As Relações Públicas estão “Cheias de Vida” na Era Digital


As Relações Públicas morreram?   De acordo com post no Marketing Profs, intitulado “Como a era da informação matou relações públicas… e o que você pode fazer a respeito” (How the Information Age Killed Public Relations… and What You Can Do About It) “a atmosfera de RP de Edward Bernays está morrendo e estamos no processo observando uma era totalmente nova de marketing surgir das cinzas”.

PR is Alive & Well In the Information Age

De acordo com estudo recente patrocinado por InPowered e conduzido pela Nielsen, o marketing de conteúdo é 88% menos eficaz do que relações públicas,  devido em grande parte à influência superdimensionada que a mídia espontânea exerce sobre o público. Por quê? É simples. A mídia espontânea, definida como conteúdo criado por especialistas externos confiáveis, tem consistentemente proporcionado mais benefícios para as marcas do que o conteúdo de marcas conhecidas ou gerado pelo usuário.

inpowered-earned-media-liftFonte: InPowered & Neilsen

Comprovadamente, a mídia espontânea está mais importante do que nunca.  Provoca agitação social, tem influência poderosa sobre a classificação de busca e detém domínio significativo sobre os públicos e, na última vez que examinei, RP pertence à geração de  mídia espontânea.

Mas esse tipo de ganho de mídia não é a única preocupação de RP.  A era da informação transformou reputações e influências.  Se estivermos avaliando a saúde e a viabilidade de RP, precisamos fazer mais algumas perguntas.

A GESTÃO DA REPUTAÇÃO ESTÁ MORTA?

Céus, não! E está mais importante, e visível, do que nunca.  Análises online e agitação social têm impacto imediato sobre as marcas hoje e podem ter efeitos de cauda longa (long-tail) digitalmente.  A gestão da reputação é uma prática cada vez mais complexa e vitalmente importante.

OS INFLUENCIADORES IMPORTAM?

Qualquer comunicador digno desse título conhece o valor do influenciador.  Como se influencia quem tem influência sobre sua marca?  Construir relacionamentos com mídia, bloggers e analistas importantes além da prática emergente de relações do influenciador constituem a pedra angular para se construir visibilidade para uma marca.

Na verdade, RP continua evoluindo e não é marketing.  No mínimo, a era da informação criou um inúmeras oportunidades para profissionais de relações públicas.  Posso argumentar que estamos entrando na era de ouro de RP.

Hoje, os profissionais de RP estão encarregados de construir a autoridade e a credibilidade de uma marca, desenvolvendo estratégias de gestão da reputação e gerando mídia espontânea relevante na qual se baseiam as marcas digitais sólidas. E faz tudo isso em tempo real, mobilizando e implementando recursos, especialistas e transmissão de mensagens de forma proativa, se antecipando às crises e encontrando oportunidades para as marcas que representam.

Relações Públicas têm problemas, como fica exacerbado todas as vezes que uma marca ou agência se envolve numa campanha que não seja autêntica. Estamos vivendo numa era de transparência radical e camuflar artigos impalatáveis não funciona.  A verdade virá à tona e ficará feio para a marca que está procurando escondê-la.

Mas é uma tolice dizer que a profissão morreu. Do meu ponto de vista, a disciplina de RP em rápida mutação apenas se torna mais importante para marcas e organizações na medida em que os mercados de mídia e de informação continuam a se fragmentar.

Este texto foi traduzido do post escrito por  Sarah Skerik no Blog Beyond PR, no dia 23 de abril de 2014.

Sarah Skerik é Vice-Presidente de Content Marketing da PR Newswire, e autora dos e-books Driving Content Discovery e  New School Press Release Tactics.  Twitter: @sarahskerik.

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

One Response to As Relações Públicas estão “Cheias de Vida” na Era Digital

  1. Pingback: Os 6 Posts que Mais Bombaram em Maio [REVIEW] | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s