Ferramenta (Grátis!) de Auditoria de Conteúdo para Blogueiros


Se você é um blogueiro, ou pensa em começar um blog, fique atendo. Publicar um bom conteúdo online é só o primeiro dos problemas. Como mensurar seus resultados? Quer saber se o seu blog é realmente bom e atrai o público? Fique tranquilo. É possível auditar o seu blog de várias maneiras. Criar uma metodologia própria é uma alternativa para as pessoas que tiverem tempo de sobra e sólidos conhecimentos em Marketing de Conteúdo. Para todas as outras existem algumas metodologias já conhecidas e desenvolvidas por grandes especialistas nessa área.

Ferramenta (Grátis!) de Auditoria de Conteúdo para Blogueiros

Se você não se identificou com as categorias “tempo de sobra” e “sólidos conhecimentos em Marketing de Conteúdo”, você está no lugar certo. Esse post é pra você.

Conheça o Marketing Grader, ferramenta (Grátis) do Hubspot para auditoria de conteúdo.

Basta digitar a URL do seu blog, seu endereço de e-mail e clicar em “Grade Me” para obter um relatório com a pontuação do seu site em cinco categorias diferentes.

Ferramenta (Grátis!) de Auditoria de Conteúdo para Blogueiros

#1. Marketing Grader Blogging

Analisa a frequência entre os últimos cinco posts do seu blog e o número de compartilhamentos que essas publicações receberam.  Com base nesses dados, a métrica vai de 0/6 (muito ruim) a 6/6 (muito bom).

Vale lembrar que quanto mais publicações você fizer e maior o número de interações sociais (compartilhamentos), melhor será a sua pontuação nessa categoria. Os posts devem ser frequentes e relevantes para o seu público, com isso seu blog terá uma boa ponderação.

 #2. Marketing Grader Social Media

Suas redes sociais estão disponíveis na homepage do seu blog? Coloque-as para que os leitores possam seguir você. O Marketing Grader também analisa esse quesito.

Como curiosidade, os internautas americanos gastam três vezes mais tempo em blogs e redes sociais do que lendo e-mail.

Você sabia que blogs com 51-100 seguidores no Twitter geram 106% mais tráfego do que aqueles com 25 ou menos? E que blogs com uma FanPage no Facebook, ao passarem de 1 mil seguidores, tem um aumento de 185% em seu tráfego?

#3. Marketing Grader SEO

A sigla que sempre está presente no marketing digital e ferramenta fundamental para qualquer blog que quer se destacar nos buscadores e é uma das categorias analisadas pelo Marketing Grader.

A ferramenta confere se você está usando tags nas imagens que estão sendo publicadas no seu blog. Se os títulos dos posts estão associados ao nome do seu blog. E se você adota uma descrição única para cada página do seu blog.

Esses são alguns pontos que tornam o seu blog melhor e fazem com que você saia na frente dos concorrente. Pense que 70% dos links clicados por usuários são feitos nos resultados orgânicos e não em links pagos.

Abuse das palavras-chave em seus títulos, textos e imagens. Isso fará com que seu blog capture grande parte dos links orgânicos.

#4. Marketing Grader Lead Generation

Quem tem um blog tem um objetivo. Não importa do que é o seu blog, provavelmente você vende alguma coisa. Um produto, um serviço ou até mesmo uma ideia. Você tem uma página para cadastro dos seus leitores? Se não tem, sugiro que crie um formulário para isso.

Além de ser muito importante para vendas, o cadastro dos leitores do seu blog, serve também para você conhecer o seu leitor. E é um dos pontos analisados pelo Hubspot’s Marketing Grader. Importante: Blogs com mais de 40 landing pages geram 12x mais cadastros do que aqueles com apenas uma.

#5. Marketing Grader Mobile

Seu blog deve ser adaptado para smartphones. Todos os dias mais pessoas acessão a internet de dispositivos móveis. E a tendência é esse número só aumentar. Hoje 43% de todos os telefones são smartphones, sendo que 87% deles são usados para acessar a internet.

O Marketing Grader analisa a sua homepage procurando a presença de CSS mobile ou um redirecionamento para esse tipo de site/blog.

Teste a auditoria de conteúdo do Hubspot’s Marketing Grader e veja a nota ou pontuação que seu blog receberá. Será mais fácil visualizar os pontos fortes do seu blog e propor melhorias para essa plataforma de marketing on-line. É simples, fácil, e o mais importante, é grátis.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s