3 Grandes Marcas – Como usar as Hashtags no Facebook


O Twitter foi o pioneiro e popularizou o símbolo entre seus usuários. O Google Plus também adotou o sistema e até sugere algumas opções para os internautas. No Instagram é praticamente impossível encontrarmos alguma publicação onde elas não estejam.

Infográfico_Hashtags_Facebook

Sabemos que as hashtags são uma ótima alternativa para agrupar e categorizar o conteúdo que é publicado nas redes sociais. Usa-las tende a aumentar o alcance e a interação social do seu conteúdo. Porém há controvérsias de quando e como usa-las e até mesmo a quantidade delas em um mesmo post.

Na teoria, quanto maior o número de hashtags colocadas em uma publicação, maior a interação social das pessoas com o seu conteúdo. Segundo o Socialbakers, não é bem assim. Essa afirmação não pode ser levada ao pé da letra.

O jogo da velha à frente das palavras deve ser usado com moderação, caso contrario, isso poderá prejudicar o desempenho do seu post.

#1. HASHTAGS EM POSTS NO FACEBOOK

Especialista em marketing nas redes sociais, em fevereiro de 2014, o Socialbakers analisou 200 mil posts de marcas no Facebook. E constatou que as marcas que utilizavam uma ou duas hashtags em um determinado post receberam uma média de 593 interações. Esse número diminuía para 416 para as marcas que usavam entre três a cinco hashtags na mesma publicação.

Confira o gráfico acima. Ele indica que quanto maior o número de hashtags, menor o engajamento do público. O estudo ainda sugere outras informações muito interessantes:

#2. COMO USAR AS HASHTAGS NO FACEBOOK

#Searchability – As Hashtags podem ser usadas de varias formas, de acordo com seu objetivo. Como já escrito acima, você pode usa-las para aumentar a capacidade de pesquisa do seu conteúdo.

Por exemplo: No post (abaixo) publicado pela cafeteria Starbucks, uma das hashtags  é #CháVerde. Ela serve para promover o produto da empresa americana. Já que, quando um usuário buscar sobre essa tag dentro do Facebook, provavelmente irá se deparar com o post da marca americana.

Starbucks Brasil_ post

Saiba Por que seus Posts estão perdendo Alcance no Facebook?

#StartTheConversation – Criar uma hashtag  associada a um produto, campanha ou evento também pode ser uma ótima ideia para se relacionar com seu público.

Por exemplo: Para interagir com o público, a Pepsi criou a hashtag #ConfissõesdeCarnaval. Onde a marca pediu para seus fãs indicarem qual a música de carnaval que mais estava tocando em suas cidades. Insights como esse podem ajudar a marca em projetos de comunicação e entender mais sobre seu público.

Pepsi Brasil_ post

Veja também: Pepsi no Facebook sugere boas sacadas para Mídias Sociais

#LOL – Hashtags podem ser adicionadas para valorizar uma brincadeira. Essa alternativa é muito empregada por usuários no Facebook, assim como algumas marcas. Se for usar esse tipo de hashtag, tenha cuidado para não ser ofensivo ou publicar algo de mau gosto.

Por exemplo: A marca de sorvetes Kibon usou a hashtag #PiraNoDoceDeLeite valorizando o seu produto e interagir com seu público de uma forma descontraída e informal.

Kibon Brasil_ post

Leia também o nosso post sobre as diferenças entre as Hashtags no Facebook e no Twitter.

As hashtags são uma ferramenta fundamental nas redes sociais. Elas devem ser usadas de acordo com sua proposta de comunicação ou de relacionamento com seu público. Estude os seus concorrentes e a estratégia adotada por eles no ambiente on-line.

Não se esqueça, em cada plataforma social os usuários já estabeleceram um método de como e quando usa-las. Pense em estratégias diferentes para incorpora-las nos seus posts, sejam eles no Facebook, Twitter ou Instagram.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

4 Responses to 3 Grandes Marcas – Como usar as Hashtags no Facebook

  1. Pingback: Quais as Expectativas de Profissionais sobre o Facebook no Marketing Digital | Blog PR Newswire

  2. Pingback: A Ofensiva do Facebook Contra os 3 Tipos de Post Spam | Blog PR Newswire

  3. Pingback: Posts Curtos Recebem Mais Engajamento no Facebook | Blog PR Newswire

  4. Pingback: 3 Lições do Chefe de Marketing do Facebook para Marcas | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s