YouTube quer Notícias e Parcerias com a Mídia


Perdeu aquela super entrevista na televisão, que você tanto esperava, por que chegou muito tarde do trabalho? Quer assistir os melhores lances do jogo da noite passada? Não assistiu ao lançamento do novo clipe da sua banda favorita? Alguns anos atrás, quando ainda éramos dependentes dos suportes analógicos, teríamos que nos contentar e esperar pelas aguardadas “reprises”.

YouTube quer Notícias e Parcerias com a Mídia

É um grande clichê dizer: “Hoje temos mais acesso ao conteúdo e a informação”, mas essa frase não poderia faltar nesse texto. Por outro lado, o maior site de armazenamento de vídeos da internet ainda não se deu por satisfeito.

O YouTube, reconhecido como um site de entretenimento e uma alternativa à tradicional televisão, pretende enriquecer o conteúdo jornalístico disponível em sua plataforma. Para isso, quer fortalecer a parceria com a mídia e veículos de comunicação.

A Diretora de Notícias do YouTube, Amy Singer, esteve no Brasil na semana passada no congresso sobre identidade digital e global de jornalismo da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo). Em entrevista ao Estadão, disse: “Notícia é importante para nós porque grande parte das buscas no site são relacionadas a isso”. Correspondendo a um terço do total de buscas.

O que é considerado Conteúdo Noticioso para o YouTube?

Segundo publicado, o conceito do que é uma notícia é amplo quando se trata do YouTube.

Notícia pode ser o conteúdo publicado em canais oficiais de veículos de comunicação, como CNN e BBC, ou um vídeo amador. Na era da comunicação digital, o espectador também cria. Imagens amadoras captadas por smartphones no local de um acontecimento e publicadas na plataforma podem virar notícia.

Alguns veículos de comunicação já mantém equipes responsáveis por vascular o YouTube em busca de vídeos.

Veículos de Comunicação – Canais Oficiais no YouTube

Muitas empresas jornalísticas mantém um canal oficial no site de vídeos do Google. Como é o caso da Tv Folha, canal oficial do jornal Folha de S. Paulo no YouTube que faz publicações diárias de vídeo notícias em média com 5 minutos de duração cada.

A Veja, revista de maior circulação em território nacional, também mantém ativo seu canal oficial no YouTube, chamado de Vejapontocom.

Até mesmo emissoras de rádio mantém contas ativas na plataforma. Como por exemplo, a rádio CBN que destaca comentários e entrevistas em suas publicações.

Se você não sabe por onde começar, e quer produzir, o YouTube também tem uma página dedicada para ensinar empresas e pessoas que querem se aventurar no upload de vídeos. Ou caso você mantém um site ou blog e pretende começar a fazer criações, vale a pena conferir todo o material disponibilizado pela plataforma.

Hoje a plataforma conta com mais de um bilhão de usuários únicos por mês. Cem horas de vídeo são enviadas ao por minuto. E 40% do tempo de exibição de seus vídeos são feitos via dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

 

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s