6 Dicas de Como Criar o Post Perfeito para as Redes Sociais


Por que fazer uma publicação nas redes sociais? Essa pergunta é o ponto de partida para qualquer pessoa ou empresa com um perfil ou FanPage em plataformas online. Essa questão, com certeza, terá as mais diferentes respostas de acordo com o objetivo de cada post. Mas no fundo a resposta é a mesma: Uma publicação é feita por que quer interação e engajamento.

Post Perfeito para as Redes Sociais

No meio da sua viagem você se deparou com a Alhambra, um palácio árabe no sul da Espanha. Arquitetura mágica e nada convencional para quem vive no Brasil. Vale o post, seus amigos irão curtir.

Sua empresa adotou uma nova estratégia, menos poluente e mais sustentável. Importante criar uma publicação sobre essa novidade para seus seguidores e fãs. É uma forma de notificar o seu público e atrelar sua imagem ao tema.

Mas não basta fazer um post dizendo “Olha estou visitando a Alhambra!” ou “A PR Newswire agora é mais sustentável”.  Com isso você conseguira algum retorno de seus amigos e seguidores, mas não usará todo o potencial que você tem nas mãos.

Em seu perfil do SlideShare, Guy Kawasaki publicou algumas dicas para que você possa fazer posts perfeitos nas redes sociais. Mesmo que a proposta seja ousada, com certeza você conseguirá melhores resultados com as suas publicações.

 

#1. SEJA VALIOSO. Seus amigos certamente irão gostar do seu post na Alhambra. É uma foto em um lugar não muito convencional, em um país diferente e com arquitetura incrível. Seguramente se você contar um pouco da história do palácio, sobre a colonização árabe ou der dicas para as pessoas que queiram visita-lo algum dia, como melhor horário para visita ou as principais áreas do complexo de pátios e jardins, fará com que seu post consiga melhores resultados entre seus amigos. Eles irão interagir de uma forma mais efetiva e atuante com a sua publicação.

O mesmo vale ao dizer que sua empresa é sustentável. Por si só, essa mensagem conseguirá algum resultado. Mas se você inserir dados analíticos de como a sua empresa é sustentável, ou como essa atitude contribui dentro da sua comunidade, isso conseguirá atrair mais engajamento para seu post.

Para que seu post seja valioso, tanto para usuários comuns em meio a uma viagem turística, tanto publicações de empresas nas redes sociais, deixe com que quatro palavras direcionem suas publicações.

  • Informação
  • Análise
  • Ajuda
  • Entretenimento

#2. SEJA BREVE. A comunicação online é ágil. Por mais que você tenha uma grande história para contar cheia de detalhes, foque naquilo que é mais importante. Seu post deve ser valioso porém breve.

  • Certifique-se que seu post tem no máximo 50 caracteres.
  • Três sentenças ou três linhas é um número ótimo para posts.
  • Mantenha a voz ativa no texto do seu post.

#3. DÊ CREDITO AS FONTES. Voltando aos exemplos: Quando estamos viajando nossos amigos tornam-se nossos fotógrafos pessoais. Ao publicar uma foto, vale publicar o nome ou marcar o amigo que a tirou. Ele ficará feliz e a imagem aparece para os amigos dele também.

Se a sua empresa fizer um post sobre sustentabilidade com dados secundários de pesquisas ou imagem publicadas por outras empresas, não se esqueça de destacar em seu post as fontes. Isso é muito importante e garante a veracidade das informações na sua publicação.

#4. TAMANHO DE IMAGENS PARA POSTS. Falamos bastante de imagens nesse texto, afinal publicações visuais são obrigatórias para qualquer post que se preze. Mas a imagem de um post no Instagram é diferente de uma imagem de um post no Pinterest. Isso por que cada rede social tem sua própria forma de publicação de imagens e fotos. Cada uma com seu tamanho.

TAMANHO IDEAL DE IMAGENS PARA POSTS:

  • Instagram:

    640 pixels x 640 pixels.

  • Pinterest:

    735 pixels x 1100 pixels.

  • Facebook:

    940 pixels x 788 pixels.

  • Google+:

    800 pixels x 600 pixels.

  • Twitter:

    1024 pixels x 512 pixels.

Seguindo esses números em Pixels, você evitara que sua imagem seja modificada ao publica-la nessas plataformas. Geralmente quando a sua imagem não obedece esses tamanhos de largura e altura ela acaba sendo cortada para se encaixarem nas mediadas padrões de cada plataforma.

#5. USE HASHTAGS NOS POSTS. Hashtags tem a função de direcionar as publicações para que outras pessoas fora do seu grupo de amigos ou seguidores encontrem seu conteúdo. Por exemplo, se você publicar uma dica sobre a Sustentabilidade e colocar uma hashtag na palavra (“ #Sustentabilidade ”), essa informação passará a servir para outros internautas fora da sua comunidade.

#6. MELHOR HORÁRIO PARA POSTS. Uma hábito não menos importante, mas que muitas pessoas se esquecem é de consultar qual o melhor horário para fazer suas publicações nas redes sociais. Muitas vezes o mesmo post com as mesma informações, hashtags e imagem não conseguem uma boa performance por ter sido postado na hora errada.

Evite investir seu tempo e esforço com uma publicação que não gere interação e engajamento. Consulte o melhor horário para fazer publicações nas redes sociais. Cada plataforma tem o horário mais adequado para se publicar. E existem uma série de ferramentas que podem te ajudar quanto a isso, como o Hootsuite e o Buffer.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm

PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

One Response to 6 Dicas de Como Criar o Post Perfeito para as Redes Sociais

  1. Pingback: Os 6 Posts que Mais Bombaram em Agosto [REVIEW] | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s