[Infográfico] O Impacto das Mídias Sociais no Jornalismo


Jornalismo RP Redes SociaisEstudo aponta a influência que as mídias sociais têm sobre profissionais de Relações Públicas e jornalistas. Além de identificar como as plataformas sociais interferem diretamente na produção e divulgação de notícias.

A Pesquisa foi encomendada pela empresa holandesa ING de serviços financeiros. Profissionais de relações públicas e jornalistas de todo o mundo participaram, respondendo a perguntas, e dividiram a sua visão para o futuro a respeito do papel das mídias sociais na comunicação.

Participaram do estudo 186 profissionais de Relações Públicas. Destes, 100 profissionais de comunicação corporativa holandeses e 86 de diferentes países. Também participaram 165 jornalistas, entre editores e blogueiros. Dos quais, 66 da Holanda e 99 de outros países.

O estudo identificou alguns fatos interessantes. Hoje as mídias sociais são a principal fonte de informação para os jornalistas. Apesar do baixo grau de confiabilidade, 50% dos entrevistados disseram usar as mídias sociais como principal recurso para encontrar informações, já que a opinião do consumidor é mais confiável do que uma declaração emitida por uma organização.

O cenário aponta que cada vez mais o jornalismo usará o conteúdo gerado pelos usuários das internet, como vídeos e tweets. Enriquecendo a produção jornalística com recursos multimídia. Cada vez mais as métricas, usadas antes por profissionais de marketing para mensurar resultados no ambiente online, entrarão no cotidiano dos jornalistas e profissionais de Relações Públicas possibilitando a analise de resultados obtidos com suas publicações e o engajamento dos leitores.

O infográfico também aponta que o online possibilita que os jornalistas sintam-se menos vinculados por regras do jornalismo nas mídias consideradas tradicionais. E partilham sua opinião de forma mais aberta.

Jornalistas e Relações Públicas dividem a mesma opinião, acreditando que as mídias sociais são importantes para o desempenho de suas atividades diárias. E acreditam em sua maioria que é impossível trabalhar sem contar com a participação das plataformas para produção jornalística e divulgação de notícias. Clique nesse link ou na imagem ao lado para acessar o infográfico completo!

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

2 Responses to [Infográfico] O Impacto das Mídias Sociais no Jornalismo

  1. Pingback: Os 6 Posts que Mais Bombaram em Agosto [REVIEW] | Blog PR Newswire

  2. Pingback: Top Textos 2014 – Jornalismo, Relações Públicas e Marketing | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s