De olho nos Candidatos a Presidente 2014 nas Redes Sociais


Um estudo realizado recentemente procurou analisar as menções realizadas sobre os 11 candidatos à presidência nas próximas eleições. Foram monitoradas as quatro maiores redes sociais do país: Facebook, Twitter, Google+ e Instagram.

Eleição Presidente Brasil 2014A pesquisa e análise foram realizadas por Ricardo Azarite e nelas foram monitoradas mais de 200 mil menções, dentre elas menos de quatro mil foram feitas no Google+ e no Instagram. O restante ficou no Facebook ou no Twitter.

Não há imparcialidade ou otimismo na rede quando o assunto é política. Segundo o Blog Mídia 8, o estudo apresenta que mais do que uma em cada três menções sobre os candidatos era negativa, enquanto que apenas uma em cinco menções seria positiva.

 

As menções sobre a ideologia e os valores dos candidatos são as de segundo maior volume no monitoramento, sendo menor apenas do que menções sobre a evolução de cada campanha.

Depois da Copa do Mundo no Brasil, quando o Twitter bateu recordes e trouxe várias menções e comentários a respeito do evento, com cerca de 32 milhões de comentários apenas no jogo da final, agora a expectativa é com as eleições de outubro.

Segundo dados do Voto Conectado e de informações publicadas no site Scup Ideias, de março até as vésperas do início oficial das eleições, no dia 20 de julho, os candidatos à presidência foram o tema direto de mais de 1.1 milhão de menções, entre posts das quatro maiores redes sociais.

Parece que chegou a hora do Facebook bater recordes! Segundo o site, sete em dez menções feitas sobre os candidatos foram no Facebook. Logo após está o Twitter com 27% das menções. O Google+ e o Instagram, com pouco mais de 1% e 0,3% de menções respectivamente, não são ambientes politizados.

Por Larissa Nalin, Pesquisadora de Mídia
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

One Response to De olho nos Candidatos a Presidente 2014 nas Redes Sociais

  1. Pingback: Google Eleições: Marketing, Política e Jornalismo Digital | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s