Landing Page – Como os Internautas leem o Conteúdo Online


Antes e depois dos resultados de otimização da página de destino (landing page) da MecLabs. Mudanças no modo de estruturar as páginas da Web podem aumentar significativamente os resultados gerados por essas páginas.

F Shaped Pattern For Reading Web Content_Image

Os marqueteiros sabem que pequenos ajustes em suas páginas podem gerar impressionantes resultados.  Mudar um botão para um ponto diferente da página e reduzir a quantidade de texto e outras desordens visuais aumentam a probabilidade de que os visitantes da página tomem a atitude desejada, clicando no “call to action” principal da página. Isso é chamado de otimização da página de destino (landing page) e é um campo cada vez mais importante do marketing digital.  Mas, qual é a ligação com PR? Falaremos sobre esse assunto mais depois, em uma webinar sobre novas táticas para press releases.

Você poderá acompanha-lo por esse link, é gratuito. Nos encontramo lá?

Mas aqui está o ponto principal…

Os press releases que publicamos se tornam um tipo de landing page quando se tornam públicos e são distribuídos online.  Ficam hospedados em centenas de sites e são os embaixadores digitais de nossas marcas, transmitindo mensagens, atribuição de marca, material visual e, o mais importante, links que direcionam aos sites.

NOVOS RESULTADOS PARA OS PRESS RELEASES

Em consequência, muitas organizações estão usando releases para gerar mais do que cobertura da mídia.  Direcionar interações sociais que levam a melhores resultados de mecanismos de busca é um novo resultado poderoso para o qual as marcas estão usando a distribuição de conteúdo.  Promover o conteúdo, como publicação de blogs e documentos de marketing, é algo mais que vemos as marcas fazerem com informativos à imprensa online.   A geração de leads e vendas diretas (como download de aplicativos e registros de eventos) é um terceiro uso dos informativos à imprensa que estamos vendo cada vez mais.

FORMATAÇÃO DOS PRESS RELEASES PARA ESTIMULAR OS LEITORES A AÇÃO

Jakob Neilsen do Grupo Neilsen Norman é o avô da pesquisa de experiência do usuário (“UX”) online e dedicou tempo considerável à pesquisa de como as pessoas leem o conteúdo online.  A conclusão dele: as pessoas não leem realmente o conteúdo online da mesma forma que leem o jornalismo narrativo. Ao invés de lerem metodicamente cada linha, os leitores online percorrem o conteúdo, usando um padrão em forma de F, gastando mais tempo no topo de página e depois vasculhando o lado esquerdo.

F Shaped Pattern For Reading Web Content

Os profissionais da PR que escrevem press releases podem usar essa pesquisa para criar conteúdo mais eficiente.  Quando formatam comunicados para a imprensa e outros conteúdos destinados à distribuição online, os profissionais que o escrevem devem prestar atenção nas dicas a seguir, colhidas diretamente do próprio Neilsen no artigo intitulado, F Shaped Pattern For Reading Web Content, em português: Padrão em forma de F para leitura de conteúdo da Web.

As implicações do padrão F para o design da Web são claras e mostram a importância de seguir as diretrizes para escrever para a internet ao invés da adaptação o conteúdo impresso:

  • Os usuários não leem seu texto detalhadamente palavra por palavra. A leitura completa é rara, principalmente quando clientes prospectivos estão fazendo a pesquisa inicial para compilar uma lista final de fornecedores. Sim, algumas pessoas lerão mais, mas a maioria não.
  • Os dois primeiros parágrafos devem apresentar as informações mais importantes. Há alguma esperança que os usuários acabem por ler realmente o material, embora provavelmente leiam mais do primeiro parágrafo do que do segundo.
  • Inicie subtítulos, parágrafos e sinais gráficos de destaque com palavras que transmitam informações que os usuários notarão enquanto exploram o lado esquerdo do conteúdo na passada final do comportamento F. Eles lerão a terceira palavra de uma linha com muito menos frequência do que as duas primeiras”.

Não é surpresa que a pirâmide invertida de melhores práticas de otimização de mecanismos de busca e de redação de notícias ofereça também orientação semelhante em termos de colocar as informações mais importantes no topo da página e o uso de sinais gráficos e texto em negrito para destacar as informações para os leitores.  Muitos redatores de press releases, entretanto, ignoram esse conselho e, ao invés, carregam os primeiros parágrafos com clichês e escondem as mensagens chave bem profundamente dentro de blocos de texto.

Penso que chegou a hora de colocar nossas mensagens sob microscópio.  Precisamos ajustar os press releases para os leitores, não permitindo que egos conflitantes ou o “sempre fizemos dessa maneira” coloquem barreiras à eficácia da mensagem.

APRENDA NOVAS TÁTICAS PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS DOS PRESS RELEASES

Se quiser atualizar suas táticas de press release, assista o webinar gratuito intitulado Tactics for Maximizing Press Release Results, em português: Táticas para maximizar resultados de press releases.

Aprenda como criar press releases que possam competir pela atenção do público com os melhores conteúdos da Web. Esse webinar aborda profundamente as táticas de press releases, inclusive:

  • Escrever títulos que façam mais do que apenas chamar a atenção – eles inspiram a ação.
  • Como construir um comunicado de imprensa para canalizar o interesse dos leitores.
  • Estratégias de otimização de conteúdo para obter os melhores resultados em mecanismo de busca para a sua marca.

Este texto foi traduzido do post escrito por  Sarah Skerik no Blog Beyond PR, no dia 26 de fevereiro de 2014.

Sarah Skerik é Vice-Presidente de Content Marketing da PR Newswire, e autora dos e-books Driving Content Discovery e  New School Press Release Tactics.  Twitter: @sarahskerik.O que é RP

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

One Response to Landing Page – Como os Internautas leem o Conteúdo Online

  1. Pingback: O Tamanho Ideal de Títulos de Notícia para Buscadores | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s