Conquistando a Atenção do Público com Visual Storytelling


Conquistando a Atenção do Público com Visual Storytelling

A democratização da informação, graças à internet, obrigou as marcas serem mais responsáveis com as promessas que fazem aos consumidores. Marcas ainda têm o poder de influenciar as decisões de compra, mas é preciso mais do que o marketing atraente ou imagens. As pessoas querem mais acesso e mais detalhes, muitas vezes antes de fazer uma compra cara ou tomar uma decisão. A maioria dos consumidores não quer escolher um carro apenas olhando ao redor da lataria. Eles estão munidos de conhecimento sobre alguns pontos específicos que querem ver. Isso acontece com quase todos os produtos hoje desde carros,  telefones, até mesmo para os alimentos que compramos e a loja que escolhemos para comprá-los. O consumidor está mais instruído do que nunca, por isso é até as marcas devem se comunicar de forma mais eficiente e com regularidade, para matar essa sede por conhecimento.

A grande coisa que devemos lembrar é que estamos tentando conectar o público com a história em primeiro lugar, e em segundo a marca. Ninguém precisa saber como elas estão sendo comercializadas ou vendidas. Se lembrarmos de quando éramos crianças, histórias eram contadas para nós para que pudéssemos aprender com elas – na escola, pelos nossos pais, pelos nossos instrutores de acampamento entre outros. Na maioria das vezes havia uma lição a ser aprendida. Ouvimos a história para entender a questão mais importante. Por quê?

As pessoas ainda querem saber o porquê, mas hoje está mais relacionado ao “Por que isso é importante para mim neste momento?”

Multimedia Drives DiscoveryUma boa história visual ajudará a responder essa pergunta que martela em nossas cabeças. Visual Storytelling deve conectar o público com a história que está sendo contada e por quem – quem quer que seja sua audiência ou onde quer que ela esteja. O Visual não precisa ser extravagante para ser eficaz. Se utilizamos ferramentas como Excel, podemos fazer um gráfico. Gráfico não precisa ser super criativo ou sofisticado para ser eficaz. Sabemos que qualquer coisa que você criar e que irá ajudar o público a entender o conteúdo melhor e mais rápido é mais eficaz.

A pesquisa da PR Newswire demonstrou seguramente que incluir elementos visuais em uma história publicitária gera descoberta e engajamento. O visual tem o poder de:

  • Conquistar a atenção do público.
  • Simplificar o conteúdo complicado.
  • Criar uma conexão emocional com o público.

Enquanto sabemos que vídeos profissionais, muitas vezes conquistam mais engajamento e resultados do que outros tipos de vídeo. Também sabemos que existem milhares de produções rápidas e de baixo orçamento que têm um desempenho muito bom. Eu sempre penso em um dos melhores vídeos que vi. Utilizado em uma situação de crise há alguns anos atrás, onde o do CEO da Jetblue responde por uma situação onde muitos aviões ficaram presos por um longo tempo na pista do JFK. Esta foi uma das primeiras vezes que o YouTube foi usado em uma situação de crise. A produção não foi muito caro – porém muito eficaz para passar a mensagem e causar uma grande mudança no sentimento em torno da companhia aérea e da situação naquele momento. Veja você mesmo:

O que vemos agora é uma dança coreografada mais entre marketing e comunicação. Enquanto algumas empresas ainda usam apenas uma forma de comunicação, como a Apple, a maioria não pode se dar a esse luxo ou habilidade. Conteúdo tem que ser organizado para ser eficaz com o consumidor, e como as informações serão comunicada também, estando dentro do  processo de desenvolvimento de produtos e até mesmo dentro do espaço de tecnologia de uma empresa.

Exploraremos mais sobre este tema, com maior detalhes, na PR Daily World Conference dia 6 de Novembro na Cidade de Nova York, em uma sessão intitulada “Demand Attention Now: Creating Your Brand’s Moment of Truth”. Entre no link para saber mais e inscrever-se.

Este texto foi traduzido do post escrito por Michael Pranikoff no Blog Beyond PR, no dia 29 de outubro de 2014.

Michael Pranikoff é Diretor Global da PR Newswire para Mídias Emergentes. Twitter: @mpranikoff ou Google+.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s