Elementos Visuais Surpreendem e Atraem Audiência


Como a rotina de um pai com filhos na pré-adolescência pode ajudar profissionais de comunicação a oferecer melhores mensagens a seus públicos.

Imagem original: El País

Imagem original: El País

Não é novidade que imagens, muitas vezes, nos dizem mais do que palavras. Ou que cores nos transmitem sentimentos e emoções. E que, quase sempre, escolhemos um livro pela capa.

David Laferriere é um designer americano, pai de dois filhos. Um belo dia pela manhã, quando prepara a lancheira das crianças para que elas fossem à escola, como de costume, fez uns sanduíches e os colocou em um saquinho plástico transparente. David notou que em uma mão estava o lanche embalado e na outra uma canetinha Sharpie. Seu filho sugeriu que ele desenhasse um monstro na embalagem. E assim o pai estabeleceu mais uma tarefa em sua rotina.

A partir desse dia, todas as manhãs David preparava a merenda de seus filhos e fazia um desenho diferente nas embalagens. O desenhista tentou pintar diretamente sobre o pão de forma usando tinta comestível. Mas demorava muito para secar, isso fez com que o David descartasse a ideia.

“Comecei em 2008, quando ainda eram pequenos. Queria surpreende-los com algo divertido”.

Seus desenhos passaram a fazer sucesso na escola de seus filhos. Seus coleguinhas passaram a sugerir criações. Desde então, o desenhista já elaborou mais de 1.300 criações diferentes.

COMO UMA BRINCADEIRA FAMILIAR SE TORNOU ARTE?

Através do Flickr, onde o usuário cria uma página e passa a inserir imagens que podem ser vistas e compartilhadas por outras pessoas. David começou a inserir fotos de suas criações nas embalagens. Em algumas semanas conquistou mais de 18 milhões de visitas, uma média de 8.000 por dia. Como descrito pelo jornal espanhol El País, o americano se tornou um “fenômeno virtual”.

Hoje o designer manter o Flickr como a principal plataforma para divulgação das suas criações, além de manter sua conta no Twitter sempre atualizada.

 

David cruzou o oceano e está expondo seus trabalhos na Asociación Diseñadores de Madrid y Fundación Diseño Madrid – @di_mad.

Miriam Sarralde, da sede do Yahoo! na Espanha (empresa mãe do Flickr e parceira da PR Newswire em alguns países na América Latina) diz que “É a primeira vez que nos colocamos em contato com um usuário para fazer algo com ele”.

DICAS PARA PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO

#1. Escute sua Audiência. Leve em consideração o que o seu público deseja. Assim como David, ache algum meio de tornar seu produto, serviço ou mensagem mais relevante para seu público.

#2. Inclua Elementos Visuais. Estudos comprovam que elementos visuais é uma boa forma de interagir com as pessoas. A PR Newswire também já apontou as vantagens na distribuição de releases multimídia (fotos, vídeos, apresentações, etc.). RP e Recursos Visuais – Combustível para o Motor do Content Marketing

#3. Ache novos Meios e construa novos Públicos. Ao criar perfis em redes sociais David conseguiu aumentar sua audiência. Passando da escola de seus filhos para outros mercados. Conquistando assim mais visibilidade às suas criações.

Leia também:

Você conhece outros casos que possam ser utilizados como exemplos para profissionais de comunicação? Deixe o seu comentário. Dessa maneira podemos trazer para o mundo corporativo soluções que muitas vezes só as usamos para em nosso cotidiano familiar.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

2 Responses to Elementos Visuais Surpreendem e Atraem Audiência

  1. Pingback: Dicas de Como usar Recursos Visuais em Campanhas Online | Blog PR Newswire

  2. Pingback: Porque Métricas são Fundamentais para PR | Blog PR Newswire Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s