Se sua Marca fosse uma Pessoa, Quem ela Seria?


Essa é uma pergunta fundamental para qualquer profissional de comunicação e para os que administram contas corporativas nas redes sociais. Toda marca deve ter uma personalidade, só assim conseguirá estabelecer um vinculo próximo com seu público e construir uma imagem sólida e perene no mercado.

Personalidade de Marca

Para te ajudar nessa empreitada e extrair o verdadeiro “eu” da sua marca, o site The Next Web publicou um texto muito interessante sobre como criar um plano de marketing para as mídias sociais. Antes de sair por aí fazendo publicações nas redes sociais, “twittando ou postando no Facebook” sob o nome da sua empresa, vale fazer um pequeno exercício e responder algumas perguntas essenciais.

  • SE SUA MARCA FOSSE UMA PESSOA, QUEM ELA SERIA?
    Sua marca é jovem ou mais tradicional? Bem humorada ou séria? Comece com essas perguntas. Defina algumas características antes de encontrar a personalidade mais próxima da sua marca.
  • QUAL A RELAÇÃO QUE SUA MARCA QUER TER COM OS CONSUMIDORES?
    Uma relação de amizade é muito diferente de um relacionamento fraternal. O relacionamento que temos com nossos amigos é diferente da relação que temos com nossos familiares mais próximos como pai e mãe. Sua marca será amiga do seu público ou assumirá um papel mais aconselhador e fraterno?
  • QUAIS OS ADJETIVOS QUE SUA MARCA “NÃO” TEM?
    Esse é um exercício muito importante. Às vezes definir quem somos é muito mais difícil do que definir quem não somos. Com as marcas também funciona assim. A todo o momento vale ressaltar as características que se tem e que não se não tem. Cada vez que se coloca um adjetivo em uma marca, como consequência se excluirá outro. Por exemplo, se sua marca é jovem, não poderá ser tradicional.
  • A PERSONALIDADE DA MARCA É ÚNICA?
    Existem empresas com características pessoais próximas ou iguais a sua? Onde estão as semelhanças? Fique atendo, assumir as características de outras marcas já estabelecidas (principalmente dos concorrentes) é um mau negócio e prejudicial para a construção da imagem da marca. Ache um meio para que sua marca tenha uma personalidade única.
  • COMO SUA MARCA DEVE SER VISTA PELO SEU PÚBLICO?
    Assuma uma postura. Coloque personalidade nos seus posts e construa sua imagem nas redes sociais. O modo como você interage com o público é a melhor forma de transmitir os seus valores e aquilo em que sua marca acredita e defende.

“Diga-me o que twittas e te direi quem és.”

Use essas perguntas para encontrar as características pessoais da sua marca. Só assim será possível você desenvolver publicações mais eficientes para seu público, criando engajamento e solidez para sua marca nas redes sociais.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s