FB Newswire e RP – O que os Profissionais Precisam Saber


O Facebook vem, há anos e ativamente, flertando com jornalistas e bloggers, primeiro lançando a página Facebook for Journalists em 2011 de modo a posicionar a vasta rede social como fonte de conteúdo popular e do momento.   A empresa deu mais um passo, lançando o FB Newswire.  Alimentada pela Storyful, que se descreve como “sala de redação de mídia social” que reúne e examina conteúdo social para uso da mídia, a FB Newswire  está posicionada pelo Facebook como recurso para jornalistas, permitindo que incorporem conteúdo interessante do Facebook nas notícias que produzem.

 

FB Newswire e RP - O que os Profissionais Precisam Saber

“Aguardem ansiosamente por fotos, vídeos e atualizações de status na primeira pessoa, divulgados publicamente no Facebook diretamente de acontecimentos interessantes em todo o mundo, selecionados e verificados pela equipe editorial da Storyful”, — post do FB Newswire.

O QUE É O FB NEWSWIRE PARA AS MARCAS

A FB Newswire tentar separar os ruídos no Facebook, o serviço sem dúvida, levará a ganhos da mídia espontânea para marcas. No entanto, para chegar lá, acima de tudo, o conteúdo precisará gerar engajamento (curtir e compartilhar e comentários no Facebook); para entrar na tela do radar da Storyful os artigos precisam atingir quantidade mínima no compartilhamento social. O conteúdo que não inspirar ação no Facebook não será colocado em destaque pela Storyful.

Tweet! “Quer aparecer no FB Newswire, será por meio das interações sociais. Resultado do seu conteúdo de PR.”

DICAS PARA CONSEGUIR ENGAJAMENTO COM CONTEÚDO DE MARCA:

ENTENDA SEUS FANS E SUAS PREFERÊNCIAS

Divulgar mensagens automaticamente no Facebook e em outras redes sociais não ajuda as marcas. Provavelmente existem diferenças entre os seus fãs mais engajados no Facebook e os seus seguidores no LinkedIn ou Twitter. Diferenças em preferências em termos de formato de conteúdo e temas.  Analise os posts da sua marca nos últimos meses no Facebook e observe o tipo de conteúdo que foi mais popular em termos de usuários únicos e interações totais.

CRIE CONTEÚDO QUE SEJA ATRAENTE PARA SEUS FANS

Ao invés de simplesmente publicar os press releases no Facebook, estude os dados do Facebook Insights e desenvolva posts únicos, destacando as mensagens com maior probabilidade de serem entendidas pelo seu público do Facebook.  Fazer isso assegura que o conteúdo publicado no Facebook esteja mais alinhado com os interesses dos fãs e aumente a probabilidade de se iniciar um ciclo de compartilhamento e interações, que aumentará a visibilidade da mensagem e a força nas redes sociais.

FB Newswire e RP - O que os Profissionais Precisam SaberIMAGENS: UTILIZE REPRESENTAÇÕES VISUAIS

A maioria dos posts no Facebook contém material visual e a eficácia dessa parte do conteúdo em redes sociais já é conhecida.  Recentemente, o Facebook permitiu seus usuários divulgarem diversas imagens em posts. Enquanto ainda não se tem uma resposta em termos do impacto sobre o alcance (não vi grandes estudos sobre isso), os indícios casuais sugerem que diversas imagens num post tenham realmente impacto positivo significativo sobre o alcance.

 

 

SHARE ON FACEBOOK – ESTIMULE O COMPARTLHAMENTO SOCIAL

Compartilhar é um dos sinais mais poderosos da qualidade do conteúdo e o amplo compartilhamento da mensagem no Facebook e em outras redes sociais será um dos fatores principais que destacará seu conteúdo no FB Newswire.   Já escrevemos extensivamente sobre estratégias de mídia social para RP e marketing de conteúdo, mas aqui estão algumas dicas que merecem ser repetidas:

  • Negrito. Facilite para os leitores acharem o conteúdo rapidamente e chegar às mensagens importantes.
  • Redija um título descritivo e convincente, mas mantenha-o em cerca de 100 caracteres.
  • Publique elementos visuais.  Redundante, eu sei, mas vale a ênfase.
  • Incorpore botões de compartilhamento social no conteúdo.

No exemplo abaixo e à direita, Carrie Ann Inaba de ‘Dancing with the Stars’ compartilha uma foto do “Café de Gatos” da Purina ONE que abriu hoje em Nova York. Pode-se ler o press release original da Purina ONE anunciando o café, bem como o comunicado à imprensa multimídia com fotos e vídeos de Inaba e do Cat Café na PR Newswire.

FB Newswire e RP - O que os Profissionais Precisam Saber

O FB Newswire representa outra oportunidade de mídia espontânea para profissionais de Relações Públicas, mas neste momento é impossível avaliar o impacto que ele terá sobre a divulgação de informações (e assim, para RP). Muitos meios de comunicação já apresentam conteúdo social popular, não é nenhum pouco incomum. Por exemplo, ver vídeos populares do YouTube nos programas de notícias matinais.

Devido à eficácia das mídias sociais em impulsionar o tráfego para websites e o valor que os mecanismos de busca estão colocando nas interações sociais, os profissionais de RP deveriam tornar o compartilhamento social e a geração de testes sociais uma prioridade em suas campanhas. Independentemente se o FB Newswire se tornará amplamente usado pela mídia profissional.

OUTRAS DICAS E TÁTICAS PARA CAMPANHAS DE RP DIGITAL:

Este texto foi traduzido do post escrito por  Sarah Skerik no Blog Beyond PR, no dia 24 de abril de 2014.

Sarah Skerik é Vice-Presidente de Content Marketing da PR Newswire, e autora dos e-books Driving Content Discovery e  New School Press Release Tactics.  Twitter: @sarahskerik.

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s