Google Eleições: Marketing, Política e Jornalismo Digital


Muito já conversamos sobre as mudanças no comportamento do consumidor com o surgimento das mídias digitais. Mas e no comportamento dos eleitores?

Google Eleições: Um pouco de Marketing, Política e Jornalismo Digital

Vamos pensar no lado mercadológico das eleições. Os candidatos, sejam eles para presidente ou governador, estão para os eleitores como os produtos para os consumidores. Concorrem entre eles para conseguir conquistar a confiança dos eleitores e arrecadarem votos. O horário eleitoral gratuito nada mais é do que um espaço para comerciais políticos. Debates televisivos são o test-drive para os candidatos. Puro sampling, na linguagem do marketing.

Os candidatos são convidados pelas emissoras de televisão para serem entrevistados. Ainda fazendo comparações, puro merchandising eleitoral. Também não podemos esquecer as pesquisas de intenção de voto do Datafolha, IBOPE entre outros institutos. Você conhece o termo “market share”? Olha ele ai também presente nas eleições. Espera: as palavras “presente e eleições” na mesma frase parece “compra de voto”.

Temos também práticas mais agressivas como a “boca de urna” que assemelha-se ao marketing de guerrilha. Será que Jay Conrad Levinson concordaria com essa comparação?

Todas as ações acima já existiam antes do Google, continuam e provavelmente continuarão existindo. Mas hoje o eleitor tem outros meios para coletar informações e ser persuadido pelos seus candidatos. Basta colocar no nome do político no buscador que uma enxurrada de resultados de busca inunda seus olhos nos mais diferentes formatos de informação. Imagens, Notícias, Vídeos, Blogs e muitos outros.

Os próprios candidatos difundem suas mensagens pela rede. Seus comitês eleitorais mantem seus sites ativos assim como suas diferentes páginas e perfis nas redes sociais interagindo como o público (principalmente nessa fase pré-eleição). Por outro lado, os eleitores também usam as ferramentas online para descobrir mais sobre os candidatos e expressar suas visões políticas.

Google Eleições: Um pouco de Marketing, Política e Jornalismo Digital

Plataforma Google Política & Eleições

O Google em prol do voto consciente estabeleceu parcerias com o Tribunal Superior Eleitoral, ONG Transparência Brasil e mais de 30 veículos de imprensa para criar uma plataforma neutra e tornar informações e notícias mais acessíveis aos internautas durante as eleições deste ano.

Após experiências em outros países, o Google Política & Eleições está no ar desde o dia 11 de setembro e promete ajudar o eleitor a escolherem seu candidato. A plataforma tem uma série de recursos para isso:

#1. Encontre e conheça seu candidato. O site tem uma área para encontrar informações sobre os candidatos. É possível usar filtros, como o posto disputado, Estado, partido político e ordem alfabética, pesquisar por nome ou somente clicar no mapa. Depois que o usuário seleciona um candidato, aparecerá os dados oficiais fornecidos pelo TSE, como nome ou apelido político, idade, patrimônio declarado, entre outras informações.

Para saber mais sobre o seu candidato à presidência ou governo, basta acessar o link da ONG Transparência Brasil.

#2. Entrevistas e vídeos com os candidatos. Por meio de parcerias com a mídia, essa plataforma do Google também disponibiliza vídeos e entrevistas com os candidatos. No Blog Oficial do Google o parceiro mencionado e que fornece esse material é o Estadão.

#3. Os candidatos no noticiário. A seção Mídia traz o perfil de mais de 30 parceiros, como Brasil Post, Veja.com, BBC Brasil, O Globo, Terra, Diário de S. Paulo, entre vários outros. Ao clicar em um perfil, é possível ler as notícias sobre as eleições produzidas pelo parceiro e ver links para a páginas do Google+, YouTube e do site oficial do veículo.

#4. Agenda dos candidatos. Acompanhe os próximos eventos e hangouts com os candidatos. O Google Eleições trás uma lista de eventos composta por seus parceiros de mídia e os candidatos. Assim não tem como se esquecer daquela entrevista tão esperada.

#5. Últimas notícias sobre as eleições. Quer saber o que está rolando na disputa entre os candidatos? A seção de Notícias traz as últimas notícias sobre as eleições. Selecionadas dos feeds dos parceiros de mídia na plataforma Google News.

Ainda está em dúvida em quem votar? Quer acompanhar o seu candidato de perto? Acesse o Google Política & Eleições e fique por dentro de todos os acontecimentos que rondam a política antes das eleições. É uma ótima forma de acompanhar o seu candidato.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

2 Responses to Google Eleições: Marketing, Política e Jornalismo Digital

  1. Está difícil de decidir, trocar seis por meia dúzia….é uma opção!

    Gostar

  2. Pingback: Top Textos 2014 – Jornalismo, Relações Públicas e Marketing | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s