Como Influenciar Compradores│RP e Processo de Compra 2.0


Como Influenciar Compradores│RP e Processo de Compra 2.0

Compradores – empresas, consumidores e governos – estão mudando seu comportamento, impulsionados por mudanças nos canais de comunicação e as tecnologias que usam para pesquisar compras e compartilhar informações com colegas, isso traz novas oportunidades e desafios evidentes para Relações Públicas.

Menções na mídia espontânea mantêm forte influência com potenciais compradores, o que significa que RP pode mensurar e entregar os principais impactos nos negócios. No entanto, para capitalizar com essa tendência os profissionais de RP deve melhorar e repensar a forma como criam e distribuem suas mensagens, projetá-las para ajudar na decisão de compra e alinhando-as ao passo a passo do processo de compra dos consumidores.

Comprador 2.0: Informado e Responsável

O consumidor é mais influenciado pelo que pesquisa do que do tradicional discurso de vendas. No momento em que o consumidor entra em contato com uma empresa, ele já fez muitas decisões, inclusive a eliminação de potenciais concorrentes. Na verdade, grande parte do ciclo de compra já foi realizado.

Além disso, os compradores procuram o conselho de seus amigos e colegas, cujas opiniões eles confiam mais do que anúncios, de acordo com um artigo publicado na “Harvard Business Review”. (1) Eles também consultam a mídia tradicional e on-line para obter informações – os consumidores obtém informações em mais de 10 fontes antes de efetuar uma compra, e quase 9 entre 10 consultam o Google antes de tomar uma decisão de compra final, chamamos de “Zero Moment of Truth”.

3 Desafios para Relações Públicas

Há muitos pontos de contato ao longo do processo de compra onde a marca pode informar e influenciar na decisão. Apresentando os três principais desafios para profissionais Relações Públicas:

  • Produzir Conteúdo. Compradores querem consumir e compartilhar. Brand Storytelling – envolva uma narrativa atraente em torno de seu produto ou serviço – entregue a mensagem onde o consumidor quer e produza os resultados que a empresa precisa, desde que a mensagem chegue ao público da marca.
  • Produzir Conteúdo de Qualidade e com Frequência. Considere todas as mensagens enviadas – press releases, blogs, posts em redes sociais, artigos, press kits – uma parte do diálogo externo e mensagens afinam e alinham os interesses do consumidor.
  • Distribua Conteúdo em Canais que Alcançam Visibilidade para sua Marca. Produzir conteúdo de qualidade é uma coisa. Fazer com que ele seja visto pelo público-alvo da empresa é outro obstáculo.

Mensagem Certa, Canal Direto, Resultado Certo

Os consumidores de hoje são mais experiente e exigente. Eles não querem ser enganados ou iludidos, mas querem ser informados e entretidos. Confiam em si mesmos para tomar decisões inteligentes e escolher empresas e são os profissionais de Relações Públicas que tornam mais fácil para que eles possam acessar as informações que procuram.

Profissionais de Relações Públicas enfrentam um novo desafio na era do Comprador 2.0. Mas a maneira de enfrentar esse desafio é clara: Entregar a mensagem certa no canal certo fará você obter melhores resultados. Para uma discussão mais ampla de como RP pode se beneficiar ao ajudar no processo de compra com envio de mensagens, leia o artigo:

Como Influenciar Compradores│RP e Processo de Compra 2.0Rethinking Your Marketing Communications and PR Strategy: Understanding How Buyer 2.0 Impacts Your Approaches to Demand Generation; Closing Gaps in Your Content Marketing Approach.

Este texto foi traduzido do post escrito por Sarah Skerik no Blog Beyond PR, no dia 21 de outubro de 2014.

Sarah Skerik é Vice-Presidente de Comunicação Estratégica da PR Newswire, e autora dos e-books Driving Content Discovery,  New School Press Release Tactics e do novo white paper “New Agency Benchmarks for Demonstrating Value to Clients,.  Twitter: @sarahskerik.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

One Response to Como Influenciar Compradores│RP e Processo de Compra 2.0

  1. Sou formado em RR.PP. e concordo que esse é o caminho para o futuro da comunicação. Para quem quiser saber mais sobre o tema de Brand Storytelling recomendo o site especializado http://www.storytellers.com.br

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s