Checklist – 24 Dicas para Melhorar seus Posts em Blogs


Como todo blogueiro experiente dirá aos iniciantes, há muito mais além da publicação de um post do que apenas escrevê-lo.

Posts-para-Blogs

É o Mês Nacional do Post em Blogs, por isso ao longo de novembro, estamos nos concentrando em como criar um blog melhor e mais rápido. Confira nossos outros posts NaBloPoMo e mais dicas para blogueiros na seção para blogs do Beyond Bylines.

Pode ser difícil se lembrar de tudo que você precisa fazer – especialmente quando você é um blogueiro solitário e faz tudo sozinho. Para mim, felizmente, isso não é o caso no Beyond Bylines. Mas já tive momentos em que esqueci de adicionar um link específico ou selecionar uma categoria para um post de blog. Foi assim que eu desisti de tentar lembrar de tudo. Em vez disso, eu fiz o que eu geralmente faço com todas as outras coisas da vida que considero muito complicadas … Eu criei uma lista do que fazer.

Eu admito, posso ter uma obsessão com checklists. Uso o Trello.com para manter tudo organizado. Quando mostro minhas listas para as pessoas, elas arregalam os olhos. As listas trabalham para mim, e eu não sou a única que as usa.

Em The Checklist Manifesto, o professor da Harvard Medical School, Atul Gawande, demonstrou como listas de verificação para as tarefas mais comuns, como lavar as mãos, reduziu significativamente as infecções hospitalares. Apesar do Checklist para posts em blogs não salvar vidas, você vai economizar tempo, e possivelmente garantirá que você faça tudo que for necessário para o sucesso (de primeira).

ANTES DE COMEÇAR A ESCREVER

  1. Pesquisa o tema e encontre o seu ponto de vista. Se você tem uma ideia para o seu blog, é hora de ir fundo. Discursos, opiniões e press releases são incrivelmente úteis para fomentar ideias. Mas você precisa colocá-los em contexto e com sua própria perspectiva para o post.
  1. Escreva um parágrafo-resumo. Às vezes você tem uma ideia e muita pesquisa para apoiá-la, mas você está perdido sobre o foco do post. Tente escrever um ” parágrafo-resumo”. Você pode encontrar alguns exercícios úteis para isso no post da semana passada Power of Digital Storytelling. Uma vez que você colocar em um parágrafo do seu post “quem, o quê, quando, onde, por que, e como” você poderá seguir em frente…
  1. Esboço. Eu detestava esboçar. Mas percebi, depois de escrever durante uma hora e ter que mudar tudo, que eu perdi mais tempo consertando o post que eu tinha escrito do que ter feito um esboço. Agora, eu vejo o meu esboço como uma lista do que fazer para posts em blogs. Enquanto escrevo meu post, eu posso riscar cada ponto que incluído. Eu faço isso mesmo. (OK, talvez eu seja viciada em checklist).
  2. Escreva um título. Você pode pensar que eu tivesse esquecido completamente. Entretanto, escrever um título depois de ter esboçado e antes de começar a escrever o post pode te dar um ponto de partida para o resto. Uma vez que você escreveu o seu post, volte ao rascunho do título e faça as alterações necessárias.
  1. Visual brainstorm. Você não precisa ter uma imagem pronta ainda, mas você deve começar a pensar sobre o elemento visual que você quer. O que seria melhor? Gráfico, foto ou vídeo? E quantos elementos você acha que irá precisar? Uma vez que você tenha uma ideia geral do que você quer, poderá reservar tempo suficiente para criar ou encontrar o elemento visual que você precisa.

ANATOMIA DO POST PARA BLOGS

Agora é hora de escrever! Aqui estão 11 elementos essenciais que você deve incluir no seu post:

  1. Primeiro parágrafo (ou “linha fina”). Depois do Título, o primeiro parágrafo ou introdução é o que vai manter os seus leitores curiosos. Use seu parágrafo-resumo como base, mas torne-o atrativo. Um post inteiro deveria ser dedicado para se escrever uma introdução. Mas algumas ideias incluem histórias pessoais, perguntas ou encontram um assunto em comum com os leitores.
  1. Conteúdo pesquisável. Não deixe que o foco dos seus leitores vague por causa de grandes blocos de texto. Subtítulos, parágrafos curtos, listas numeradas ou com marcadores, imagens, negrito e outras sugestões de formatação vão ajudar, especialmente em posts longos.
  1. Call to Action. Que atitude você quer que o seu público tenha ao ler o seu blog? Faça com que ele saiba! Call to actions incluem responder a uma pergunta, participar de um sorteio, compartilhar ou assinar seu blog.
  1. Meta description. Sua meta description é o que vai aparecer nos resultados de busca e previews de mídias sociais. Se você consegue personalizar o seu meta description, confira este post do HubSpot com dicas para escrever.
  1. Agora que você já escreveu seu post, você pode voltar às ideias do brainstorm, aquelas que conversamos mais cedo, encontrar ou criar uma imagem que complete o seu texto. Você quer que as imagens que são relevantes e únicas? Evite bancos de imagem. Se precisar de ajuda, consulte a lista do Buffer de mais de 53 fontes de imagem grátis e 23 ferramentas para criar imagens.

