Real Time Research│A Copa do Mundo nas Redes Sociais


Os últimos dias foram cheios de acontecimentos. Faz quase uma semana que tivemos a abertura da Copa do Mundo no Brasil. Marcada interação e engajamento do público com esse que é um dos maiores espetáculos da Terra. Os internautas colocaram sua criatividade em jogo e entraram em campo. Logo no início surgiram os primeiros memes sobre a cantora Claudia Leitte. Os hinos das seleções participantes também não escaparam das brincadeiras e tiveram as mais diferentes paródias. Para o Japão ressuscitaram a música de abertura do desenho Pokemón. Para Portugal uma engraçada canção do Mamonas Assassinas.

 

A Copa do Mundo nas Redes Sociais_Apita Brasil

Comentários sobre o evento pipocam de todos os lugares. Tem internautas que assumem o papel de técnico e dão palpites na escalação das equipes. Há também o que não está nem ai para as partidas e, revoltado com a organização do evento, se manifesta nas redes sociais sobre os gastos com a Copa. Comentários vêm de todas as plataformas nos seus mais diferentes formatos e com os mais diferentes conteúdos.

Como organizar todo esse volume de informação que recebemos? Quais os temas da Copa do Mundo que estão “bombando” nesse exato momento?

Se você quer ficar por dentro do que está acontecendo, a empresa Scup – monitoramento em redes sociais – em parceria com a Bloom e Huia, criaram uma ferramenta que te ajudará a ficar por dentro de todos os acontecimentos sobre a Copa de 2014.

Apita Brasil – Real Time Research Tool. Essa ferramenta analisa e categoriza, hora em hora, a evolução do que milhões de brasileiros estão falando sobre a Copa do Mundo. O Apita Brasil agrupa, categoriza e interpreta os comentários públicos e espontâneos feitos nas principais redes sociais. A coleta desses dados é feita automaticamente por posts públicos que contenham as principais hashtags ou expressões ligadas ao Mundial. Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google + são as plataformas sociais usadas como fonte para pesquisa.

A ferramenta realiza leituras específicas agrupando tópicos em seis categorias principais que podem ser visualizadas separadamente: Evento, Seleções, Infraestrutura, Manifestações, Personalidades e Marcas.

Real Time Research│A Copa do Mundo nas Redes Sociais

As informações e dados do Apita Brasil são apresentados em um infográfico online interativo. Seus dados podem ser visualizados de três grandes formas: menções por hora, menções por dia e o total de menções.

OS 5 TEMAS MAIS MENCIONADOS NAS REDES SOCIAIS SOBRE A COPA DO MUNDO NO BRASIL 2014. Os dados abaixo foram coletados no Apita Brasil, ferramenta em tempo real de pesquisa, no dia 17 de junho.

#1. COPA DO MUNDO NAS REDES SOCIAIS. Nas principais redes sociais sobre a Copa do Mundo é sobre a Polêmica Organização com maior parte do total de menções.Seguido por menções sobre a Abertura da Copa.

#2. A SELEÇÃO MAIS BADALADA. A seleção canarinha, como já era esperada, é a mais comentada entre todas as seleções. Lembrando que o Apita Brasil analisa menções de brasileiros. A segunda seleção mais comentada pelo público é a Camaronesa. A Holanda favorita pela brilhante estreia também está como a terceira equipe mais mencionada pelos brasileiros nas redes sociais.

 #3. INFRAESTRUTURA DA COPA. Os internautas estão analisando os mais diferentes aspectos para a copa, principalmente nas cidades sede. A maior parte das menções dos internautas é relativa à infraestrutura está relacionada aos sistemas de Transportes. Seguido pelos temas Ingressos e Segurança.

#4. PERSONALIDADE DA COPA 2014. Neymar? Hulk? Mario Balotelli? Se você acha que a personalidade mais mencionada da copa entre os brasileiros está dentro de campo, está enganado. A presidente Dilma Rousseff é a personalidade mais comentada no Apita Brasil. Seguida pelos craques Neymar e Cristiano Ronaldo.

#5. MARCAS NA COPA. Diferente do que se pode imaginar, as marcas mais mencionadas pelos internautas durante a Copa do Mundo não são as patrocinadoras oficiais do evento ou esportivas. Rede Globo, Portal Uol e Globo.com, nessa ordem, são as marcas com mais menções relacionadas a copa do mundo.

Lembrando que essas informações são do dia 17 de junho, onde 223.606 menções foram analisadas. O Apita Brasil é uma ferramenta de pesquisa em real time. Se quiser consultar os dados atuais, entre no site e confira todos os resultados.

Agora você já pode acompanhar os temas da Copa do Mundo que estão “bombando” de forma organizada e precisa. Essa ferramenta é ótima para os jornalistas acompanharem os assuntos do momento entre os internautas. Como um juiz você poderá ficar perto de cada lance importante nas redes sociais.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

One Response to Real Time Research│A Copa do Mundo nas Redes Sociais

  1. Pingback: Os 6 Posts que Mais Bombaram em Junho [REVIEW] | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s