10 Dicas sobre Estratégia Visual para sua Empresa


Quando olhamos para os dados de profissionais de relações públicas sobre recursos visuais encontramos algumas histórias diferentes.  Por um lado, o uso de recursos visuais em press releases aumentou fortemente nos últimos anos e a maioria dos comunicadores (76%) pesquisados sobre o uso de multimídia em RP planejam aumentar seu uso.  Dito isso, a grande maioria de press releases distribuídos pela PR Newswire tem apenas texto, sem elementos visuais.

Visual Elements

Ao mesmo tempo, os dados sobre a eficácia dos recursos visuais são incontestáveis. Os press releases que contém mais elementos visuais conquistam mais visitas. Os mecanismos de busca e as redes sociais recompensam o conteúdo visual, é a razão por que as mensagens que com elemento visual conseguem mais visitas.  Mas aquilo que se vê nem sempre é o que realmente acontece.

Conteúdo com recursos visuais também gera melhor engajamento entre o público, prendendo sua atenção e o mantendo na página por mais tempo, principalmente no caso de vídeos. Isso ajuda as marcas a construírem afinidade e incentiva forte ação de seguidores e engajamento do público com a história. Como bônus: Quando o público passa mais tempo no site e interage com a mensagem, isso envia um sinal poderoso para os mecanismos de busca, indicando que o conteúdo do site é valioso.  É uma contribuição positiva para a classificação dos buscadores.

10 Dicas sobre Estratégia Visual para sua Empresa

O argumento a favor do uso de recursos visuais em press releases, marketing de conteúdo e outras comunicações digitais é claro, mas para muitas organizações é mais fácil falar do que fazer.  De acordo com os profissionais de RP e marketing que responderam à pesquisa, o orçamento não é o principal fator limitador quando se trata de produzir mensagens multimídia. Os principais desafios são tempo e recursos.

A demanda por conteúdo de forma generalizada coloca exigências elevadas nos recursos da organização. Designers internos têm altas cargas de trabalho e os externos têm preços altos.  Desenvolver conteúdo visual fascinante também leva tempo, o que pode ser um problema quando uma equipe está desenvolvendo uma campanha muito rápida.

  1. PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDO. Como a sua organização pode sair na frente quando se trata de empregar recursos visuais nas mensagens?  Uma forma ótima de começar é simplesmente organizar os ativos visuais da sua marca e centralizar o armazenamento.  Se for um cliente da PR Newswire, você tem acesso livre ao Media Studio, onde pode carregar, armazenar e organizar imagens e vídeos num ambiente seguro para usos futuros.
  2. COLETA DE CONTEÚDO VISUAL. Extrair do HD, da intranet e fazer o download de redes sociais, além de consolidá-los para que fiquem disponíveis para todos da sua equipe de comunicação. Isso ajudará a sua marca a melhorar imediatamente a eficiência da comunicação. Além disso, sua empresa produzirá um conteúdo mais valioso e as equipes economizarão tempo.
  3. DESENVOLVA GALERIAS DE IMAGEM E OUTROS CONTEÚDOS. Como logotipos e fotos dos executivos, disponíveis para serem usadas em notícias de última hora e situações de crise, bem como comunicações permanentes e programadas regularmente. Dica profissional: enquanto estiver coletando as fotos dos executivos, atualize também suas biografias, adicionando links para artigos publicados, perfis de redes sociais, apresentações de slides, etc.
  4. SUA EMPRESA ORGANIZA WEBINARS? Verifique com o seu provedor de webinar. Você pode extrair elementos facilmente de um webinar gravado e os transformar em arquivos de vídeo.
  5. GARIMPE AS APRESENTAÇÕES DESENVOLVIDAS POR FUNCIONÁRIOS. Para reuniões de vendas e apresentações externas, para novos negócios e com conteúdo “fresco”.
  6. CAPTURE IMAGENS DE SERVIÇOS PUBLICADOS NA INTERNET. Ou em portais de clientes.  Você conseguira mais pontos se encontrar para vídeos de demonstração ou walkthroughs (“Manual passo-a-passo”).
  7. INFOGRÁFICOS NÃO PRECISAM SER COMPLEXOS OU AMPLOS. Um único dado pode ser transformado em um gráfico colorido, e será tão relevante quanto um gráfico gigante.
  8. Por outro lado… SE VOCÊ CRIAR UM INFOGRÁFICO GIGANTE. Certifique-se para que o designer crie imagens independentes dos pontos principais. Infográficos grandes não funcionam bem em todas as plataformas. Um ponto único, altamente visual, pode também chamar a atenção para a sua mensagem.
  9. NÃO TEM DADOS DE PESQUISA MARAVILHOSOS? MANTENHA A CALMA. Mostrar os processos, árvores de decisão e outros elementos que descrevem o cenário de aprendizagem também são ótimos recursos para infográficos.
  10. ENCONTRE WHITE PAPERS E RELATÓRIOS DE PESQUISA FEITOS PELA EQUIPE DE PRODUTOS. Para encontrar tendências e dados que podem ser transformados em gráficos simples.  Não se esqueça de entrevistar clientes citados nos documentos, pesquisadores e outras pessoas associadas com o conteúdo. Vídeos mostram uma outra perspectiva e podem humanizar uma matéria rica em dados.

Assim, se estiver entre a maioria de comunicadores que deseja usar mais recursos visuais em campanhas, mas é desafiado pelas restrições de tempo e recursos, comece a organiza-lo, depois, passe use os recursos visuais que já possui. Mensure seus resultados e progressos de desempenho, esses dados vão ajudá-lo a defender a ideia e a garantir mais orçamento para desenvolvimento de conteúdo no futuro.

Se você é um cliente da PR Newswire e usa o Online Member Center, conheça mais o Media Studio aqui.  Essa ótima ferramenta proporciona um lugar para carregar, armazenar e organizar seus ativos visuais. Está disponível para você… e é gratuita!

Este texto foi traduzido do post escrito por  Sarah Skerik no Blog Beyond PR, no dia 21 de maio de 2014.

Sarah Skerik é Vice-Presidente de Content Marketing da PR Newswire, e autora dos e-books Driving Content Discovery e  New School Press Release Tactics.  Twitter: @sarahskerik.

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

2 Responses to 10 Dicas sobre Estratégia Visual para sua Empresa

  1. Pingback: 3 Dicas: Deixe Seu Blog Muito mais Visual com Imagens | Blog PR Newswire

  2. Pingback: Dicas de Como usar Recursos Visuais em Campanhas Online | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s