8 Dicas para Profissionais de RP Evitarem o “Mute” no Twitter


 

Com o anúncio do Twitter sobre o recurso “mute”, que permitirá que as pessoas escondam de seus feeds os tweets de contas que seguem, os profissionais de RP terão que dar mais atenção para sua estratégia no microblog.

Você pode pensar que como sua marca tem milhares de seguidores esteja atingindo milhares de pessoas. Não. Não era assim antes (as pessoas não ficam vendo os feeds do Twitter 24 horas por dia, 7 dias na semana) e será ainda menos com o novo recurso de desabilitar os followings.Twitter Marcas

De acordo com o Twitter, os usuários podem esperar os seguintes resultados quando “calarem” outras contas do Twitter:

  • Os usuários “calados” podem segui-lo e interagir com o seu conteúdo.
  • Você pode seguir um usuário que silenciou. Calar um usuário não fará que deixe de segui-los.
  • @ replies e @ mentions de usuários silenciados que você segue continuarão a aparecer no marcador Notifications.
  • Esses usuários, que você desabilitou mas continua seguindo, ainda podem enviar uma mensagem direta para você.
  • Quando você silencia um usuário, os Tweets anteriores continuam exibidos; apenas os Tweets a partir de quando foram desabilitados ficarão escondidos.

Pelo lado dos social media que administram contas de marcas no Twitter, este recurso poderá ser útil. Você pode silenciar alguém que esteja tuitando de maneira que não gosta e ainda manter a comunicação aberta. Os perfis silenciados ainda podem mandar mensagem para você (diferente de bloquear) e ainda podem enviar para você uma mensagem direta (diferente de unfollow).

Mas a situação não é tão atraente por outro lado. As pessoas podem calar sua marca e simplesmente se esquecerem dela. Você pode até pensar que tem um monte de seguidores, mas poderá estar desperdiçando recursos que seriam mais bem gastos em outro lugar.

Assim, como pode impedir que sua marca fosse calada ou mesmo deixar de ser seguida por seus followers?

Assim que comecei a escrever os meus pensamentos sobre o assunto, me ocorreu que deveria perguntar ao público da PR Newswire o que os levaria a clicar em “mute”, assim postei a seguinte pergunta no Twitter e no Facebook:

 

Em português: “O que faria com que você “calasse” uma marca no Twitter? … Por favor, RT. Para um artigo que estou redigindo. Obrigada”. E aqui estão as respostas que recebi com mais frequência:

  1. Alta frequência: Não tuite em excesso. Tweets demais, com muita frequência ou em curto espaço de tempo são muito irritantes para as pessoas.
  2. Muito promocional: Assegure-se de ser educado. Todas as marcas precisam encontrar o equilíbrio entre conteúdo que seja simplesmente útil para o público e o que seja autopromocional.
  3. Sem engajamento: Fale com as pessoas. Se tudo que estiver fazendo for divulgar suas mensagens sem engajar o público, você não está percebendo o sentido exato das mídias sociais e sua conta no Twitter não será muito interessante para ser seguida. Obviamente que há exceções. Newsfeeds como @AP, por exemplo.
  4. Tweets não relevantes: Se você for uma marca de moda e frequentemente tuita sobre futebol ou política, provavelmente perderá público. E vice-versa.
  5. Muito pessoal: São negócios. Pode ser muito útil dar um toque humano/pessoal numa conta da marca no Twitter para se conectar com as pessoas, mas é preciso conhecer os limites.
  6. Muitos @ e #: Usados em excesso, podem tornar a leitura um fardo. Há momentos em que você usará muitas mentions e hashtags, como num chat do Twitter, mas não pode ser uma rotina.
  7. Chato! Acho que isso não precisa de explicações. Você não precisa ser divertido, mas precisa atrair a atenção das pessoas.
  8. Muita automação: alguns tweets automatizados misturados com cuidados humanos e engajamento podem funcionar maravilhosamente. Mas de novo, precisamos levar em conta a frequência.

Essas respostas são um claro lembrete a todos nós do que as pessoas esperam e o que as pessoas toleram.  Em geral, as pessoas gostam de conteúdo útil e não se incomodam com a mensagem promocional ocasional, mas precisamos atingir o equilíbrio correto. Precisamos conhecer e compreender o público.

Certamente, uma das preocupação com o novo recurso é que as pessoas te silenciem quando você está em um chat pelo Twitter. Mesmo que depois elas pensem em reabilita-lo depois para voltarem a receber suas atualizações… Mas e se esquecerem?

Nesse caso, é melhor que seja inesquecível. Como profissionais de RP, precisamos todos assegurar que as pessoas sintam falta de nós, caso fossemos silenciados.

Pelo menos um participante no Twitter declarou que o recurso “mute” não é usual. Ela simplesmente deixaria de seguir.

Diversifique a distribuição do conteúdo de sua marca com SocialPost da PR Newswire.  Nós criamos dezenas de canais específicos de tópicos, com curadoria por seres humanos reais, para distribuir suas mensagens para públicos online mais amplos.

Este texto foi traduzido do post escrito por Victoria Harres no Blog Beyond PR, no dia 14 de maio de 2014.

Victoria Harres é VP de Desenvolvimento de Audiência & Social Media da PR Newswire e é a voz por trás de @PRNewswire. Também lidera a equipe de Relacionamento com a Mídia do PR Newswire  for Journalists.

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

7 Responses to 8 Dicas para Profissionais de RP Evitarem o “Mute” no Twitter

  1. Pingback: Top Textos 2014 – Jornalismo, Relações Públicas e Marketing | Blog PR Newswire

  2. Pingback: (1-10) Ferramentas do Twitter para Assessorias de Imprensa | Blog PR Newswire Brasil

  3. Pingback: (11-20) Ferramentas do Twitter para Assessorias de Imprensa | Blog PR Newswire Brasil

  4. Pingback: (21-30) Ferramentas do Twitter para Assessorias de Imprensa | Blog PR Newswire Brasil

  5. Pingback: (31-40) Ferramentas do Twitter para Assessorias de Imprensa | Blog PR Newswire Brasil

  6. Pingback: (41-50) Ferramentas do Twitter para Assessorias de Imprensa | Blog PR Newswire Brasil

  7. Pingback: (51-60) Ferramentas do Twitter para Assessorias de Imprensa | Blog PR Newswire Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s