Repercussão Internacional sobre o Bloqueio do Twitter na Turquia


As vésperas das eleições turcas, o primeiro-ministro Recep Tayip Erdogan, retirou o twitter do ar na Turquia na última quinta-feira. Segundo o portal de notícias G1, Erdogan, membro do governo conservador islamita, afirmou querer “apagar o Twitter do mapa” e ainda disse não se importar com a opinião da comunidade internacional.

Twitter_Turquia_Bloqueado

Críticas sobre o ocorrido vieram do próprio presidente da Turquia, Abdullah Gul, que declarou “não aprovar um bloqueio total de uma plataforma de redes sociais”. Assim como os EUA, que deixou claro repudiar qualquer infração sobre a liberdade de expressão por parte do governo turco.

A página oficial sobre política do Twitter (@Policy) ofereceu, via SMS, um alternativa para os usuários burlarem o bloqueio do governo turco à rede social. Logo, a mobilização se espalhou pela internet.

Críticas aos ditadores, posts de vídeos e imagens sobre a decisão de Erdogan e incentivando o uso de hashtags como #DictatorErdogan#TwitterIsBlockedInTurkey foram publicados pelo site Mashable.

A Primavera Árabe, que teve início em 2010 com a Tunísia, foi um dos principais exemplos e demonstrou o importante papel das redes sociais na política. Chamadas “Hashtags da Revolução” pelo portal Opera Mundi, levaram a #Occupancy e nome dos países envolvidos para informar o que ocorria durante o momento das manifestações que tomaram conta dos países do norte da África e Oriente Médio.

Confira também o post sobre Marketing político nas Redes Sociais.

Por Caroline Malgueiro,  Pesquisadora de Mídia
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s