Como e Por que Otimizar as Imagens do seu Site


Como seria o seu dia a dia caso não existisse o Google? Se você passa horas na frente de um computador, provavelmente usa o buscador muitas vezes ao dia. Basta colocar uma ou mais palavras chave, para que esse gigante da internet retorne as páginas mais coerentes com o que estamos procurando. Desde receitas de bolos até os mais influentes executivos da América Latina. Parece que não há nada que o Google não saiba.

Porém para se tornar o que é hoje, e fornecer os resultados mais precisos para os internautas, o buscador vem se atualizando ano após ano. Seu algoritmo privilegia e classificar conteúdo pela qualidade.

O Google penaliza sites lentos e privilegia sites rápidos. O que realmente importa é que o internauta encontre o que está procurando e o mais rápido possível.

Ao mesmo tempo em que as imagens são um trunfo para tornar o seu conteúdo mais atrativo e qualificado para o internauta, muitas vezes elas podem prejudicar o desempenho do seu site. Imagens são mais pesadas que palavras. Seu site pode ser excelente, mas se tiver imagens em excesso ou pesadas, você será penalizado.

Image Optimization

Intitulado “Image Optimization”, o site Razor Social especializado em ferramentas de social media, fez uma lista para ajudar os profissionais que querem dar um “up” nas imagens dos seus sites e conquistar melhores resultados nas buscas do Google. Você pode ver algumas dicas logo abaixo:

#1. Post Imagens Menores
Para quem trabalha com imagens na internet isso pode parece óbvio, mas muitas vezes esquecido. Muitas vezes é possível reduzir o tamanho de uma imagem em mais de 20% e mesmo assim ela continuará com uma boa qualidade e muito visível.

#2. Tire Algumas Imagens
Simplicidade é a palavra, principalmente quando se trata de tecnologia e internet. Use apenas imagens quando necessário e dentro do contexto do seu site. Os recursos visuais também devem ser usados com cautela. Evite abusos e garanta a qualidade do seu website.

#3. Corte as Imagens
Siga o ditado “menos é mais”. As imagens são representações visuais que contribuem e dão sentido ao conteúdo. Às vezes não precisamos de uma imagem inteira, quando nosso conteúdo se apega aos detalhes. Cortar imagens é uma ótima forma de evidenciar o que realmente importa.

#4. Salve Imagens em JPEG ou PNG
Se você salvar as imagens no formato errado, o arquivo acabará muito maior do que você precisa. Por exemplo, imagens no formato BMP são geralmente muito grandes. Aposte em formatos menores como JPEG ou PNG.

#5. Comprimir Imagens
Existe ferramentas disponíveis, que ajudam a comprimir o tamanho das suas imagens. Por exemplo o TinyPNG que reduz o tamanho de seus arquivos PNG sem que a imagem perca qualidade. E o JPEGmini que reduzir o tamanho de arquivos JPEG.

Use as imagens do seu site a seu favor. Siga as dicas acima, elas com certeza podem te ajudar na indexação do Google e a compor o seu conteúdo de forma mais leve e mais atrativa para o seu público. Se você conhece alguma ferramenta de imagens que ajude nessas questões, deixe seu comentário.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

One Response to Como e Por que Otimizar as Imagens do seu Site

  1. Pingback: Aumente a Credibilidade do seu Conteúdo com Imagens | Blog PR Newswire Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s