Desafio do Balde de Gelo – 3 Passos para um Viral de Sucesso


ice bucket challenge

A menos que você viva dentro de uma caverna sem uma conexão Wi-Fi, já deve ter visto notícias sobre o viral de sucesso do ALS “Ice Bucket Challenge” (Desafio do Balde de Gelo). Nossas redes sociais estão cheias de amigos, familiares e celebridades virando baldes de água com gelo na cabeça e desafiando outras pessoas a doar para a ALS ou submeter-se a uma ducha gelada.

 

Os resultados são bastante surpreendentes. A Fundação ALS informa que as doações aumentaram nove vezes durante o desafio, e a organização está, sem dúvida, ganhando novos doadores e apoiadores para a sua missão.

Há muitas causas além desta pela qual as pessoas são apaixonadas, e muitas outras instituições de caridade também fazem um bom uso das redes sociais, o que nos levanta a uma questão: Por que a pesquisa da ALS está recebendo tanta visibilidade (e doações)? As respostas são realmente muito simples.

#1. Vídeo é o coração da propagação viral. Os participantes postam vídeos – alguns encenam no calor do momento o seu banho pelo Facebook, YouTube, Twitter e outras redes sociais. O vídeo é o formato visual mais impressionante, e a comunicação apresentando elementos de vídeo tem uma vantagem sobre outros tipos de mensagens.

#2. Interação pessoal, e a pressão dos colegas – são incorporadas ao desafio. Os participantes colocam no desafio outros nomes, e essas pessoas, então seguem o exemplo. A propagação viral não é apenas certa, ela faz parte da construção da trama da campanha.

#3. Licença Criativa, com uma “pitada” de competição. O público gera elementos que premiam a criatividade. Caso em questão – um colega e eu, que recebeu o desafio de um outro colega de trabalho estamos orquestrando um plano para nosso vídeo de resposta. Estamos determinados a abusar da criatividade em nossa resposta, o que provavelmente irá inspirar as pessoas que nomearemos a fazer o mesmo. O resultado? Uma mistura do conteúdo orgânico interessante e largamente variado.

Para comunicadores que planejam campanhas nas redes sociais ou em eventos ao vivo, mantenham esses três passos em mente. Com certeza estruturar o programa vai te ajudar e garantir o sucesso. Um apelo visual forte vai conquistar mais atenção do que apenas textos e construirá interatividade que incentivará a propagação viral e recompensas criativas. Obterá conteúdo de alta qualidade, que é mais provável de ser compartilhado.

Este texto foi traduzido do post escrito por  Sarah Skerik no Blog Beyond PR, no dia 21 de agosto de 2014.

Sarah Skerik é Vice-Presidente de Comunicação Estratégica da PR Newswire, e autora dos e-books Driving Content Discovery e  New School Press Release Tactics.  Twitter: @sarahskerik.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

One Response to Desafio do Balde de Gelo – 3 Passos para um Viral de Sucesso

  1. Pingback: Game Of Thrones – Criatividade das Marcas nas Redes Sociais | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s