Vídeo do Pinterest e o Comportamento do Consumidor On-Line


Os novos vídeos do Pinterest não só apresentam sua nova Guided Search, mas também ilustram o novo comportamento do consumidor.

VÍDEOS DO PINTEREST

A Guided Search (Pesquisa Guiada) do Pinterest oferece mais estrutura para as suas buscas por imagens, oferecendo subcategorias que direcionam os usuários para o conteúdo procurado. Porém a rede social mantém o acaso como um elemento essencial. Assim como outras plataformas, como Google e Facebook, o Pinterest está programado para sugerir novos tipos de conteúdo para seus usuários. Como a rede social soubesse quais imagens você quer ver antes mesmo de você.

 

Segundo o site Adnews, para promover a Pesquisa Guiada, o site contratou a agência Molecule, de produção criativa em San Francisco, para uma série de vídeos on-line. Eles são como minidocumentários em que os protagonistas usam a curiosidade e no acaso, para encontrar o que procuram.

São contadas seis histórias: Um pai e suas filhas escolhem tipos de panquecas no Pinterest para fazer. Uma mulher em um ônibus vê uma pessoa segurando um livro que sugere paisagens. Um rapaz utiliza a plataforma que o ajudar a arrumar uma antiga moto Vespa. Uma mulher em uma lavanderia vê um esportista na rua e começa a procurar roupas de corrida. Um homem utiliza a plataforma para decidir sobre o estilo perfeito de barba.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR – BUSCA DE INFORMAÇÃO

Não faz muito tempo passamos pelo dia das mães, considerado o segundo Natal para os comerciantes. Voltando no tempo, se estivéssemos algumas décadas atrás, provavelmente escolheríamos o presente da nossa mãe na própria loja. Entraríamos em um carro, iriamos até um shopping e conversaríamos com os atendentes da loja para escolhermos o  presente que é a cara da nossa mãe. Levaríamos em consideração apenas os produtos disponíveis naquele ambiente.

Mas isso mudou. O processo de compra hoje é muito mais democrático. Você se lembra de como escolheu o presente para a sua mãe? Provavelmente a internet e as ferramentas de busca te ajudaram nessa missão.

Como nos vídeos do Pinterest, hoje o consumidor tem o acesso à informação de forma muito simplificada. Suponhamos que você presenteou sua mãe com uma bolsa. Se não tinha um modelo pré-escolhido, provavelmente a primeira etapa no seu processo de compra foi buscar informação.

Assim como o Google, usado na maioria das buscas de informação na internet, o Pinterest também serve como fonte de informação. Inclusive, muitas empresas já aderiram a plataforma para divulgação de seus produtos. Veremos a seguir.

 

PINTEREST COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Por exemplo, se você escrever “bolsas” no Pinterest aparecerá uma infinidade de produtos entre os resultados de busca. Entre eles, produtos extremamente diferentes e para todos os gostos. Desde a loja nacional Renner até marcas internacionais como a Louis Vuitton. Basta escolher o modelo que faz mais o estilo da sua mãe.

Este comportamento on-line é o novo jeito adotado pelos consumidores antes de comprar qualquer produto. Mesmo que a compra seja efetivada no ponto de venda, grande parte de seu processo foi concluído no ambiente on-line em uma rede social.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

One Response to Vídeo do Pinterest e o Comportamento do Consumidor On-Line

  1. Pingback: Teoria da Evolução “Editorial” – Charles Darwin para o NYT | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s