Andar na Linha entre Divulgação e Storytelling


Comunicados para a imprensa (press releases) evoluíram em conteúdo, utilidade e formato. O público que essas mensagens alcançam também mudou significativamente ao longo dos anos. Quando comecei a trabalhar para a PR Newswire, há 20 anos, pouquíssimas pessoas tinham ouvido falar da empresa. Naquela época, os press releases eram enviados principalmente para as redações, e não eram divulgados de outra forma. Existiam poucos bancos de dados e serviços de start up online, como America Online e CompuServe, que recebiam nossas notícias em seu feed, em meados dos anos 90, a audiência online era extremamente limitada.

Andar na Linha entre Divulgação e Storytelling

Avançando para hoje, muitas pessoas já ouviu falar da PR Newswire, até mesmo os que não são profissionais de comunicação. Elas veem os press releases on-line, no Yahoo! e em outros milhares de sites parceiros. Já vi algumas vezes o conteúdo da PR Newswire compartilhado pelos meus amigos no Facebook e colegas no Twitter.

Os press releases distribuídos on-line alcançam públicos significativos, que amplificam as mensagens, compartilhando o conteúdo, colocando-os em grupos no LinkedIn, acrescentando hashtags ao conteúdo no Twitter, e fazendo-os circular entre amigos e colegas.

A LINHA FINA PARA ESCRITORES

Pessoas que escrevem press release, andam em uma linha fina. Como você vende uma história para um jornalista e a envia diretamente para o seu público sem que ela soe muito promocional ou publicitária?

Se você desenvolver histórias em um release, não será atrativo para jornalistas?

Revelar muitas ideias ou ângulos de uma história matará a cobertura da mídia?

Eu acho que temos que dar algum crédito aos nossos amigos na redação, eles são muito bons em encontrar diferentes ângulos em uma história que você não se quer tinha pensado. E, além disso, eu diria que a exposição de muitos ângulos possíveis na história pode realmente ajudar os jornalistas a ver potenciais ganchos e desenvolver notícias mais amplas relacionadas com os releases que estamos distribuindo.

O Segredo: Primeiro coloque o público na sua mensagem, as oportunidades de branding irão aparecer.

Andar na linha entre a divulgação e o Storytelling de um press release realmente não é tão difícil como pode parecer. Mas o escritor, e outros colegas de uma empresa que partilham dessa tarefa, devem manter os interesses do público em mente, colocando-os na frente dos objetivos da marca, pelo menos no início. A mensagem principal deve envolver o conteúdo, que por sua vez, deve ser interessante e útil para os públicos da mensagem. A oportunidade de branding irá aparecer.

Uma maneira de equilibrar o desenvolvimento de conteúdo que será confiável, entre o interessante dos jornalistas e para um público maior é se concentrar na mensagem que a marca precisa passar, descartando exageros e jargões que normalmente decoram a prosa corporativa.

Incorporar Storytelling nas comunicações como press release melhora o engajamento do público. O objetivo de um comunicado de imprensa, depois de tudo, é em última análise, influenciar a opinião pública ou inspirar um comportamento específico. Além de ganhar a cobertura da mídia, hoje os profissionais de Relações Públicas podem se comunicar diretamente com seus públicos, oportunidade importante para as marcas, e é ainda melhor quando capturados por uma boa história.

Este texto foi traduzido do post escrito por Sarah Skerik no Blog Beyond PR, no dia 23 de outubro de 2014.

Sarah Skerik é Vice-Presidente de Comunicação Estratégica da PR Newswire, e autora dos e-books Driving Content Discovery,  New School Press Release Tactics e do novo white paper “New Agency Benchmarks for Demonstrating Value to Clients.  Twitter: @sarahskerik.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s