Acredite no Alcance Orgânico do Facebook para Marcas


Nos últimos anos vimos varias mudanças no feed de notícias do Facebook. Uma delas afetou diretamente as marcas, com a diminuição do alcance orgânico de seus posts dentro da plataforma. Enquanto publicações de empresas jornalísticas e noticiosas passaram a ter mais visibilidade dentro da rede social. Essa mudança de estratégia do Facebook fez com que as marcas passassem a promovem seus posts dentro da plataforma, pagando para aumentar o alcance de suas mensagens.

Acredite no Alcance Orgânico do Facebook para Marcas

Mas, mesmo com sua diminuição, o alcance orgânico deve estar no planejamento de mídia social das marcas. Isso é o que sugere o Socialbakers. Antes de promover uma publicação dentro da rede social, vale a pena acompanhar seu alcance orgânico. Geralmente as mensagens com melhor desempenho são aquelas que, a principio, ganham força orgânica e logo são impulsionadas com investimentos em mídia.

Segundo um estudo, realizado de janeiro a setembro desse ano, as marcas ainda são capazes de alcançar 25% de seus fãs durante um mês. Mesmo esse número sendo muito menor do que o alcance orgânico de publicações feitas por celebridades (54%) e meios de comunicação (58%) no mesmo período.

A agência digital Deep Focus enfatiza que marcas que dispensam o alcance orgânico, e partem diretamente para posts patrocinados no Facebook, estão desperdiçando muito dinheiro. Publicações com baixo desempenho orgânico, como poucos likes, comentários e compartilhamentos, terão dificuldades em atingir um grande público mesmo que sejam patrocinadas.

A qualidade criativa continua sendo o grande diferencial para que um post consiga bons resultados e desempenho no Facebook. Hoje, o engajamento e a interação social tem um peso muito maior sobre as publicações. Diferente do ano passado quando o alcance orgânico era maior. Hoje o alcance mínimo de uma publicação é de 1,5%, enquanto no ano passado era 5,5%. Por isso cada vez mais a interação social, número de compartilhamentos, comentários e likes melhoram a performance das publicações. É o aval do público que diz ao Facebook que o conteúdo é realmente bom.

Algumas agências estão usando o alcance orgânico como campo de testes antes da publicação de posts patrocinados.

Alguns dizem que a diminuição do alcance para as marcas e induzi-las a investir em publicações patrocinadas foi a principal motivação do Facebook. A rede social se defende dizendo que a redução foi para proteger seus usuários contra os posts ruins e também para diminuir a frequência das mensagens de marcas que estavam diluindo a atenção dos usuários.

Ao que parece, a resposta para isso está no meio termo. Ao mesmo tempo em que o Facebook protege a experiência dos usuários com publicações de qualidade e garante o investimento das empresas na plataforma, as marcas desenvolvem mensagens que realmente interajam com o público e garantam mais visibilidade dentro da rede social.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

One Response to Acredite no Alcance Orgânico do Facebook para Marcas

  1. Pingback: Porque Métricas são Fundamentais para PR | Blog PR Newswire Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s