6 Dicas: Adote o Visual Storytelling na Estratégia de RP 2015


6 Dicas: Adote o Visual Storytelling na Estratégia de RP 2015

Os resultados da segunda edição anual das pesquisas da PR Newswire e PR News são impressionantes e óbvios.

Impressionante: Mais de metade dos entrevistados dizem que menos de 5% de suas comunicações externas são entregues em vídeo, tendo em conta tudo o que sabemos agora, me faz sentir como se nós não estivéssemos prestando atenção. Se apenas um minuto de vídeo comunica o equivalente a 1,8 milhão de palavras em texto e vídeos são compartilhados 1.200% a mais do que a combinação de links e texto, então por que tantos de nós ainda não o usamos?

Óbvio: Menos de 5% do orçamento total de Relações Públicas, entre os entrevistados, são dedicados a conteúdos de vídeo. Quero dizer, sim, “Dammm”. Isso é evidente. Se não há dinheiro no “cofrinho” reservado para conteúdo visual, então nada será criado. Mas temos que fazer algo sobre isso, porque conteúdo visual é o que o nosso público espera. É o que estão consumindo em seus smartphones, tablets e computadores. Ficar em sintonia com as preferências do público quando se trata de tipo de conteúdo é algo que RP não pode ignorar.

Para conhecer mais da nossa pesquisa “Video Reality Check”, clique para inscrever-se agora para o próximo webinar: PR Trends for 2015: Focus on Visual Storytelling

6 Dicas: Adote o Visual Storytelling na Estratégia de RP 2015

A boa notícia, ou melhor, a ótima notícia é que a criação de conteúdo visual, hoje, é um empreendimento financeiro muito mais acessível do que era em tempos atrás (Se comparado ao ano passado).

Uma coisa que devemos notar é a quantidade de vídeo que temos hoje. É tudo o que vemos hoje, que no nosso linguajar incluiria talking heads e o clichê b-roll (não que haja algo de errado nisso) mas também os formatos de pós produção como animações, motion grafics, stop motion, 2D, 3D, whiteboard e kinetic typography (texto em movimento). O kinetic typography é, aliás, o formato mais quente por ai. Muito popular como as jaquetas do final no final dos anos 80 “Somente para Membros”. Sim, isso é ser muito popular.

De volta à questão, isso é um artigo de “Como” no final das contas, por isso vamos agora para a minha pontuação onde digo como você pode facilmente adotar uma narrativa visual em sua estratégia de RP para 2015:

6 Dicas: Adote o Visual Storytelling na Estratégia de RP 2015

  1. Incluir o Vídeo no orçamento do próximo ano. Primeiro, planeje isso. Tenha algum dinheiro disponível para isso ano que vêm. Símbolos são promissores, mais de 50% dos entrevistados na nossa pesquisa revelam ter planos para aumentar os orçamentos de conteúdo visual para o próximo ano. Os dados são indiscutíveis sobre a eficiência do vídeo e de outros elementos visuais para melhorar os resultados de campanha.
  2. Identifique barreiras para a criação de mais vídeos. Texto sempre será um componente crucial nas comunicações corporativas, mas a Internet, os telefones inteligentes e o desenvolvimento global da tecnologia mudaram a acessibilidade e a viabilidade do visual storytelling. Mas lembre-se, a mudança é difícil. Nossos dados mostram que o orçamento é apenas uma das barreiras para a criação de elementos mais visuais. Conhecimento e recursos também são grandes obstáculos para muitas empresas. Tenha uma conversa honesta sobre as barreiras que estão bloqueando o desenvolvimento e utilização de conteúdo mais visual.
  3. Executar uma auditoria de conteúdo. Auditoria conteúdo da organização – você pode descobrir vídeos de treinamento de clientes que falam sobre desafios de mercado mais amplos, por trás das cenas capturadas pela indústria de mídia, estão dados fantásticos definhando nos cofres de uma equipe de pesquisa que poderiam fazer parte de um fantástico infográfico animado.
  4. Obtenha ajuda profissional. O próximo passo é encontrar uma grande empresa de produção… uma com experiência criativa e a capacidade de executar algumas apresentações visuais em diferentes formatos. Trade pubs e o boca em boca são um ótimo lugar para começar. Mas tentar obter referências de pessoas que você conhece. As referências são de ouro, Jerry, OURO!
  5. Descubra o que você quer contar com a sua história. Quando todos os itens de ação individuais estão no lugar, então é hora de colocar todos juntos para iniciar o projeto. Parece simples, eu sei, mas uma e outra vez eu vi os resultados gerados pelas pessoas certa com apenas 20 minutos para falar honestamente sobre a história. Uma faísca é acesa… Uma faísca que inicia o fogo alimentado por histórias criativas. É quase sempre um processo agradável, por sinal. E uma vez que o fogo está queimando, o que continua é um fluxo de conteúdo contado de uma forma que antes não era considerada. De repente você está fazendo uma obra do grande Chuck Williams, que disse: “Nós não vendemos a furadeira ou a broca, nós vendemos o buraco.” Chuck acertou em cheio e você também pode.
  6. Planeje a estratégia de divulgação. Última coisa: não importa o quão ótimo é o seu conteúdo  se ele está escondido em uma landing page. Ele tem que ser impulsionado, colocado, e otimizado para receber toda a atenção que merece. De acordo com um estudo realizado no início deste ano pela Unruly, os três primeiros dias vai “bombar ou quebrar” sua campanha de vídeo – 42% das visualizações ocorrem dentro de 72 horas após a publicação do vídeo. Para garantir o sucesso da campanha, o seu conteúdo precisa de um impulso. Não se esqueça de planejar uma estratégia de distribuição e divulgação para o vídeo. Claro, publicá-la no seu canal do YouTube é o começo. Popularizar o conteúdo por meio de uma variedade de outros sites de notícias e hubs de vídeo impulsiona essa descoberta que é fundamental para compartilhamento social e melhores resultados ao longo do tempo.

Este texto foi traduzido do post escrito por Larry Cardarelli no Blog Beyond PR, no dia 20 de outubro de 2014.

Larry Cardarelli é o Produtor Executivo da MultiVu, uma empresa da PR Newswire

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

One Response to 6 Dicas: Adote o Visual Storytelling na Estratégia de RP 2015

  1. Pingback: Vine e Instagram Vídeos: Microvídeos, Grandes Resultados | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s