Content Marketing – 8 Dicas Para Produção e Divulgação de Conteúdo


O Content Marketing é um dos assuntos mais abordados pelos profissionais de comunicação nos últimos anos. E esta sendo adotado por grande parte das empresas como uma ótima alternativa para fidelização e relacionamento com seus públicos.

A_Tabela_Periódica_do_Marketing_de_Conteúdo

Composto por vários temas, o Marketing de Conteúdo se modifica e se atualiza constantemente. Quando menos se espera, o Google muda seu algoritmo para buscas, o Facebook começa a diminuir o alcance orgânico dos posts ou surge um novo aplicativo mobile que passa a dar as cartas do jogo. Acompanhar todas essas novidades é um verdadeiro frenesi, que torna a vida dos profissionais de comunicação excitante e ameaçadora ao mesmo tempo.

O seu conteúdo é a sua marca. Construa a sua marca com honestidade, confiança e vontade de ajudar os outros, e você verá os resultados. Enquanto outros atalhos acabam se revelando ineficazes, o conteúdo e as discussões geradas por ele são a única constante que permanece verdadeira.” – Jim Lodico, Proprietário da JAL Communications, para o Scup 50.

Pensando em facilitar a vida dos profissionais de comunicação, a Chris Lake – Diretor de Conteúdo da Econsultancy – elaborou um infográfico em formato de tabela periódica que desmistifica as 8 etapas do Marketing de Conteúdo.

The Periodic Table of Content Marketing, by Chris Lake.

The Periodic Table of Content Marketing

1.Estratégia de Conteúdo

Estabeleça o seu objetivo a longo prazo. Planeje e tenha uma estratégia clara. Essa será sua base para os próximos passos em qualquer projeto de content marketing e deverá direcionar todas as suas ações.“Ou você tem uma estratégia própria, ou então é parte da estratégia de alguém” – Alvin Toffler. (Tweet isso!)

2.Formatos de Conteúdo

Escolha o formato que se conecta com seu público e melhor transmita sua mensagem. Pense que textos, imagens e vídeos são consumidos de formas diferentes. Uma demonstração de produto pode ser muito mais clara em um vídeo do que em um texto, por exemplo.

3.Tipo de Conteúdo

A imagem acima foi apresentada como uma tabela periódica, mas poderia ser de outro tipo, tudo está dentro da sua estratégia. Os tipos de conteúdo que você pode desenvolver para sua marca são bem amplos.  Siga aquele que mais se alinha com seus objetivos.

4.Plataformas de Conteúdo

A tabela mostra as principais plataformas de hospedagem e distribuição de conteúdo. Será que para uma instituição financeira é mais interessante fazer a divulgação de seus resultados trimestrais no Facebook ou em seu site? Cada plataforma sugere um tipo de cluster da sua marca. Muitas vezes seu conteúdo estará mais preparado para umas plataformas que para outras.

5.Métrica de Marketing de Conteúdo

Quantas pessoas visualizaram seu conteúdo?  Isso gerou novos negócios para sua empresa? Defina o que você quer saber para então eleger as métricas que melhor acompanharão seus resultados e trarão mais informações do seu público.

6.Gatilhos para o Compartilhamento de Conteúdo

Pense em qual emoção você quer destacar no seu conteúdo para que ele se conecte com o público. Sua história deve despertar sentimentos para que o público se engaje com a sua história. Quer saber mais sobre o tema?Consulte o Blog Unruly.

7.Checklist Content Marketing

Antes da publicação do seu material, confira todos os itens que o compõem a base da tabela periódica. Otimize seu conteúdo para buscadores e o adeque a sua marca. Desde identidade visual até a linguagem utilizada. E não importa, se o conteúdo estiver finalizado e você perceber pontos de melhoria ou correções, o faça.

8.Goals do Marketing de Conteúdo
Se você está produzindo e compartilhando seu conteúdo, você com certeza tem algum objetivo, seja ele financeiro ou não. Então vale estabelecer quais são seus objetivos e como acompanha-los.

Mais do que uma imagem, essa tabela serve para que os profissionais de comunicação consigam manter controle sobre os pontos mais importantes para a produção e divulgação do seu conteúdo na rede. Seguindo essas dicas provavelmente a sua história alcançará os objetivos esperados pela sua empresa.

RP e Recursos Visuais – Combustível para o Motor do Content Marketing

Ebook Grátis: Novas táticas para que seu conteúdo ganhem a atenção da imprensa.

E você conhece outros métodos para aplicar no Marketing de Conteúdo? Esperamos o seu comentário.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

2 Responses to Content Marketing – 8 Dicas Para Produção e Divulgação de Conteúdo

  1. Pingback: Elementos Visuais Surpreendem e Atraem Audiência | Blog PR Newswire

  2. Pingback: Top Textos 2014 – Jornalismo, Relações Públicas e Marketing | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s