Por que seus Posts estão perdendo Alcance no Facebook?


Se você administra uma Fan Page, já há algum tempo vem se perguntando porque seus posts estão tendo menor alcance entre seu público. Mas, uma publicação no Adage veio para esclarecer e desmistificar essa causa.

Antes de entrarmos de cabeça nos quatro principais motivos, vale esclarecer algumas dúvidas técnicas e abordar algumas curiosidades que a maioria das pessoas não sabe:

Não. Você não recebe todas as atualizações dos seus amigos e páginas que curte no seu feed de notícias.

Encontrar um amigo e ser surpreendido com a pergunta “Você viu meu post?” já não é novidade. Diferente do Twitter onde os usuários recebem todas as atualizações das pessoas que seguem, o Facebook pré-seleciona o conteúdo que será visualizado por cada pessoa.

Posts_Facebook-Posts_Reach

Curiosidade: Você sabia que antes mesmo de você se conectar no Facebook, ele seleciona 1.500 posts para aparecerem para você cada vez que assim que você acessar a rede social? Todos os dias, 300 deles são priorizados para entrarem no seu feed de notícias. Isso é feito por meio de um algoritmo que filtra o conteúdo mais adequado para cada usuário de acordo com suas preferencias e características. Com isso, mais ou menos 80% do conteúdo publicado por seus amigos e marcas que você curte, não aparecem na sua newsfeed.

Além disso, não devemos esquecer que o Facebook, como todas as organizações com fins lucrativos, tem um grande compromisso com seus acionistas e precisa ter lucro. Com isso os posts patrocinados também são priorizados e ganham maior alcance do que os posts com divulgação orgânica.

Por que os Posts estão perdendo alcance?

Motivo #1 – Número de amigos no Facebook. No final de 2010, um estudo da Pew Research Center apontou que cada pessoa tinha em média 229 amigos na rede social. No ano passado o mesmo estudo identificou que, entre adultos norte-americanos, esse número tinha aumentado para 338 amigos. Quanto maior o número de amigos, mais atualizações de status. Isso aumenta a concorrência entre os posts que entram no feed de notícias do usuário.

Motivo #2 – Usuários estão curtindo mais Fan Pages de Marcas no Facebook. Um estudo da Socialbakers – empresa especializada em marketing, monitoramento e estatísticas nas mídias sociais – aponta que o número de páginas curtidas por cada usuário é de cerca de 40. Isso representa mais ou menos 1.440 atualizações mensais entre todas as páginas. Para se ter uma ideia, em 2009 o número de Fan Pages para cada usuário era de 4,5, e gerava 22,5 atualizações por mês. E assim como o Motivo #1, quanto mais atualizações, maior a concorrência entre os posts que entram no feed de notícias dos usuários.

Motivo #3 – Facebook privilegia os posts de notícias. No final do ano passado, o Facebook ajustou seu algoritmo. Motivado por uma pesquisa com usuários da rede social que disseram ter interesse em receber mais conteúdo noticioso, como apontado aqui no blog no post Você costuma ler notícias no Facebook?. Essa mudança gerou polemica na época, já que alguns usuários preferem ver posts sobre seus amigos e marcas preferidas. Esse novo caminho tem produzido tráfego para sites noticiosos. O plano de Zuckerberg é tornar seu conteúdo mais atrativo, além de manter-se na disputa com o Twitter para divulgação de conteúdo jornalístico. Porém, quanto maior a divulgação de notícias, menor será o espaço para as marcas.

Motivo #4 – Posts Patrocinados também são priorizados pelo Facebook. Voltando no tempo, no início de 2012, a rede social passou a inserir posts patrocinados no feed de notícias dos usuários. E a partir disso, foi possível notar a queda de exposição dos conteúdos orgânicos. Em julho do ano passado, Zuckerberg afirmou que 5% dos posts que aparecem para os usuários são anúncios. Como já falamos, como todas as organizações com fins lucrativos, o Facebook deve apresentar resultados.

Quando publicamos um post sobre nossa marca no Facebook, assim como em outras redes sociais, devemos pensar que o nosso conteúdo estará competindo, não só com outras marcas, mas com os amigos do seu fã e com múltiplos tipos de atualizações. Cabe aos profissionais de comunicação e mídias sociais estruturarem uma forte estratégia para as redes sociais, saindo do convencional para atingir seu público e fazer com que seu post ganhe alcance orgânico.

Confira também a Dica do Facebook para Conquistar Engajamento na sua Fan Page ou Perfil.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

6 Responses to Por que seus Posts estão perdendo Alcance no Facebook?

  1. Pingback: 3 Grandes Marcas – Como usar as Hashtags no Facebook | Blog PR Newswire

  2. Pingback: Quais as Expectativas de Profissionais sobre o Facebook no Marketing Digital | Blog PR Newswire

  3. Pingback: A Ofensiva do Facebook Contra os 3 Tipos de Post Spam | Blog PR Newswire

  4. Pingback: 3 Lições do Chefe de Marketing do Facebook para Marcas | Blog PR Newswire

  5. Pingback: Acredite no Alcance Orgânico do Facebook para Marcas | Blog PR Newswire

  6. Pingback: Retrospectiva 2014 – Blog PR Newswire | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s