Campanha Brasileira de PR que Ganhou Ouro em Cannes


Se você é um profissional de comunicação provavelmente já conhece a campanha BALD CARTOONS, criada pela agência Ogilvy de São Paulo para o GRAACC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer. O trabalho encanta pelo uso criativo da mídia para conscientização do público.

Campanha Brasileira de PR que Ganhou Ouro em Cannes

A Campanha BALD CARTOONS.

Um dos momentos difíceis para crianças com câncer é lidar com o preconceito. A cabeça raspada, quase que uma marca registrada das pessoas que lutam contra esse problema, ainda atrai olhares. Pensando nisso a Ogilvy e o GRAACC desafiaram as percepções das pessoas. Com o conceito de que “uma criança com câncer merece ser vista como qualquer outra criança”, artistas como Mauricio de Souza e Ziraldo foram convidados, assim como estúdios de animação, para transformarem seus personagens em “carequinhas”.

Após a grande adoção por parte dos artistas, como uma segunda etapa no planejamento, tiveram que convencer os meios de comunicação, jornais e emissoras de TV, a apoiarem a campanha. O conteúdo foi gerado para promover o Dia Nacional Contra o Câncer Infantil (23 de novembro).


Conseguiram com que episódios especiais de desenhos animados, com os personagens carequinhas, fossem transmitidos nos canais infantis mais relevantes. Publicações de tirinhas em jornais. E edições especiais em histórias em quadrinhos. Como ponto central da campanha foi criado um site onde o público pode interagir com o conteúdo da campanha e compartilhar os personagens com a cabeça raspada.

Para gerar ainda mais repercussão e buzz para a campanha, foi colocada em prática uma estratégia específica para mobilizar influenciadores e celebridades. O público aderiu o tema e em suas redes sociais como Facebook e Twitter compartilharam o conteúdo, tornando a campanha mais consistente e eficiente.

O Resultado da Campanha BALD CARTOONS.

O público aderiu a campanha de responsabilidade social, compartilhando conteúdo da marca. Mais de 40 personagens famosos tiveram sua versão “carequinha”. Desde desenhos mais recentes como a Galinha Pintadinha, e os personagens Nico e Pedro do filme Rio 2 até desenhos mais tradicionais como o elenco de A Turma da Monica e O Menino Maluquinho.

 

Os episódios especiais dos desenhos animados foram ao ar pelos canais Cartoon Network, Nickelodeon, Fox Kids entre outros. Além de tirinhas que foram publicadas em jornais como a Folha de São Paulo.

Estima-se que 230 milhões de pessoas foram atingidas pela campanha. Mais de 90% dos brasileiros que usam as redes sociais foram atingidos pela campanha. Até mesmo a atual presidente do Brasil, Dilma Rousseff aderiu a campanha e publicou um tweet no microblog.

Embora a campanha não tivesse o objetivo de arrecadar doações, seu número aumentou dez vezes do que em 2012.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

2 Responses to Campanha Brasileira de PR que Ganhou Ouro em Cannes

  1. Pingback: Os 6 Posts que Mais Bombaram em Junho [REVIEW] | Blog PR Newswire

  2. Pingback: 6 Dicas de Relações Públicas para Responsabilidade Social | Blog PR Newswire Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s