A Ofensiva do Facebook Contra os 3 Tipos de Post Spam


Embora alguns especialistas acreditem que as pessoas estejam deixando o Facebook, ou que os anunciantes estejam frustrados com o menor alcance orgânico de seus posts na plataforma, a rede social continua sendo a grande protagonista no ambiente digital.

Na semana passada o Facebook publicou em seu blog a última ofensiva para valorizar o conteúdo de qualidade para seus usuários. Com o nome de “News Feed FYI: Cleaning Up News Feed Spam”, o post expõem os três tipos de post que são considerados spam dentro da plataforma. Em resumo, esses posts são usados por Fan pages que tentam obter uma distribuição de conteúdo orgânica maior que o normal e a partir de agora serão combatidos.

Facebook_like-baiting-screenshot

Conheça os 3 tipos de Post Spam que serão combatidos pelo Facebook.

#1. Like Baiting

A pescaria de Likes. É quando um post pede ou induz os leitores o curtirem, comentarem ou compartilharem. A finalidade é promovê-lo e aumentar sua distribuição entre os usuários.

Como sabemos, diferente de quando seguimos uma marca ou empresa no Twitter, quando curtimos uma Fan page no Facebook não recebemos todas suas atualizações em nosso feed de notícias. Isso acontece por que o algoritmo da rede social pré-seleciona o conteúdo que acredita ser mais relevante para cada usuário. Porém quando uma imagem, frase ou link publicado por uma página no Facebook é recebe muitas interações do público, esse conteúdo começa a ser distribuído para mais e mais pessoas de forma orgânica, promovendo-o e aumentando seu alcance.

Porém os Posts “estilo pescaria” estão na contramão da estratégia da rede social. Promover pela qualidade e não pela quantidade. Segundo o Facebook, por meio de uma pesquisa com usuários, os posts Like Baiting são 15% menos relevantes do que outros posts que não usam essa tática de conteúdo com a mesma interação social.

A melhoria no Facebook, em atividade desde a semana passada, irá identificar e evitar que essas mensagens sejam mostradas nos feeds de notícia de seus usuários.

#2. Frequently Circulated Content

Posts compartilhados mais de uma vez. Geralmente você pode receber mais de uma vez o mesmo conteúdo. Suponhamos que você é fã de uma página e recebe em sua News Feed um conteúdo publicado por ela, depois de algum tempo, essa mesma página compartilha esse mesmo conteúdo uma segunda vez. Essa mensagem já não será muito útil para você.

O Facebook descobriu que posts repetidos tendem a ser menos relevantes. E pretende barrar esse tipo de publicação.

#3. Spammy Links

Os links mentirosos. Algumas publicações são além de uma mensagem, trazem um link. Geralmente sugerem que esse o link levará o usuário para uma página com mais informações sobre a publicação. Mas alguns desses links não são o que parecem. Levando os usuários a páginas completamente diferentes do assunto abordado no início.

A plataforma, com essa nova atualização que privilegiará conteúdos mais qualificados, tende por meio da interação do público, identificar links enganosos.

Essas mudanças vão de encontro à proposta da rede social de oferecer sempre o melhor conteúdo para as pessoas certas. Se você trabalha com comunicação ou redes sociais não se preocupe. Continue desenvolvendo seus posts visando a qualidade. Privilegiar o conteúdo e qualidade criará uma base sólida de fã fieis e crescimento sustentável para a sua Fan page.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

2 Responses to A Ofensiva do Facebook Contra os 3 Tipos de Post Spam

  1. Pingback: Facebook a la ofensiva contra tres tipos de mensaje spam | PR Newswire Latin América

  2. Pingback: Acredite no Alcance Orgânico do Facebook para Marcas | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s