o sistema Android no seu dispositivo móvel, o Google mantem uma página com uma lista de todos os aplicativos que têm qualquer tipo de acesso aos seus dados.

Confira todos os aplicativos e extensões com algum tipo permissão para acessar seus dados no Google.com Settings Security Permissions. Você também pode cancelar o acesso de suas informações de qualquer app por essa página.

O que o Google Sabe sobre Você

#6. Exporte todos os seus dados do Google. O Google permite que você exporte todos os seus dados: Favoritos, e-mails, contatos, arquivos, informações de perfil, seus vídeos do YouTube, fotos entre outras informações e arquivos publicados no Google.

Google.com Takeout permite que você crie um arquivo com os seus dados nos produtos do Google. Útil para quem gosta de ter sempre um backup à mão.

POR QUE O GOOGLE GUARDA TODAS ESSES DADOS?

Cada dado serve de matéria prima para o Google. As plataformas da empresa são a ponte entre o público e os anunciantes. Todas as informações coletadas são para traçar o perfil individual mais preciso possível de cada usuário. Com isso é possível formar segmentações de público e direcionar anúncios mais eficientes para cada cluster. Quanto maior a segmentação feita, mais direcionados serão os anúncios.

Os internautas receberão anúncios relevantes, os anunciantes terão mais vendas e o Google poderá cobrar mais por anúncios dentro de suas plataformas.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s