Banco Itaú – Gramática e Marcas nas Redes Sociais


A escrita sempre foi uma das formas de comunicação mais eficientes entre as pessoas. Letra por letra conseguimos compor palavras, frases e textos. Imagine se ainda tivéssemos que interpretar desenhos, como nossos antepassados na pré-história. Seria um “trabalhão”.

Twitter Itaú

Boa parte da nossa comunicação é escrita. Recebemos incontáveis e-mails diariamente dos nossos companheiros de trabalho. Várias mensagens de texto no WhatsApp. A newsfeed do Twitter seria um verdadeiro caos se ao invés de 140 caracteres tivéssemos que decifrar 140 desenhos. Demoraríamos horas, ou até mesmo dias, para interpretar um simples tweet.

Lol: Abreviação de palavras difundidas entre os internautas.
Por mais que nos dias atuais ainda nos deparemos com algumas combinações de letras que não fazem o menor sentido para nós, até sabermos seu significado, conseguimos manter um diálogo.

Com a hipervelocidade que a internet evolui, diariamente a escrita online e como a entendemos são reinventados. Se isso causa grande impacto para nós, meros usuários da tecnologia, para as marcas que usam plataformas online como meio comercial, isso se torna um grande desafio.

 

Segundo uma publicação no PR Daily, entender e ponderar abreviações gramaticais adotadas pelos internautas é uma peça fundamental na comunicação entre sua empresa e o seu público. Ao contrário disso, sua marca pode estar em risco.  Para os empresários, publicitários e profissionais de marketing, o efeito da internet sobre a gramática e a ortografia pode ir muito além de um simples tweet ou post.

Propositais ou não, erros ou abreviações com o objetivo de tornar a comunicação mais pessoal, podem causar um efeito diferente do esperado. Como uma marca se comunica e se conecta on-line com seu publico é um reflexo da própria empresa. Para o gerenciamento e construção de marcas (Branding) podemos dizer que é uma forma de construir sua imagem com o público online.

Algumas empresas, como o banco Itaú, fazem esse tipo de abordagem muito bem.  Com caracteres, adotam a linguagem do internauta. Criam “emoticons” (ícones) que simbolizam sentimentos e estados emocionais para transmitir a sua mensagem:

; )

\o/

O banco Itaú também usa a reforma ortográfica para seu perfil do Twitter. Garantindo com que suas mensagens, mesmo que descontraídas e com abreviações de palavras, sigam as novas regras adotadas em nosso idioma.

Videoaula ou Vídeo-aula?

Mesmo que sua marca tente ser autentica e adote uma linguagem para se aproximar do público, fique atento para não cair ou deslizar no português. Não caia nas pegadinhas da gramática e da ortografia. Sempre que pintar uma dúvida, faça uma consulta em um bom dicionário.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s