Selfies e Fotos de Rosto têm mais Engajamento no Instagram


Lançado em outubro de 2010, o Instagram se tornou uma das redes sociais e aplicativo de fotos mais populares no mundo. Hoje com mais de 150 milhões de usuários surfa na onda dos Selfies e já é adotado por muitas empresas em suas estratégias de conteúdo e marketing digital.

Selfies_Instagram

É muito comum vermos pessoas nas mais diferentes atividades do dia a dia, se autorretratando com as mais diferentes marcas de smartphones. Seja ao encontra um amigo na balada, naquela reunião de domingo com a família onde estão todos os primos ou naquele momento romântico com a nova namorada. Tudo vale para registrar o momento. Há pessoas que amam e outras que odeiam, mas a verdade é que os Selfies vieram para ficar.

Pesquisadores do Georgia Institute of Technology e o Yahoo Labs analisaram cerca de 1,1 milhão de fotos no Instagram. Eles descobriram que as imagens com rostos humanos são 38 por cento mais propensas a receber likes e comentários do que outros tipos de fotos.

O número de rostos, assim como idade das pessoas ou sexo, não interfere na interação do público. As fotos de jovens não são mais populares que as dos adultos, mesmo o Instagram tendo seu público concentrado em faixas etárias mais baixas. O estudo também constatou que homens e mulheres têm as mesmas chances de receberem likes e comentários em suas fotos.

Geralmente pessoas com mais seguidores conseguem mais engajamento em suas imagens. Porém fique atento, o estudo revela que quanto mais você posta no Instagram, menos interação você irá conseguir. É o que diz Saeideh Bakhshi estudante Ph.D que liderou o estudo, no Georgia Tech College of Computing.

 

Para aplicar a pesquisa, a equipe usou o escaneamento das fotos a partir de um software detector facial. Os pesquisadores não chegaram a determinar o porquê as Selfies e imagens de rostos conseguem mais engajamento, embora tenham alguns palpites:

“Assim como os bebês, as pessoas gostam de olhar para rostos”, disse Bakhshi. “Faces são poderosos canais de comunicação não- verbal. Nós os monitoramos constantemente em uma variedade de contextos, incluindo atratividade, emoções e identidade”.

Tendo isso em mente, redes sociais como o Flickr e Pinterest podem usar esse fator para aumentar o engajamento de seus usuários. Ao sugerir imagens com essas características, provavelmente irá aumentar a interação dos internautas dentro das plataformas.

Segundo o site Georgia Tech, os resultados finais do estudo “Faces Engage Us: Photos with Faces Attract More Likes and Comments on Instagram” serão apresentados entre 26 de abril e 01 de maio em Toronto no ACM CHI Conference on Human Factors in Computer Systems.

Se você administra uma Fan Page no Facebook ou trabalha com outras redes sociais, pessoais ou não, use esse estudo para aumentar a interação dos seus fãs ou seguidores. Desde que esteja alinhado com sua proposta de comunicação nos meios digitais.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

2 Responses to Selfies e Fotos de Rosto têm mais Engajamento no Instagram

  1. Pingback: Os 6 Posts que Mais Bombaram em Abril [REVIEW] | Blog PR Newswire

  2. Pingback: Google+ Stories and Movies: Memórias Compartilhadas | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s