A Copa não é no Brasil… é nas Redes Sociais


Não diferente do previsto, a Copa do Mundo é a grande pauta desse mês nos sites de notícia. Não importa se você está navegando por portais esportivos ou pequenos blogs de outros segmentos, o mundial dominou a rede. E as redes sociais então? Antes mesmo do seu início, muitos eram os posts sobre o evento esportivo. Quem não se lembra de hashtags como #ImaginaNaCopa? Esse foi um bordão aderido por grande parte da população brasileira. No fundo não se sabe se ele nasceu dentro ou fora da internet, mas realmente caiu no gosto popular.

Messi_WorldCup2014

Nos dias de jogo se multiplicam imagens que são compartilhadas via Whats App, Facebook e Instagram. Montagens brilhantemente elaboradas por pessoas comuns. Foi se o tempo em que era preciso fazer um curso de Photoshop ou de Fotografia para dar asas à criatividade. Aviary Image Editor, FotoRus, Handy Photo, Photo Studio, Photoshop Express, PicsArt, Pixlr Express, Snapseed são alguns dos apps para smartphone que fazem a edição de imagens e a alegria da galera.

Quem não se lembra da comemoração do jogador David Luiz contra a Colômbia? Parece que antes mesmo do chute do brasileiro balançar a rede, na brilhante cobrança de falta, os memes já se espalhavam pela internet e invadiam os smartphones.

David Luiz As Roupas no Varal

O uruguaio Luiz Suares também não escapou das brincadeiras. Após cravar os dentes no ombro do jogador da azurra, Giorgio Chiellini, começaram a pipocar as mais diferentes manifestações nas redes sociais. Memes por todos os lados. Um outdoor da Adidas que retratava o atleta com a boca aberta em Copacabana virou atração turística.

 

O episódio foi adotado até por algumas marcas. Como Mc Donald’s que aproveitou a oportunidade para propagar um tweet sobre o Big Mac.

 

Não há como fugir. A Copa do Mundo, além de ser o maior evento esportivo, tornou-se um grande movimento social. Aplicativos de paquera como o Tinder, viraram febre entre as torcidas, unindo casais mesmo que só por 90 minutos.

O microblog Twitter, usado como segunda tela por pessoas enquanto assistem a programação televisiva, lançou um sistema de acompanhamento dos jogos em tempo real. Você pode ver todos os tweets que estão sendo publicados na plataforma sobre uma partida mesmo antes dela começar.

A Copa das Copas é social. O evento por si só não existiria se não fosse por suas estrelas e pelo carisma que elas constroem junto aos torcedores. Para concretizar esse contato, as redes sociais são ferramentas fundamentais.

Durante o Mundial os jogadores tem mantido contato direto com o público por meio delas. Neymar e companhia conquistaram novos seguidores no Instagram e fãs no Facebook. Aproximando os amantes do esporte, sejam eles os profissionais do futebol ou apenas espectadores. A credencial para entrar nos bastidores da Copa do Mundo é ter um smartphone.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s