DICA: Blogueiros têm acesso a mais de 20.000 imagens GRÁTIS na galeria multimídia da PR Newswire for Journalists. Inscreva-se em prnmedia.prnewswire.com.

  1. Texto Alternativo (para imagens). Além de tornar o seu site mais acessível para os visitantes com deficiência visual, o texto alternativo de uma imagem ou “alt text” também é utilizado pelos buscadores para definir como sua imagem se relaciona com o restante do conteúdo.
  1. Autoria / Atribuições. Se você está usando com referência ideias de outra pessoa, declarações ou está usando uma imagem que não é sua, lembre-se de dar crédito e colocar um link para o material de origem. Se usar qualquer imagem de outra pessoa assegurasse que você tem permissão para usá-la. Minha regra de ouro? Se eu não puder verificar o status de direito autoral de uma imagem e não tiver a oportunidade de perguntar para o seu criador, eu encontro uma outra imagem.
  1. Tags e Categorias. Usando categorias e tags em posts no blog isso pode ajudar os visitantes a navegarem em diferentes lugares do seu site. No Beyond Bylines, usamos categorias para organizar as publicações por assunto ou por grupos de audiência. Nossas tags, por outro lado, são mais específicas. Evite sobrecarregar o seu post com muitas tags ou categorias, assim os buscadores podem puni-lo se acharem que você está manipulando as regras do sistema do jogo.
  1. Título final. Lembra do título que você escreveu na dica 4? Volte para ela e veja se ele ainda é relevante. Se não, faça edições ou escreva um novo. Nosso post de 9 dicas de como não escrever pode ajudar.

5 PERGUNTAS ANTES DE PUBLICAR UM POST

Uma vez que você terminou de escrever e formatar o seu post, você precisa editá-lo. Faça uma pausa e depois o observe com outros olhos. Também ajudará se você puder ter alguém para lê-lo.

Quando você ler o seu texto, responda essas cinco perguntas:

  1. Tom e tema. Será que o seu post se encaixa no tom e no tema do seu blog?
  1. Interesse dos Leitores. Você dá aos leitores uma razão se interessarem pelo seu blog?
  1. Sua história é interessante e colorido?
  1. Você entrega a promessa do seu post no título?
  1. Gramática. Você conferiu a gramática e a ortografia?

PRA FINALIZAR AS DICAS PARA O POST PERFEITO

Agora que você escreveu um post incrível para seu blog, ainda há trabalho a ser feito. Uma vez que o post é publicado, faça essas cinco coisas para garantir o sucesso:

  1. Compartilhe o seu blog em suas redes de mídia social, e em seguida, compartilhe de novo. Identifique fóruns e comunidades on-line que para quem a mensagem é relevante. E se você tem uma lista de e-mail, não se esqueça de enviar o seu conteúdo. Se você não tem uma lista de e-mail, comece a construir uma.
  1. É importante cultivar um relacionamento com seus leitores e outros blogueiros. Isso ajuda a construir a sua influência, encoraja o retorno de visitas, e atrai novos leitores. Faça perguntas em seus posts, incentive comentários em seu blog e mídias sociais, e lembre-se de respondê-las!
  1. Como o seu post no blog se saiu? Foi compartilhado, lido, comentado? Os números não devem regrar o que você faz, mas podem ser úteis para compreender como seu blog pode crescer. O monitoramento não termina nos primeiros dias após a publicação do seu post. Se um post antigo tem obtido um recente aumento de número de visitantes, veja o por quê.
  1. Olhe para o seu post no escopo do seu blog. Como compara-lo com os outros postos que você fez? Quais sites e redes sociais levaram tráfego para ele? Se foi bem sucedido, que parte do post os leitores se interessaram? Ter tempo para avaliar as suas mensagens de maior ou menor êxito darão uma visão sobre o seu público, você poderá aumenta-lo ou evita-lo no futuro.
  1. E agora? Agora que seu post está escrito, publicado e promovido, é hora de seguir em frente para o próximo post. O que você vai escrever? Existe alguma coisa em seu post anterior, você pode se aprofundar?

Embora tenha uma grande quantidade de itens a fazer nesse checklist que pode ser aplicado para a maioria dos blogueiros, a minha maior recomendação é para sentar e escrever o seu próprio checklist.

Passe pelos itens da minha lista, leia os checklists de posts para blogs de outros autores e escolha aquilo que é relevante para você. Depois teste a sua lista. Você, e somente você, vai saber qual o processo mais eficiciente.

Este texto foi traduzido do post escrito por Amanda Hicken no Blog Beyond Bylines, no dia 06 de novembro de 2014.

Amanda Hicken é Gerente de Relacionamento com a Mídia da PRNJ da PR Newswire. Twitter: @ADHicken.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

One Response to Checklist – 24 Dicas para Melhorar seus Posts em Blogs

  1. Bruna says:

    Belo artigo amigo ajudou muito obrigado

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s