Desafio do Café – Como uma Marca Acordou os Jornalistas


Os consumidores procuram produtos bem avaliados e confiáveis na hora da decisão de compra, algo que vale a pena comprar. Então, quando uma avaliação positiva de produto é escrita por um jornalista, as marcas se beneficiam da influência desse meio de comunicação sobre os leitores, assim como a mídia espontânea estimula a busca por visibilidade.

Mas, a realidade é que não há jornalistas suficientes para cobrir todos os produtos que as empresas querem avaliar e, a menos que o veículo seja exclusivamente dedicado a avaliar produtos, é necessário um ângulo interessante e uma história diferente de “meu produto é o melhor” para convencer um repórter de que vale a pena escrever sobre ele.

Desafio do Café - Como uma Marca Acordou os Jornalistas

Genuine Thermos (marca de cafeteiras) usou um press release com o título “Genuine Thermos brand shipping the best hot coffee overnight across the country” (“A marca Genuine Thermos envia o melhor café quente durante a noite para todo o país”), para promover “uma jogada” de relações públicas inteligente e ousada juntamente com seu produto bastante cobiçado.

A marca atraiu a atenção, positiva e necessária, da mídia para persuadir os consumidores. O release destacou sua “Overnight Coffee Challenge” (“Desafio do Café Noturno”), concurso do Facebook, onde os vencedores receberiam uma xícara de café recém-coado enviada durante a noite em uma garrafa térmica com a promessa de que o café ainda chegaria quente e fresco pela manhã, apesar de passar horas de trânsito. Até mesmo os jornalistas que cobriram a história tinham que admitir – a façanha funcionou. Aqui está o porquê:

DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDO COMO FERRAMENTA DE DESCOBERTA PARA JORNALISTAS

A escritora Liz Clayton do Sprudge.com, que participou do desafio, escreveu sobre sua experiência como “jornalista especializada em café” recebendo a visão de vários ângulos que fizeram Thermos Genuine se destacar de uma boa maneira:

“Ao Trabalhar na linha de frente do “jornalismo especializada em café”, obtém-se uma boa quantidade de e-mails estranhos de publicitários. Eu quero experimentar cubos de bouillion-style? Não exatamente. Eu quero experimentar um pouco de suco de frutas “naturalmente cafeínado”? Esqueça.

Eu quero, como a empresa Thermos, com uma perfeita e inspirada estratégia me faça uma entrega noturna de uma garrafa com café quente da marca vindo da famosa São Francisco até Nova York, para provar o quão incrível suas garrafas térmicas são em manter as bebidas quentes? Com certeza”.

Clayton inclui um trecho direto do press-release em seu artigo, bem como um link para o site onde foi distribuído e encontrado. É uma lição para os comunicadores anotarem: contando uma história que é realmente interessante e amplificando a distribuição de conteúdo se criam mais oportunidades para a mídia espontânea.

STORYTELLING COM UM GANCHO PARA UMA NOTÍCIA ORIGINAL

Em um artigo intitulado “Eu bebi um copo de café quente que passou a noite cruzando todo o país” Robinson Meyer, editor associado da The Atlantic, escreveu sobre a façanha:

“Ele conseguiu em dois sentidos: O café ainda estava quente no momento em que chegou até mim, e eu estou escrevendo sobre isso agora … Foi, no entanto, uma extraordinária e bem sucedida jogada de RP bem executada, conceitualmente simples, e borbulhando zeitgeist. Eu aceitei o café quente por razões além do meu amor por roasted arabica”.

Meyer ficou tão intrigado com o conceito, que ele mesmo traçou o histórico de temperatura do café. A partir do momento em que foi fabricado até o momento em que chegou em seu escritório para determinar a qualidade da garrafa térmica.

OUTROS PONTOS QUE MERECEM DESTAQUE

  • Uma Foto de Alta Resolução está pronta para ser republicada e adiciona um elemento humano a esta história, tirando o café de forma artesanal, que Thermos Genuine dá ao seu produto.
  • Hashtags no Facebook e Twitter levando os leitores a uma ação desejada, acionando o compartilhamento social e links implícitos que aumentam a visibilidade nas busca.
  • Subtítulos em Negrito separam o texto em pequenos pedaços que são mais fáceis de ler.

Parabéns para a Genuine Thermos, pela ação de Relações Públicas de Sucesso e pelo Brilhante Press Release!

Este texto foi traduzido do post escrito por Shannon Ramlochan no Blog Beyond PR, no dia 08 de agosto de 2014.

Shannon Ramlochan, Coordenadora de Conteúdo e Marketing da PR Newswire. Sigua ela no Twitter, @sramloch.

Traduzido e adaptado por Caroline Malgueiro, Pesquisadora de Mídia
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

One Response to Desafio do Café – Como uma Marca Acordou os Jornalistas

  1. Pingback: Google Maps, Novo Parceiro da Segurança Pública | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s