O “Clique Longo” – Métrica Importante para Comunicadores


Cliques longos são indicadores poderosos de qualidade de conteúdo. Indicador de qualidade de conteúdo, o “clique longo ou long click” revela se os usuários estão ou não verdadeiramente engajados com o seu conteúdo.

SEO Long Click PR

A comunicação digital é incrivelmente mensurável.  Os marqueteiros sabem que websites são uma ótima ferramenta para atrair tráfego de alta qualidade, além de saber quais as páginas de seus sites que melhor funcionam para converter visitantes em clientes. Muitos detalhes do comportamento do visitante antes, durante e depois da visita ao site podem ser capturados.  Mas a equipe de marketing não é o único grupo que fica de olho em como os públicos interagem com um website.  Os robôs (“spiders”) dos mecanismos de busca também estão prestando atenção.

Tendo em mente a mensurabilidade do conteúdo digital, vamos pensar na nova realidade das RP: A equipe de Relações Públicas responsável por contar de histórias e não simplesmente como porta-voz de boas notícias convocada para controlar crises ou produzir informativos.

O desenvolvimento de um fluxo de conteúdo útil e de qualidade que o usuário utilize é uma das formas mais eficazes de construir uma boa classificação nos buscadores, melhorar o engajamento do público e aumentar o fluxo de clientes.

Em todas essas considerações encontra-se a oportunidade de ouro para RP produzir impacto comercial significativo e mensurável a partir do conteúdo que a organização está publicando.

O “Clique Longo” – Oportunidade de Ouro para RP
De modo geral, acontecem duas coisas quando uma pessoa visita uma webpage: pode dar uma olhada rápida e sair em seguida ou permanecer por um tempo longo, consumindo o conteúdo da página e, possivelmente, até mesmo clicando em alguns dos links e interagindo ainda mais com o site.

No linguajar da web, o primeiro é uma rejeição (“bounce”) e é ruim.  De que serve atrair visitantes para o seu site apenas para vê-los sair em seguida? Na realidade, esse tipo de tráfego pode ser prejudicial para a classificação global do site em buscadores. Pois os mecanismos de busca consideram as rejeições como um indicador forte da presença de conteúdo de baixa qualidade no site.

O cenário oposto é chamado de “clique longo”. Se o conteúdo publicado por você estiver atraindo pessoas para o site que permaneçam na página e leiam os press releases, além de assistir a vídeos e clicar nos links, isso é bom por uma diversidade de motivos.  Acima de tudo, as pessoas que despendem todo esse tempo no site estão, obviamente, consumindo as mensagens.  Mais provavelmente elas se tornarão clientes e, no trajeto, elas tomarão outras medidas como marcar ou compartilhar o conteúdo do site ou interagir com as presenças de mídia bem sucedidas da marca, desenvolvendo maiores adesões.

Todos esses comportamentos são, também, sinais positivos que os mecanismos de busca anotam, indicando que o site está apresentando conteúdos de qualidade e sendo valorizado pelos visitantes.

Resultados que podem ser Mensuádos por RP
Os programas de análises da Web como Site Catalyst e Google Analytics medem o tempo que os visitantes passam em uma página.  Além disso, é completamente possível medir o tráfego originado de fontes específicas (como press releases, sala de imprensa online, etc.) e traçar algumas hipóteses sobre a qualidade desses visitantes observando o tempo nos dados da página.  Se estiver subindo, em geral, é um sinal muito bom.

As equipes de RP digital que estejam publicando conteúdo distribuído podem incorporar URLs curtas em press releases, postagens de blogs, artigos e outros conteúdos para medir o tráfego de volta para a página de destino no site da empresa, o que proporciona uma boa medida do referido diretamente pela mensagem de RP. Entretanto, pode-se ir mais além se for pedido, então, para as equipes da Web que analisem os dados de tempo na página dos visitantes. Em alguns casos, a equipe de análise pode ter condições de, até mesmo, isolar visitantes encaminhados para a página por partes específicas do conteúdo e comparar o tempo referente que os visitantes de RP permanecem na página, comparado com visitantes de outras fontes.

Isso permite que a equipe de RP defina um referencial que possa usar para medir esse sucesso em campanhas futuras e, também, para a definição de objetivos globais para o departamento.  Fazer uma notável diferença com cliques longos é, realmente, um resultado razoável em RP, porém outras organizações deveriam aderir essa atividade e mensurar seus resultados.

Este texto foi traduzido do post escrito por  Sarah Skerik no Blog Beyond PR, no dia 30 de julho de 2014.

Sarah Skerik é Vice-Presidente de Comunicação Estratégica da PR Newswire, e autora dos e-books Driving Content Discovery e  New School Press Release Tactics.  Twitter: @sarahskerik.

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s