Dicas de Como usar Recursos Visuais em Campanhas Online


De acordo com o Relatório de tendências da Internet 2014 da Meeker, um artigo comum consegue metade das interações sociais totais dentro de 6,5 horas no Twitter e 9 horas no Facebook.

Recursos Visuais Campanhas Online

 

Em outras palavras, o conteúdo envelhece rapidamente e os comunicadores têm apenas um breve momento para causar uma impressão memorável da marca em públicos navegando através de um fluxo interminável de informações nos newsfeeds.

Amy Binder, proprietária e diretora executiva de RFBinder Partners juntou-se ao vice-presidente sênior de marketing, Ken Wincko da PR Newswire, para uma mesa redonda exclusiva sobre o impacto crescente das comunicações visuais em campanhas integradas. A discussão explorou vários estudos de caso e táticas de sucesso que as marcas deveriam incorporar nas estratégias visuais de storytelling.

#1. CRIE UM FLUXO DE CONTEÚDO CONSTANTE

Especialização e tempo são dois dos principais desafios que os criadores de conteúdo estão enfrentando e que podem impedir a eficiência das campanhas.

62% dos marqueteiros estão construindo conteúdo na base de caso a caso”, cita Wincko no Relatório Forrester 2014, “mas o conteúdo deveria criar um relacionamento permanente”. Se o conteúdo for criado apenas na base do caso a caso, atenderá apenas uma pequena parte da jornada completa do comprador.

Para navegar entre esses obstáculos, os comunicadores podem reutilizar o conteúdo que já criaram e reformatá-lo para plataformas diferentes. Sites como CEO.com estão fazendo o uso de “charticles” (artigos gráficos), que essencialmente cortam o texto de artigos tradicionais pela metade e o substituem por tabelas e gráficos informativos e com apelo visual. Essas tabelas e gráficos têm vida própria na mídia social, bem como circulam em outros tipos de conteúdo como press releases e campanhas por e-mail.

charticle

#2. APROVEITE OS TRENDING TOPICS

Aproveite-se de um assunto do momento (trending topic) que se aplique à sua marca. A otimização da popularidade de um trending topic é uma ótima forma de atrair visitas ao conteúdo, mas o contexto de um trending topic tem que fazer sentido para a marca para evitar que pareça uma tentativa forçada de chamar a atenção. Binder aponta o infográfico recente com tema de Game of Thrones da Tide intitulado, “A Season of Stains” (Uma temporada de manchas) como um exemplo brilhante do uso de recursos visuais para desencadear engajamento de mídia e conquistar notícias. “A marca otimizou a cultura pop de forma inovadora capturando um conceito em voga e aplicando-o para seus negócios”, diz Binder do infográfico, que foi tuitado no dia seguinte do final de temporada, muito aguardado, da série de televisão. O contexto apresentava lógica perfeita; “manchas memoráveis” destacado no infográfico como sangue, terra e relva que se acumulam nos campos de batalha do Game of Thrones e são algumas das mesmas manchas que os pais lutam para remover das roupas dos filhos.

 

#3. TRANSMITA MENSAGENS RÁPIDAS E SIMPLES

Transmita a mensagem mais rapidamente mantendo a simplicidade. Nos preciosos segundos que as marcas têm para atrair o interesse do público, mensagens claras e concisas são as mais eficazes. “Se for simples pode ser digitalizada e vista ao mesmo tempo”, explica Binder. “Se quiser que eles captem o conceito o mais rápido possível, algo deve atingi-los”. O meme da Truvia “Keep Calm” é um exemplo de conteúdo visual simples porém eficaz. Contém identificação mínima com a marca e capta as paixões de seus consumidores com uma frase curta e memorável.

#4. INFLUENCIADORES ESTÃO EVOLUINDO Saiba quem são eles. Os tipos de interações que as empresas deveriam ter com os clientes são altamente dependentes do que a empresa está tentando vender, assim não há abordagem única em comunicação que atenda às necessidades de todas as marcas. É aqui que o poder dos relacionamentos fortes com influenciadores online, como bloggers, jornalistas, analistas e respectivas redes têm o maior impacto. As marcas devem ouvir seus influenciadores e obter uma ideia dos tipos de conteúdo que estejam procurando e aprender quem pode compartilhar esse conteúdo de modo a conquistar a credibilidade de terceiros. Binder lembra aos comunicadores que os influenciadores de uma marca podem mudar ao longo do tempo, do mesmo modo que seus sentimentos em relação a determinados tópicos também evoluem. Os comunicadores eficientes mantêm-se atualizados sobre quais são essas perspectivas e respondem a elas adequadamente.

 Truvia_Facebook

 

#5. SEM EXAGEROS

Binder observa que frequentemente as agências publicitárias que participam de mídia social tendem a ser parciais em relação a argumentos de vendas tradicionais que já não são mais eficazes. “No debate entre publicidade contra RP, RP vencerá”, declara Binder, “as pessoas não querem estar disponíveis para comprar, elas querem ser engajadas. Se venderem, vai contra tudo de que trata a mídia social”.

Os padrões dos recursos visuais estão se elevando agora que estão sendo criados conteúdos de melhor qualidade, o que significa que as marcas precisam equacionar novas formas de amplificar essas mensagens para que se destaquem. A chave é usar recursos visuais como modo de captar uma história que seja única para a marca, de modo a deixar uma impressão positiva e duradoura no público.

Nota apenas para membros da PR Newswire: você pode organizar os recursos visuais para implementação rápida e fácil usando Media Studio no Online Member Center. Clique aqui para criar uma galeria ou saber mais.

Este texto foi traduzido do post escrito por Shannon Ramlochan no Blog Beyond PR, no dia 07 de agosto de 2014.

Shannon Ramlochan é coordenadora de marketing de conteúdo da PR Newswire. Tuite para ela seus exemplos favoritos de conteúdo visual de marca @sramloch.

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s