3 Lições do Chefe de Marketing do Facebook para Marcas


Quando uma marca pretende se aventurar no Facebook e colher os frutos dentro dessa selva digital, é preciso estar preparada para engajar o público e adotar uma personalidade própria.

Criar uma FanPage no Facebook é a tarefa mais fácil do processo. Existem vários tutoriais e ferramentas que ajudam os profissionais de mídias digitais e de comunicação nessa etapa inicial. O que não é muito simples, e o que ninguém costuma publicar, são os segredos de como a sua página no Facebook conseguirá bons resultados dentro da rede social. Aqui cabem algumas frases clichê como: “Não existe receita de bolo para isso” ou “Não existe fórmula secreta”.

As marcas encontraram nas redes sociais um ambiente propício para alavancar seus negócios, isso é fato. Essas plataformas são “lugares online” que dispõem de audiência concentrada 24 horas por dia. Entre selfies, memes e virais o seu público está interagindo com uma marca ou outra. Seguem amigos e compartilham conteúdo, que para ele, é relevante.

Nas timelines, sua marca não concorre apenas com outras FanPages. A disputa por visibilidade é também com os amigos do seu público. Por que um internauta irá curtir a sua publicação em vez de comentar a atualização de status de um de seus amigos que acabou de colocar que está em um relacionamento sério? Ou que publicou uma foto subindo em um camelo no Marrocos? A concorrência pela audiência no Facebook é entre publicações, sejam elas feitas por pessoas ou marcas.

Com essa visão ampla sobre a disputa por espaço nas timelines do Facebook, agora que a introdução já fez sua parte, vamos ao que realmente nos interessa.

Gary Briggs, Chefe de Marketing do Facebook e com passagens por grandes empresas de tecnologia como Google, eBay e IBM, subiu ao palco da Conferência Digital promovida pelo Ad Age em São Francisco. Esse veterano de apenas 29 anos deixou algumas dicas de como as marcas podem se relacionar melhor com o seu público no Facebook.

3 LIÇÕES DO CMO DO FACEBOOK PARA MARCAS

#1. MENOS HISTÓRIAS SURPREENDENTES, MAIS HISTÓRIAS COTIDIANAS.

“Os momentos simples do cotidiano em nossas vidas em determinados momentos serão momentos extraordinários”, disse Briggs. Histórias que movem as pessoas, falam de momentos que não são tão surpreendentes.

Ao longo dos últimos seis meses, o Facebook destacou esses momentos com anúncios exibidos nos feeds de notícias das pessoas que enfatizam a amizade.

#2. AS HISTÓRIAS MAIS IMPORTANTES SÃO AS DA NOSSA PRÓPRIA VIDA.

Você deve se lembrar, em comemoração ao 10º aniversário do Facebook no início deste ano, a rede social criou vídeos para cada usuário. Essa produção compilou momentos de cada usuário, como fotos compartilhadas e publicações feitas por cada pessoa. Chamados de “Lookback”, a iniciativa criou vídeos curtos de cada usuário e promoveu o próprio usuário e suas atividades na rede social.

“Tornando-se um dos mais importantes propagando sentimento positivo”. Algo parecido ocorreu com o “Desafio do Balde de Gelo”.

#3. COMO SUA MARCA PODE FAZER UMA CONTRIBUIÇÃO ÚNICA EM EVENTOS GLOBAIS.

Não é por que muitas pessoas falaram sobre a Copa do Mundo no Facebook, que realmente elas queriam fazer isso. Para se inserir na conversa, a rede social criou o Facebook Ref. Que postava os detalhes e comentários das partidas em tempo real. Isso gerou 11 milhões de visualizações de vídeos e mais de 700 mil fãs.

“Dar à marca uma personalidade com humor, foi uma ótima combinação, isso foi uma contribuição única em torno de um evento público, compartilhado”, disse Briggs.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s