Conectados e Sozinhos. Comportamento Humano e Tecnologia


Às sete horas da manhã seu smartphone te acorda com aquele mesmo ringtone que toca todas as manhãs escolhido por você. Como um segundo passo, logo após abrir os olhos, você pega o aparelho em suas mãos, confere se chegou algum e-mail novo durante a madrugada ou se recebeu alguma mensagem pelo Whatsapp depois de dormir.

No caminho até o trabalho, conecta os seus fones de ouvido no seu celular, seleciona aquela pasta com sua playlist ou acessa o Deezer, tornando o seu trajeto mais musical enquanto confere as atualizações dos seus amigos no Facebook e as fotos que foram publicadas no Instagram desde seu último acesso.

Alone_Smartphone

Sem dúvida esses dois primeiros parágrafos podem descrever a rotina de muitas pessoas em qualquer parte do mundo. Estamos conectados o tempo todo. Até enquanto dormimos, mantemos nossos os smartphones na cabeceira da cama.

Já existem patologias físicas relacionadas ao uso excessivo de dispositivos móveis, além das diversas mudanças comportamentais que estamos vivenciando.

Pensando um pouco mais no lado da tecnologia, selecionamos três vídeos que retratam bem as mudanças de comportamento e novos paradigmas que estamos vivenciando. Onde a cada novo dia é lançado um novo aplicativo. As interações sociais mudam. E ao mesmo tempo em que podemos estar em todos os lugares, não estamos em lugar algum.

The Innovation of Loneliness

Projeto de conclusão de curso da Shenkar College de engenharia e design, postado no dia 17 de julho de 2013, se somadas as horas de exibição desse vídeo, chegaríamos a mais de 10 anos. O designer Tel Aviv combinou as informações do livro Alone Together de Sherry Turkle, e o artigo artigo The Invention of Being Lonely de Yair Amichai-Hamburger para produzir o vídeo. Nele,  Tel Aviv  mostra como a tecnologia influencia seus usuários e as interação sociais, e os reflexos psicológicos.

Look Up

É um curta metragem, postado no dia 25 de abril deste ano, que já conta com mais 26 milhões de visualizações no Youtube. Estrelado e escrito por Gary Turk, o vídeo é uma lição contada por meio de uma história de amor. Gary aborda a facilidade que temos hoje para nos conectarmos com outras pessoas, porém, contrariando a lógica, nos encontramos sozinhos. Afinal as redes sociais nos tornam menos sociáveis?

I Forgot My Phone

Vídeo com o maior número de visualizações do Youtube entre os três. Com mais de 41 milhões de visualizações, postado em 22 de agosto do ano passado, o vídeo é um pouco exagerado, mas retrata muito bem a solidão de um mundo com pessoas hiperconectadas. Escrito e protagonizado pela jovem Charlene deGuzman, o vídeo retrata a vida de uma menina sem seu smartphone em varias situações cotidianas, em que todos estão conectados. Entre selfies do dia a dia até a hora de ir dormir, em dois minutos é possível ver a dependência das pessoas pela tecnologia e como ela influencia nosso comportamento social.

Qual a sua opinião? Você é um heavy user de tecnologia? Deixe seu comentário e sua opinião sobre os vídeos.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

5 Responses to Conectados e Sozinhos. Comportamento Humano e Tecnologia

  1. Pingback: Os 6 Posts que Mais Bombaram em Maio [REVIEW] | Blog PR Newswire

  2. Pingback: Retrospectiva 2014 – Blog PR Newswire | Blog PR Newswire

  3. Bdcr says:

    Adorei o Texto, concordo com cada palavra que foi dita. estou procurando um livro que se chama modernidade liquida.Se você puder ler, é muito bom e fala sobre isso, apesar de ser antigo. hoje tudo esta muito rápido perdemos momentos importantes da vida por algo que não está realmente acontecendo.É triste ver como o mundo está.

    Gostar

  4. André says:

    Acho bem relevante estas reflexões sobre comportamento http://meucantonomundo.com.br/pra-onde-vamos/

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s