Conheça os Padrões de Consumo de Mídia dos Brasileiros


Com uma metodologia que permite conhecer de modo mais preciso os padrões de consumo de mídia dos brasileiros, a SECOM – Secretaria de Comunicação Social da Presidência da Republica – apresentou no final da semana passada a sua primeira “Pesquisa Brasileira de Mídia”.

Para o estudo foram estabelecidas amostras que retratam os 26 Estados e o Distrito Federal. Permitindo assim ter um retrato mais fiel do comportamento da população brasileira sem perder suas características geográficas. Diferente de estudos privados, que em geral, limitam sua amostra aos grandes centros urbanos.

Além de conhecer os hábitos de consumo de mídia da população brasileira, a pesquisa teve como objetivo saber como os brasileiros se informam de acordo com seu segmento socioeconômico. O estudo também aborda os diferentes níveis de confiança dos brasileiros nos diversos tipos de canais como televisão, rádio, jornal, revistas, sites, blogs e redes sociais.

HÁBITOS DE CONSUMO DE MÍDIA

Alguns dados da “Pesquisa Brasileira de Mídia”:

Televisão

Meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros. Grande parte da população brasileira (65%) assiste televisão todos os dias da semana. Passando cerca de três horas e meia na frente da telona diariamente. O público feminino usa o meio com maior frequência do que os homens. 67% das mulheres afirmam assistir TV todos os dias, enquanto 63% dos homens têm esse hábito.

De 2ª a 6ª os programas jornalísticos ou de notícias prevalecem. 80% do público afirma assistir esse tipo de programa. As novelas ficam em segundo lugar com 48%.

Aos finais de semana os programas de auditório se sobressaem, tendo audiência garantida por 79% dos participantes.

Os telejornais mais assistidos no Brasil (2ª a 6ª):

1. Jornal Nacional (Rede Globo)

2. Jornal da Record (Rede Record)

3. Cidade Alerta (Rede Record)

Internet

Meio de comunicação que mais cresce no Brasil. 26% da população diz que acessa a internet diariamente. Nos dias de semana o tempo médio de uso dos brasileiros é maior que três horas e meia (3h39) conectados. Aos finais de semana esse número aumenta, chegando a 3h43 de conexão.

Os resultados apresentam que o uso da internet é mais forte entre o publico jovem nos maiores centros urbanos e com maior renda e escolaridade. 77% dos entrevistados com menos de 25 anos, ficam online por pelo menos uma vez por semana.

As redes sociais são um fenômeno no Brasil. O Facebook destacasse como uma das principais redes sociais entre os brasileiros. 68,5% adotam as redes sociais para seu uso durante os dias de semana. E aos finais de semana esse número cresce chegando a 70,8%.

Sites mais citados como fonte de informação:

1. Facebook

2. Globo.com

3. G1

Jornal

Um meio de comunicação pouco usado pelos brasileiros. 75% dos entrevistados diz não ter o costume de ler jornal. Apenas 6% incluem o meio em sua rotina diária.

A frequência de uso é maior entre os homens.  27% afirmam ler jornais pelo menos uma vez por semana. Entre as mulheres, esse número cai para 22%.

Assim como a internet, quanto maior a renda familiar, escolaridade e localidade geográfica (grandes centros urbanos), maior é a adoção desse meio de comunicação pelos brasileiros. Que têm as notícias da sua cidade como a preferencia entre os leitores com 33% das citações. Seguidas pelas notícias esportivas (25%).

Jornais mais lidos no Brasil aos finais de semana:

1. Extra – Rio de Janeiro

2. Super Notícia

3. O Globo

Segundo a pesquisa, meio menos consumido pelos brasileiros é a revista.

Se você é um profissional de comunicação, atualize seus conhecimentos sobre o consumo de mídia no Brasil. Confira o estudo completo “Pesquisa Brasileira de Mídia” clicando nesse link.

A pesquisa contemplou 848 municípios, entrevistando 18.312 pessoas entre os dias 12/10 e 6/11 de 2013. A elaboração do questionário, coleta de dados, checagem e o processamento dos resultados foram feitos pelo IBOPE Inteligência.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s